sábado, 1 de julho de 2017

Se eu tomar esta decisão, o que vai me acontecer no caminho?

No caminhar da vida, decidir é preciso e a qualidade das decisões se refletirão na qualidade da vida que se leva. 

Decisões não podem ser tomadas de qualquer jeito ou por influencia do meio em que se vive. Elas tem que ser baseadas em princípios norteadores de vida. 

Nunca delegue a terceiros as decisões que precisa tomar e que são exclusivamente de sua responsabilidade. É vital que as decisões sejam com base em sabedoria e discernimento e não em passionalidades.

Algumas pessoas frente a situações de tomadas de decisões, ficam inseguras e vacilantes sobre o que fazer. Isto tem influencia direta de cresças e situações vividas no passado ou por não conseguirem controlar a ansiedade, e desta forma, começam a ver e a pensar em diversos "se" e com isso a mente gira, trazendo como consequência a procrastinação do que precisa fazer, ou seja, deixando para depois e quando se da conta, o tempo passou e a vida não andou em determinada área. Isto é ruim para a vida pois pode trazer a frustração e as suas consequências, tais como: raiva, agressividade, revolta, decepção, depressão, falta de motivação e auto estima rebaixada. Frustração pode provocar stress.

Uma outra consequência de uma mente giratória e divagante é que a pessoa pode tomar decisões equivocadas por que não se analisou corretamente os dados e as informações, e também acabam não ponderando sobre os possíveis desdobramentos das decisões tomadas.

Decidir é viver. Felicidade  é uma decisão de vida.

Vida saudável é uma decisão de vida, que vai direcionar a pessoa para habitos saudável e uma alimentação de qualidade adequada e sem excessos alimentares ou compulsivos por coisas que certamente irão fazer mal. Lembre-se o seu corpo é templo do Espírito Santo.

Esta na hora de repensar a vida e o momento de decidir é esse. O que você precisa mudar na sua vida para a tornar melhor? Separe a sua vida por áreas e pense numa ação que se fosse fizer irá produzir uma mudança para melhor nesta área. Para cada uma dessas ações individualizadas por área, foque no que precisa ser feito e aja. Esta decisão é sua! Se responsabilize por ela.

Todos nós enfrentamos decisões importantes na vida e a Bíblia nos dá conselhos para tomar decisões acertadas. Vejamos o que a palavra nos ensina sobre a sabedoria para a tomada de decisões. 

Lembre-se sempre: buscando orientação de Deus para decisões difíceis.

Vejamos, mas antes de qualquer coisa, aquiete  o seu coração em Deus. Quando estar apresado para tomar decisões, é muito fácil tomar uma decisão errada. Lembre-se todas as decisões tem seu preço!

Busque na palavra do Senhor a resposta  para as questões da vida que precisam de um posicionamento.

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmos 119:10
“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Provérbios 16:1

Se você tem um grande problema para resolver, creia que você também tem um grande Deus. 

Não perca tempo reclamando ou procrastinado a respeito de uma decisão que precisa tomar.

Existem dois princípios bíblicos aos quais devemos atentar, quando esperamos pelo Senhor: estar em paz e não em confusão. 

Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
1 Coríntios 14:33

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17

Quando estou buscando a vontade do Senhor, devo buscar a paz. Se me sinto inclinado a fazer alguma coisa, preciso descobrir se minha paz cresce ou a minha dúvida aumenta. Quando algo procede de Deus, a paz e a fé aumentam; mas se houver confusão e dúvida, isto não será da vontade de Deus, visto como estou em dúvida e não em paz. 

Não se baseie no seu próprio entendimento, se coloque diante do Senhor em oração e peça a Ele, de forma especifica, sabedoria e discernimento para analisar os fatos e então tomar a decisão. Peça sinais sobre o que deseja. 

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Provérbios 3:5-7

Em momentos de decisões importantes, pare uns instantes e análise cuidadosamente os cenários e opções, filtre-os a luz da palavra de Deus e nunca tome uma decisão que o leve a desobedecer ao ensino contido nela. Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31,32

Se a sua decisão lhe levar para um momento de disputa ou confronto, pense que Deus é Deus e não tema o homem; tema a Deus 

O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.
Muitos buscam o favor do poderoso, mas o juízo de cada um vem do Senhor.
Provérbios 29:25,26

Nunca tome uma decisão movido pelo sentimento de  vingança ou ira desmedida. 
Tomar decisões importantes, num estado emocional perturbado , é uma receita para o desastre. 

Seja sensato, reflita, tenha domínio próprio, não deixe o calor das emoções dirigirem você para opções que poderá ser arrepender seriamente depois. Lembre-se que o coração do homem é enganoso. Os sentimentos nem sempre estão certos, às vezes nos enganam e confundem; um caminho pode parecer bom no calor do momento mas depois ser errado – não tome uma decisão baseada só no sentimento. 

Não é bom tomar uma decisão apressadamente; antes de decidir, pense nas consequências de cada possibilidade. 

Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. Provérbios 4:26,27.

Na hora de toma uma decisão, peça conselhos a pessoas serias e tementes a Deus verdadeiramente. Preste a atenção, pois a escolha desta pessoa precisa ser feita com sabedoria. Conte com uma pessoa que seja de confiança, que tenha princípios bíblicos bem estabelecidos em sua vida, firmeza de fé e bom testemunho.    Caso contrário, pode ter um segredo espalhado ao vento.

Depois da decisão tomada, problema resolvido, não esqueça de agradecer. 
A gratidão é o inicio da alegria. O agradecimento nos abre muito mais portas para recebermos tesouros espirituais. Eliezer não se esqueceu de agradecer a Deus pela resposta de oração.

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?
Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. Salmos 18:30-32

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Onde está você neste exato momento?

Não importa quantos anos tenha vivido ou o tempo que passou, o restante da sua vida está no futuro e agora é um momento de decisão.

''Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber.'' Fl 3:13-14

Porque ficar sentindo uma saudade desmedida? Já parou para pensar sobre isso? Já analisou sobre o que tem ocupado a sua mente?

É natural sentir saudades de pessoas, lugares, épocas, note porém que esta saudade é de como as coisas erram naquele tempo. 

A saudade desmedida, ou seja, quando a sua mente fica focada, por exemplo em 80 %, do tempo no passado, pode agir como uma ancora a fixar você no passado e com isso oferecer resistência ao seu avanço para o futuro e a trazer problemas no seu presente.

Os bons resultados do ontem são estímulos, aprendizado e sabedoria para resultados ainda maiores no presente e no futuro.   

No caminhar da vida você vai enfrentar correntezas tentando puxa-lo para um lado ou para outro. A sabedoria está em saber sair delas, porque senão podemos para em lugar que não desejamos. O importante não é a força da correnteza, mas sim ter força e disciplina para nada rumo aos nossos objetivos. Para isso você precisa ter uma visão clara de futuro. Neste contexto lhe pergunto: como ter uma visão clara de futuro se a pessoa esta focada em grande parte do seu tempo no que passou seja de bom ou ruim. Que tempo sobra para você analisar e agir no presente e se estruturar para o futuro?

Você precisa investir o seu tempo e focar mais de 60 % do seu tempo no momento presente e agir. 

Pare de se culpar porque não fez determinada coisa, porque não ouviu aquele conselho..etc . Você tem responsabilidade com estas coisas, mas aprenda com elas, mude, e não permita que determinados erros voltem a acontecer. Se a pessoa só ficar se culpando e não aprender com o que passou, tais coisas poderão voltar a acontecer na vida. Lembre-se que só se muda quando se aprende com o erro. Se perdoe e avance com sabedoria e discernimento. 

Quem gasta muito do seu tempo remoendo o passado costuma focar os problemas e as lembranças ruins.  E como  sabemos,  esse padrão  de  lembranças  suscita  na  pessoa desesperança sobre  o  futuro  e  dúvidas sobre o presente. 

Se com base no que foi ruim ontem, a pessoa focar no que pode dar errado no futuro produz insegurança. O problema disso é que a pessoa já desperdiçou muita energia e tempo lembrando do passado e outro tanto de energia pensando nas possibilidades de insucesso no futuro, restando desta forma pouca energia e pouco tempo para fazer acontecer ações produtivas bem-sucedidas no presente.

Não use as lembranças ruins do passado para se vitimizar. Pelo contrário, como falei acima, reconheça os erros e as falhas que ocorreram, e use cada um desses momentos apenas para o aprendizado e a mudança, para que no futuro não venha a repetir o mesmo erro. 

Use as boas lembranças do passado para celebrar a vida, para trazer a consciência que vitórias que ocorreram no passado e novas acontecerão no futuro. 

Este modo de pensar faz com que a pessoa vá para o presente levando não apenas aprendizados e mudanças, mas também levando suas vitórias e a certeza de que é possível fazer ainda mais. 

A decisão de como você vai encarar a vida e os seus desafios é sua.

Não permite que o mundo e as noticias vinculadas determine seu padrão mental. Renove a sua mente com o que pode lhe trazer esperança! (Romanos 12:2)

Não é o que nos acontece que mais importa  e sim o que nós fazemos com que nos acontece

Tenha coragem de dizer como Paulo e "uma coisa fazer" - prosseguir para o alvo. Existe um prêmio para você , lá na frente. Deixe pra lá as coisas que passaram. Deus é fiel em restaurar aquilo que é necessário, aquilo que ficou mal concertado. Não se preocupe, nada ficará frustrado.

Nada ficará meio resolvido. Se sua vida está diante do Altar, então Ele vai te fazer avançar para a PAZ, para o amor, para a vida em Cristo e te dará a resolução de todas as situações. 

Busque a intimidade do Senhor diariamente, desenvolva uma atitude de gratidão e avance conforme a orientação do Senhor e lembre-se que : "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7

Depois de ler e meditar neste texto, você pode se perguntar: quanto tempo eu preciso para mudar o meu modo de pensar e a minha vida? A vida começa a mudar quando você decide mudar!


sábado, 13 de maio de 2017

Um exercício de puro amor

No exercício do amor: amar alguém é viver o exercício de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é acima de tudo a experiência do respeito.

Nada é pequeno no amor. Quem espera as grandes ocasiões para provar a sua ternura não sabe amar.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7 

O amor é o elo da perfeição: ele é o vínculo de maior força, na corrente de nossos relacionamentos. Porque o amor vem do Senhor, que “nos amou primeiro”, tudo aquilo que se fundamenta no amor adquire resistência e continuidade. 

Quando somos motivados pelo Senhor, continuamos amando mesmo recebendo ingratidão e falta de reconhecimento. O amor não depende de troco. O amor é. O amor permanece. Porque o amor é de Deus, ele é o elo da perfeição.

Porque amor é o elo da perfeição? 

Porque ele unifica e envolve todos os elementos da vida  e lhes aperfeiçoam as qualidades. O que vale dizer quer todas as expressões do caráter, que não sejam envolvidas num sentimento de amor, são incompletas e dispersivas.

Podemos afirmar que o conhecimento sem amor pode se torna altivo e petulante; a caridade sem amor é fria, sem ternura, sem simpatia humana; a fé sem amor pode se torna fanática e insolente; a coragem sem amor pode se tornar agressiva e temerária.

É o amor que dignifica o serviço que prestamos. É o amor que sublima as relações que mantemos. É o amor que infunde em nossos relacionamentos e em nossas vidas a ternura, a misericórdia, a compaixão, a sinceridade.

O amor é o elo da perfeição e sendo assim, uma vida sem amor, não importa quantas outras coisas tenhamos, é uma vida vazia e sem sentido.  

Quem encontra um verdadeiro amor, encontra um renovo constante a cada novo amanhecer e um desejo constante de dizer: eu te amo. 

O verdadeiro amor, lança fora todo o medo e traz vida aonde pensava-se que não mais existiria uma segunda chance. O verdadeiro amor é Jesus e um dos exercícios desse amor é ser mãe.  

Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. 

Ser mãe é um ato de amor: gera, cuida, nutri, acompanha e ama e ama outra vez num amor sem fim. Um amar com um amor incondicional que nada espera em troca.

Amor de mãe vence preconceitos, supera os limites, enfrenta todos os desafios e te ajuda a vencer. Amor de mãe, só Deus para entender. Simplesmente amor! Um exercício continuo de amor!


Parabéns a todas as mães

segunda-feira, 1 de maio de 2017

O saber esperar no Senhor

Hoje em dia as coisas acontecem numa velocidade tão grande que o ser humano não está sabendo esperar o tempo, os benefícios e as ações de Deus em seu favor. Querem as respostas para ontem e não esperam o agir do Senhor e muitas vezes agem por sua conta e risco. Isso pode trazer algum resultado benéfico, ou algum crescimento espiritual para o homem? Creio que não. 

Por mais que para cada um de nós demore uma resposta do Senhor, é porque Ele sabe e quer o melhor para nós, no tempo Dele.

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação”. Salmo 62:1

“Esperei confiadamente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu quando clamei por socorro”. Salmo 40:1

“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. Isaias 40:31

Na mente humana, muitas pessoas acham que Deus deveria fazer tudo a tempo e a hora em seu favor e quando ele não atende as expectativas reclamam ou murmuram, como se o Senhor não conhecesse a sua necessidade. Ele é o Deus Onisciente, porque sabe de todas as coisas.

Existe um ditado popular que diz: “O APRESSADO COME CRU”. Qualquer alimento que prepararmos, tem um tempo necessário para então degustarmos.  Se retirarmos antes de estar totalmente cozido ou assado, vamos comê-lo cru. E não é desta forma que acontece? O Senhor Deus não quer nos abençoar pela metade, mas quer nos dar uma benção completa. Ele não é o Deus do assim mesmo está bom, mas, é o Deus do Perfeito.

Esperar no Senhor é uma das virtudes que o crente em Cristo pode demonstrar ao mundo, dizendo com a sua forma de viver, que confia em Deus e que Ele é perfeitamente capaz de atender todas as nossas necessidades e desejos do coração, quando agimos em fidelidade.

Esperar com paciência no Senhor é o mesmo que dizer: faça tudo conforme o teu querer, dando-me o prazer e o privilégio de ser apenas servo paciente e dedicado.

Hoje é o tempo de esperar no Senhor para toda e qualquer decisão. A pressa em muitas ocasiões nos induz ao erro. Que não tenhamos pressa em receber algo de DEUS.

“Que saibamos esperar no Senhor e do Senhor, para não tomarmos decisões que desagradam a Ele e que nos envergonham diante do mundo, dando oportunidade para o inimigo ter de que nos acusar”.

Esperar no Senhor não é ficar parado, inerte é agir conforme a orientação do Senhor, é buscar mais e mais a intimidade com Ele, é renovar a mente com as coisas que Ele já fez, é ter certeza de que o controle da  vida está nas mãos de Deus e que Ele tem reservado para cada ser humano confiante, o melhor.

Davi, no Salmo 71 estava enfrentando uma espera de uma resposta do Senhor e aqui ele nos ensina a atitude de quem espera confiando no Senhor. Vejamos os versículos 14 a 17 deste Salmo

Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais. A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas. Sairei na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, e só dela. Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Salmos 71:14-17

Na espera, Davi louvava a Deus e falava das coisas que Deus faz e fez, falava da justiça de Deus, ou seja, como palavras são sementes, ele ficava todo o tempo plantando sementes boas na vida para poder colher coisas extraordinárias e não ficava murmurando e reclamando. Ele não ficava plantando sementes de maldição na vida, que certamente dariam como resultado aumento do problemas e destruição. 

A palavra de Deus nos diz que não devemos colocar a nossa confiança ou esperança naquilo que a traça e a ferrugem corroem e o fogo consome.

Precisamos colocar a nossa esperança nas promessas que nos são dadas pelo Senhor, que estão gravadas nas sagradas páginas da Bíblia. Como é bom esperar no Senhor para todas as situações.

Esperar no Senhor é tranquilizar os intranquilos, é saber que algo vai acontecer do nada, é ter certeza de que para Deus não existe impossibilidade e que se vivermos nele, somos mais que vencedores.

Esperar no Senhor é ter paciência, é exercitar a fé, aguardando o tempo de Deus para todas as circunstancias. Ele, o Senhor nunca desampara os seus filhos.

Não desista e continua apresentando ao Senhor as suas necessidades, queixas, afrontas que tem sofrido. Persista em buscar ao Senhor . Uma busca de todo o coração e não se distraia com situações e falas que querem gerar ansiedade, descrença, insegurança ou dúvida do agir de Deus em teu favor. O Salmo 126, aborda este tipo de situação e a importância de persistir até vir a resposta do Senhor.

Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126:5,6

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." Salmos 40:1

Deus corresponde à nossa entrega e confiança nele. Deus se agrada dos que esperam Nele com fé, paciência e certeza de que Ele agirá de acordo com o que é melhor para nós e no tempo certo. Deus está presente em cada área, esfera e momento de nossa existência.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Perdoe: as pessoas às vezes machucam as outras pelo simples fato de estarem machucadas.


Não deixe as pessoas destruírem quem você é! Você é uma pessoa cheia do amor de Deus e não de espaço para coisas ruins habilitarem dentro de você e que só farão mal a você. Lembre-se: a falta de perdão atrofia a capacidade de amar!

Olha, em  1Pedro 2:9, como o Deus que é amor lhe vê, e sabendo que você é isso aos olhos do Pai, por que não se encher até transbordar, desse amor e liberar o perdão?

Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Vamos analisar alguns princípios e valores da Palavra e com base nisso compreender a importância do perdoar.

Um dos princípios do Reino é o do perdão. Jesus disse: “Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.14,15).

Perceba que há uma relação de íntima dependência entre as nossas atitudes e a atitude de Deus. O perdão é uma das chaves que abrem a porta da comunhão com o Pai. Você deseja passar por essa porta e ter um relacionamento íntimo com o Senhor? Então libere perdão.

Deus é misericordioso para nos perdoar e amoroso para esquecer o que fizemos. “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele, e não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas” (Daniel 9.9,10).

Mesmo quando fazemos tudo errado, mesmo quando contrariamos a vontade do Senhor, mesmo quando tomamos decisões que nos afastam de sua presença, nosso Pai não nos esquece. Pelo contrário, ele continua sempre disposto a nos perdoar e a nos aceitar de volta. Seu amparo está sempre presente mesmo quando estamos longe. Na verdade, nós podemos ficar distantes de Deus, mas ele nunca se distancia de nós. Ele sempre está por perto nos protegendo. “E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste” (Neemias 9.17).

O ato de perdoar pressupõe uma reciprocidade. Na oração ensinada por Jesus (Mateus 6.12) Deus nos perdoa na mesma proporção que perdoamos as pessoas que nos ofendem. Se o perdão liberado por nós for completo, seremos perdoados. Do contrário, se não perdoarmos de verdade, não seremos perdoados pelo Pai. Perceba que Cristo, na oração do Pai Nosso, não disse “quando perdoamos”, mas “assim como perdoamos”.
Por acaso há uma cota exata para se perdoar? Há um limite para perdoarmos aqueles que nos fazem mal? Jesus nos deu um número: “setenta vezes sete” (Mateus 18.21). 

Isso só se torna possível quando estamos com Cristo. Através da sua infinita graça, somos capacitados a praticar o perdão.

Jesus também nos ensina que o perdão deve ser sincero. “Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas” (Mateus 18.35). 

O Senhor abomina o engano e o fingimento. O cristão deve perdoar na certeza de que seus direitos contra o ofensor são transferidos para Deus. Devemos sempre entregar nas mãos do Pai tudo que nos aflige. 

Ore por quem lhe ofende ou ofendeu> Entregue isso nas mãos de Deus. Ele julga a sua causa!

Não guarde dentro de você coisas estragadas e sem vida. Remova todo o lixo emocional que tentou se instalar em você através de situações de vida ou por ações de pessoas que muitas vezes foram manipuladas por ações malignas para lhe ferirem com o objetivo de atacarem a origem das fontes da vida: o seu coração. Como está escrito em Provérbios:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23.

Se o coração é afetado todas as áreas da vida o são de igual modo afetadas.  

Algumas pessoas oram durante anos, sem, contudo, alcançarem êxito ou mesmo resposta dos céus. Por que isso acontece? A falta de perdão representa um impedimento para que as bênçãos do Senhor fluam. É uma lei do Reino de Deus. 

Contra essas leis não podemos fazer nada, tão somente obedecer. “Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas” (Marcos 11.25,26).

Perdoar facilmente é um sinal de que estamos em comunhão com o Pai (Colossenses 3.13). É preciso liberar perdão para usufruir da presença real e plena de Cristo em nossas vidas. Não guarde mágoas, rancores e ressentimentos em seu coração. Dê lugar para bons sentimentos. 

Quando ficamos livres da mágoa e da tristeza, damos lugar para Deus agir em nossas vidas. Ao liberarmos perdão, somos contemplados com toda sorte de bênçãos dos céus, como cura espiritual, libertação e fervor.

Deus lançou fora toda lembrança de nossos erros e nos restaurou, nos deu uma nova vida. Pense nisso na hora de perdoar quem lhe ofendeu. Mesmo cometendo muitos erros, o Senhor perdoou você.

Romanos 5.8 − Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Perdoe e não guarde ira dentro de você, isto irá produzir cólera e trará amargura ao coração e a vida. Um coração amargurado não consegue enxergar a beleza de nada e tudo esta sempre ruim. 

Efésios4.26, 27, 31 −-Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,nem deis lugar ao diabo… Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.

 O Senhor nos adverte sobre a amargura, pois um coração amargurado envelhece a vida e corroe como ferrugem os relacionamentos.

Hebreus 12.15 − Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminado.

A solução para a amargura esta na liberação do perdão, pois agindo assim, fluirão rios de águas vivas em você e por você.

Se alguém lhe fez mal, não fique planejando ou pensando em vingança. Isto são portas abertas a ação do mal e de espíritos atormentadores, que o único intuito é matar, roubar e destruir, para tal o Senhor, nosso Deus nos adverte sobre a vingança:

Provérbios 25.21, 22 − Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá. 

Lembre-se que quem não perdoa atrofia a capacidade de amar e perde a visão da vida e Deus nos adverte sobre isso em 1João 2.9-11:

 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Não perca tempo com ressentimentos, perdoe pois Jesus te ama. Se aperfeiçoe neste amor, o buscando na intimidade e agindo assim, se encha desse amor e ganhe forças para perdoar.  

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Vá além dos limites que você próprio colocou: creia no poder de Deus

Mesmo nos momentos difíceis, mesmo diante dos gigantes, mesmo diante do Mar Vermelho, do fogo ardente, Deus está sempre com você.

Seja a vossa vida desprovida de avareza. Alegrai-vos com tudo o que possuís; porque Ele mesmo declarou: “Por motivo algum te abandonarei, nunca jamais te desampararei”. Por essa razão, podemos afirmar com toda a segurança: “O Senhor é o meu Ajudador, nada temerei. O que poderá fazer contra mim o ser humano?”   Hebreus 13:5-6

No caminho da vida é preciso manter sempre o equilíbrio, mesmo frente ás adversidades apresentadas.

Para que isso aconteça é preciso motivação e força de vontade, pois neste caso o equilíbrio significa prudência, moderação, comedimento, aceitação e domínio de si mesmo.

Nas batalhas do dia a dia, não tenha medo, aquiete o coração na palavra de Deus e sinta através da busca da intimidade com Ele, a paz que excede todo entendimento tomando conta do seu ser e assim receba do Senhor, a sabedoria para agir e o discernimento para a tomada de decisões.

 É vital sermos prudentes e não ter medo das novas ideias! Nelas podem estar a saída que você está buscando. Lembre-se que o Senhor coloca um caminho no deserto e rios no ermo (Isaias 43). Nestas novas ideias, num novo jeito de olhar para as situações adversas pode estar tudo o que você estava buscando e significar a diferença entre o triunfo e o fracasso. O esforço só é expresso em recompensa, quando uma pessoa se recusa a desistir. Busque ao Senhor intensamente! 

Jeremias 33.3 Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. 

Deus é o Deus soberano e não cai um cabelo de nossa cabeça sem que Ele permita, nem uma folha da arvore sem a Sua permissão.

Frente as batalhas da vida, independente do tipo e da área em que ela esteja ocorrendo, renove a sua mente com coisas que lhe trarão esperança e persevere além do limite que você acha que é o seu extremo. Para isso lembre-se que o Senhor é a força das nossas vidas e que tudo tem propósitos de Deus e desta forma aja de forma que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível. O Senhor é o Deus dos impossíveis.

Deus conhece o que está no nosso coração, Deus está atento a nossa vida e Ele não quer que nós desistamos, desencorajemos, esmorecemos.

Deus está dizendo que as dificuldades serão vencidas.As situações serão revertidas.A dupla honra se estabelecerá.A mudança de sorte acontecerá.Porque Deus está dizendo que Ele está restaurando tudo.

Deus é  o Deus da Bíblia e devemos nos espelhar em Seus feitos de Gênesis à Apocalipse em favor do Seu povo eleito, escolhido. 

À despeito de circunstâncias contrárias,à despeito das lutas, das pressões à despeito de tudo ao contrário, Deus está dizendo que haverá restauração. Deus disse, Deus prometeu, então, sucederá!Veja que coisa surpreendente :Jesus Cristo  é a nossa Justiça.

Jeremias 33:16  Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; ela será chamada SENHOR, Justiça Nossa.

Diante do poder de Deus quando você O conhece e O experimenta, sabe que dissolvem as aparentes dificuldades, diante do poder de Deus se resolvem todas as situações, diante do poder de Deus, você sabe que há restauração.

Não murmure e pare de reclamar de tudo. Busque ter uma relação de intimidade com Deus e confiança em Sua Palavra. 

Põe a sua fé para trabalhar para você. Deus já deu esse dom maravilhoso da fé para você. Invoque o Senhor, porque a palavra Dele se cumpre.

Isaias 55:11  assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Temos que ter uma relação de intimidade com Deus e confiança em Sua Palavra porque A palavra de Deus nos faz ter vida nova.

Salmos 92:12, 13  O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Deus compara você com a palmeira e o cedro.Você vai crescer muito e ter a vida restaurada, vivendo aquilo que Deus promete em Sua palavra.Ele é o Soberano Deus, Verdadeiro, agora, coloque a sua fé para trabalhar para você.

Temos que ter uma relação de intimidade com Deus e confiança em Sua Palavra, porque a resposta de Deus virá com coisas grandes, um novo patamar de vida.

Jr 33.3   Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.

Prepara –te para viver e ver essas coisas acontecerem em sua vida.Ative a sua fé, porque ela não vai ficar sem recompensa.Quem anuncia essa nova vida é o próprio  Espírito

Alegrai o vosso coração no Senhor: Essa é a melhor maneira de resolver os problemas da vida.

Henry Ford, disse certa vez: os obstáculos são essas coisas aterradoras que um vê quando aparta os olhos da sua meta. A sua principal meta é buscar ao Reino de Deus em primeiro lugar e através Dele ter as forças e os caminhos para atingir as metas da sua vida.

Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)

sábado, 1 de abril de 2017

Nada e ninguém podem frustrar os planos que Deus tem para a sua vida


Os planos de Deus são maiores e melhores que os seus.  Ele vê infinitamente.
Nós somente vemos o que está diante dos nossos olhos. Creia, os sonhos de Deus são maiores que os seus  e jamais serão frustrados.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Jeremias 29:11

Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás? Isaías 14:27

Às vezes não entendemos por que as coisas ocorrem de determinadas maneiras, imaginamos que seria tão bom de fossem diferentes, seria tudo tão mais fácil. Mas o que não entendemos é que os planos de Deus para nós são maiores do que os nossos.

Deus tem planos e propósitos para a sua vida. Ele  te escolheu para fazer a diferença em meio a multidão. Ser escolhido por Deus não é um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, relacionamentos sem decepções. Ser Dele é encontrar força no perdão, esperança em meio a luta, segurança em meio ao medo. O Senhor transforma maldição em benção, tristeza em alegria....situações que podem ter vido para tentar lhe destruir, através Dele, lhe fortalecem e de forma a todos verem na tua vida a Gloria Dele.

Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. Isaías 41:9-13

Em meio as batalhas não murmure, mas fale e diga com fé o que Deus pode fazer. Troque  palavras de derrota ou reclamação por palavras de fé com base na palavra do Senhor

Lembre-se, os  olhos humanos são míopes. Veem as fraquezas, os erros, os fracassos, as incapacidades. Mas o Senhor não lhe vê assim. Sua vida tem propósitos de Deus e ninguém e nada poderá frustrar! Ele é Deus!

Onde nós vemos quedas, Deus vê oportunidades! Mares sem ondas nunca fizeram bons marinheiros. O diamante deve ser lapidado para brilhar. O ouro deve ser refinado no fogo para ser mais belo. 

Onde situações da vida tentaram ou lhe envergonharam Deus lhe dá dupla honra, ou seja, uma restauração e restituição não do modo ou da forma que o homem consegue enxergar, mais infinitamente maior e melhor.

Nós  não enxergamos como Ele, nossa mente é finita. Não conseguimos nem imaginar as maravilhas que Ele prepara para nossa vida.

É por isso que temos que confiar, deixar as coisas na mão Dele e não nos preocuparmos com o que há de ser, porque os planos de Deus são maiores que os nossos e muitas vezes não vamos compreender!

Ser escolhido de Deus é usar as pedras para erguer um altar de testemunhos e ainda dizer “conheço o Senhor! Ele é fiel e jamais me deixará”. Ser escolhido por Deus é ter certeza de que já somos mais que vencedores!

Não importa o que você faça, ou seja, Ele é Deus e ninguém frustra o que Ele determina. 

O fato de você ser  médico, advogado, professor, encanador, motorista  ou qualquer outra profissão, não inviabiliza os planos de Deus para sua vida, se Ele tiver algo específico para você, tenha certeza, Ele mesmo vai lhe apresentar as oportunidades e lhe abrir as portas.

Os projetos do inimigo são menores e sem ação perante  os desígnios e determinações do Senhor para a sua vida.

Lembre-se de alguns exemplos citados na bíblia. Um escravo que se tornou primeiro ministro do Egito; um jovem pastor de ovelhas que se tornou o Rei de Israel; um copeiro que se tornou o líder da nação na árdua tarefa de reedificar as muralhas de Jerusalém; e um jovem agricultor que se tornou herói, juiz e libertador da nação de Israel das mãos dos midianitas.

Estou falando respectivamente de José, Davi, Neemias e Gideão; grandes nomes e grandes exemplos, todos nós conhecemos suas histórias, mas note que suas profissões não foram fator de impedimento na missão que Deus tinha preparado para eles; José foi escravo durante muito tempo de sua vida e como escravo nem podia decidir por si mesmo; Davi era pastor de ovelhas e amava aquilo, ele poderia passar facilmente toda a vida desempenhando aquele ofício se não fosse o chamado de Deus; Neemias era copeiro, servia ao rei da pérsia, Artaxerxes e Gideão era apenas um jovem agricultor que colhia e malhava o trigo para a casa de seu pai. Todos tinham em comum o fato de que suas profissões não eram as mais desejadas e provavelmente não os levasse a posições de destaque no mundo em que viviam, e, no entanto, seus feitos são lembrados até os dias atuais porque Deus os chamou para obras especiais; o SENHOR os capacitou, os fortaleceu, concedeu as ferramentas de que precisavam e os honrou com muitas vitórias. Se for o seu caso, se Deus tiver uma obra específica para a sua vida, Ele fará o mesmo com você.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Romanos 8:28)

O Salmo 139 nos ensina que: Deus planejou os mínimos detalhes no dia em que criou o firmamento. E planejou com o mesmo cuidado cada detalhe de seu nascimento. Sabia a cor dos seus olhos, a textura dos seus cabelos, os acontecimentos dos seus dias. Cada como, quando e onde.

E Deus tem um plano perfeito – desde a eternidade – para tocar outras vidas através da sua vida.
Porque Deus te abençoa com Suas dádivas sem medida, com o bem mais duradouro, pois considera sua vida o mais precioso tesouro.

Você é parte do plano de Deus!

quarta-feira, 29 de março de 2017

Sabedoria para viver: falhas passadas não significam sentença de falhas futuras.


Pare de se culpar, apreenda com o que não foi bom ontem, remova o medo do coração, aquiete os pensamentos , se fortaleça na alegria das coisas que você já possui, se renove na esperança viva, pois quem fez a promessa é fiel para cumprir: o Senhor lhe deu um novo dia para viver. 

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.” Salmos 90.12

Cada dia é um dia único que jamais se repetirá nessa grande jornada rumo à eternidade que chamamos de tempo; ainda que façamos as mesmas coisas do anterior. Cada dia traz em si poderosas sementes de aprendizado e desenvolvimento espiritual e físico, além de grandes novidades que Deus em sua imensa fidelidade nos presenteia; como está escrito: “Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3.23. 

Cada dia possui um grande potencial para a realização de boas obras e busca por sabedoria, mas ao banalizarmos nosso cotidiano desperdiçamos tudo isso, lançamos fora estas grandíssimas dádivas que Deus nos dá a cada novo amanhecer. 

Imagine por um instante: Se você tivesse sido um pouco mais diligente (cuidadoso) nos últimos anos, procurando se desenvolver na busca por sabedoria; o quão melhor, mais confortável e mais plena sua vida seria neste exato momento?

Felizmente isso não é definitivo e falhas passadas não significam sentença de falhas futuras.

Cada dia traz novas e grandes possibilidades e oportunidades de renovo além da nossa compreensão. Deus nos apresenta novos dias repletos de sua magnificência, fidelidade e glória, completamente diferentes dos dias anteriores para que desta forma possamos extrair deles a sabedoria e o entendimento que nos permita evoluir nossa fé, nosso coração e nossa vida.

Cada um de nós, deve começar a contar os dias em busca de sabedoria, ou seja, pesá-los, analisá-los para extrair deles lições importantes para o presente e futuro, além de compartilharmos tal sabedoria com outras pessoas. Este é o significado real de "contar os dias".

Sabedoria leva tempo para ser alcançada, por isso teremos de aprender a fazer este processo de análise cotidiana por dias o suficientes para transformar nossos corações em um coração mais sábio, e entenda coração como sendo a soma de seus pensamentos, sentimentos e emoções.

Seus dias se tornarão semanas, depois meses e depois anos; e a cada ano você estará um pouco mais sábio ou sábia, do que no anterior; com isso, toda a sua vida se transformará e você estará no caminho para alcançar outras daquelas bênçãos citadas em “1 coríntios 2.9”. Todo cristão compartilha o mesmo desejo tema da oração de Moisés de melhorar a cada dia para alcançar sabedoria, e os primeiros passos a dar neste processo são:

1°: Pedir sabedoria a Deus; pois “...se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.”Tiago 1.5

2° Temer ao SENHOR; porque como você já deve saber: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria...” Provérbios 9.10

De agora em diante encare cada dia como uma grande dádiva do Senhor em sua vida; magnífico e único repleto da fidelidade e glória de Deus, com o qual você pode aprender e evoluir de forma inimaginável desde que aprenda a melhorar um pouco dia após dia.

O Senhor lhe deu um novo dia para viver e um novo tempo para realizar.

sábado, 25 de março de 2017

Quando você olha a frente, o que você vê?

Você não pode mudar o mar, o vento e as correntes, mas pode mudar a  direção do barco, a  posição das velas e  do leme para  atingir seus objetivos. A mudança é inevitável e o renovo é vital. Que objetivos você tem a sua frente?

Levi tico - 26:10 - E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova.

Precisamos deixar de ficar comendo coisas velhas, coisas vencidas. Pare de ficar remoendo o que foi ruim ou falando do que não deu certo ou do que errou. Tire os velhos hábitos nocivos, as maneiras erradas de falar para que suas palavras não sejam suas grandes inimigas. Quanto mais se falar de um problema e murmurar, mas isto que lhe incomoda estará sendo plantado na sua vida.

Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.Mateus 15:11.

Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina.” Marcos 7:15

 Devemos sim dar graças a Deus por tudo que Ele fez no passado do seu povo e de nossas vidas. Precisamos olhar para frente para que possamos receber de Deus novas estratégias em sua casa, em seu trabalho, em sua empresa.

1 Coríntios 5:7 - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 

Vamos jogar fora todo o fermento velho, que significa argumentos, desculpas, desconfianças com base no passado, nos fazendo ser incrédulos nas coisas que Deus pode fazer. Quando não somos agraciados colocamos a culpa em algo que aconteceu no passado.

Não liberamos perdão e ficamos guardando em nossos corações o fermento velho. Pois na culinária sabemos que o fermento é que faz crescer, mas o fermento velho mata como um veneno, antes nos impedindo de termos nova estatura diante de Deus. 

Lucas 5:37-38. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.

O odre velho só se dá com o vinho velho e odre novo é com vinho novo, pois ao contrário um vinho vai se derramar e se perder. Deus tem que te ver como odre novo sempre preparado para receber o vinho novo da parte de Deus. O odre novo é resistente e tem estrutura para receber um vinho novo.

É preciso se renovar a cada dia e para isso comece renovando os seus pensamentos e com eles renovados a suas atitudes, palavras e comportamentos. 

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Você não vai  conseguir enxergar o novo de Deus na sua vida se caminhar para frente olhando todo o tempo pelo retrovisor da vida. Quando você olha a frente, o que você vê? 

Ainda veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque Eu velo sobre a minha Palavra para cumpri-la. Jeremias 1:11-12

Deus pode usar qualquer coisa para nos falar; Ele não precisa de muito. Tudo aquilo que nos cerca, obra de Suas mãos, pode ser usado para testemunhar acerca Dele, seja de forma geral ou especial. Naquele dia, diante daquele homem, Deus quis falar de uma maneira especial!

A amendoeira é uma das primeiras árvores a florescer após o inverno; na verdade, no fim dessa “difícil” estação, já podemos contemplar suas flores em tons claros de rosa. 

 E o que a amendoeira tem a ver com a resposta de Deus frente à constatação de Jeremias? A reposta pode ser encontrada no hebraico: a palavra utilizada para amendoeira é ‘shaqed’ (aquele que acorda), enquanto que para o verbo velar é ‘shoqed’ (eu velo sobre). 

Nesse jogo de palavras na língua original, Deus está ensinando a Jeremias que um novo tempo estaria por vir, e que seria Ele mesmo aquele que cumpriria a promessa feita. A palavra foi para Jeremias, mas nos serve de alento e encorajamento. Ele continua trazendo a primavera após o inverno, Ele continua zelando por aquilo que ELE disse que faria.

Isaías, 44:3 - Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.

Isaías 43: 18-19 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

Viva o novo de Deus!

segunda-feira, 13 de março de 2017

Criticas: como lidar com elas?

As críticas, muitas vezes, são necessárias para o nosso crescimento quando vêm daqueles que sinceramente querem nos ajudar. Porém, há momentos em que as críticas têm a finalidade de nos ferir e nos humilhar. Esse tipo de crítica machuca e fere.

Somos seres humanos e estamos sujeitos a falhas. O problema é que alguns não conseguem entender isso e a única coisa que sabem fazer é criticar. 

Quando uma pessoa recebe uma crítica, por mais que não pareça, é normal que ela se entristeça e fique magoada. É por isso que a Bíblia condena aqueles que têm "a língua como a da serpente, (pois) veneno de víbora está em seus lábios" (Salmos 140:3). Mas é preciso entender que a crítica faz parte da vida, e é muito importante sabermos como lidar com elas. Vejamos o exemplo de Davi, para  depois nos aprofundarmos mais no assunto:

O rei Davi enfrentou muitos críticos, mas o seu crítico mais agressivo foi Eliabe, seu irmão mais velho

Uma pessoa que tem na critica um veneno, não se interessa em saber se você é ou não uma pessoa digna, respeitável, verdadeira, sincera.

Em 1 Samuel 17.28-30, Davi perguntou a Eliabe: “O que eu fiz agora?”. Davi está querendo dizer o seguinte: que Eliabe  fazia da crítica o seu oxigênio.

Pessoas como Eliabe são incapazes de fazer um elogio! São incapazes de abençoar, de encorajar, de fortalecer os braços daqueles que estão caídos e machucados.

A Bíblia ensina que devemos ser encorajadores e não atiradores de flechas. Devemos ser abençoadores e não críticos mordazes. A nossa língua precisa ser medicina, e não veneno.

Eliabe chamou Davi de presunçoso. Davi não estava sendo presunçoso. Ele foi ao acampamento porque o seu pai Jessé pediu que ele levasse um lanche para os seus irmãos. Portanto, Davi era humilde e não presunçoso!

Mas um crítico não quer saber disso. Ele julga a intenção do seu coração. Ele julga a sua alma. E quem somos nós para julgarmos a intenções do coração das pessoas! Só Deus pode fazê-lo, porque somente ele conhece os segredos do nosso coração!

Eliabe ardeu em ira contra Davi. Ele tinha que estar feliz. Ele tinha que estar celebrando. Ele tinha mais é que encorajar Davi, porque somente Davi tinha coragem de enfrentar o gigante Golias. Mas não! Ele ficou descontrolado emocionalmente! Por quê? Porque Eliabe não queria que ninguém tivesse os louros da vitória, a não ser ele mesmo!

O crítico é aquele que pensa que só ele pode ser vitorioso, só ele pode ser elogiado, só ele pode avançar e crescer na vida. Ele pode até chorar com os que choram, mas jamais se alegrará com os que se alegram. Porque somente ele pode receber elogios, aplausos e a bênção da vitória.

Eliabe humilhou Davi: “Por que você veio aqui? Com quem você deixou aquelas poucas ovelhas no deserto?”. Em outras palavras, Eliabe estava dizendo: “Ponha-se no seu lugar, Davi! Você não passa de um pequeno pastor de ovelhas! E agora você vem aqui querendo dar uma de guerreiro, de valente, de soldado? Você não foi convocado para ser soldado!”.

Eliabe tinha um espírito critico. 

Um espírito crítico é a atitude negativa de um coração que condena, devasta e destrói com palavras. Em contraste a isso, a crítica construtiva envolve opiniões que têm por propósito edificar. 

Um espírito crítico cria pontos cegos no coração e na mente da pessoa e faz com que ela acredite que está fazendo uma crítica construtiva. 

Um espírito crítico desagrada a Deus e é um pecado sujeito a ser julgado por Ele. Lucas 6.37 diz: “Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados”.

Um espírito crítico em ação é o contrário de amar o nosso próximo como a nós mesmos. Os relacionamentos quebram-se quando há fofoca, calúnia e julgamento. Que são características de um espírito critico.  Uma pessoa assim, normalmente se acha dona da verdade, tem posicionamentos radicais e sem perceber perde oportunidades na vida por causa da sua postura frente as outras pessoas. 

Uma pessoa que age com base em um espirito critico tem as vezes a intenção de manipular o criticado, pois quem critica como uma espada afiada se coloca em posição superior ao outro e desta forma por interferir na auto-estima do outro, tenta desmotivar ou tirar a pessoa do foco de algo que ela pensava em fazer ou estava fazendo.

A cura para um espirito critico é a pessoa se encher verdadeiramente do amor de Deus e desta forma saber que ninguém e melhor que ninguém e desta forma compreender a vida com olhos iluminados pelo sol da justiça que é o Senhor e não com base nas distorções que podem ter sido ocasionadas por diversos fatores do passado, tais como: um coração que foi muito machucado e não perdoou, perdas que tenha sofrido por que alguém traiu a sua confiança, por contagio social em função de ter comunhão com murmuradores e críticos de plantão....etc.

Como Davi lidou com as críticas de Eliabe? A Bíblia diz que Davi não perdeu o foco. O seu foco era vencer o gigante e trazer glória para o nome de Deus. Ele não desperdiçou seu tempo e nem suas emoções numa discussão frívola com seu irmão crítico Eliabe.

Você está sendo criticado? Se estiver errado, mude! Se não estiver errado, não perca o seu foco. Enfrente os seus gigantes, traga glória para o nome de Deus e não deixe os críticos roubarem o seu sonho, o seu sono, o seu apetite, a sua paz e o seu foco.

No livro de Proverbios e Eclesiastes existem alguns ensinamentos de como lidar no dia a dia com palavras de critica, sejam elas positivas ou negativas, vejamos:

Provérbios 12:18: “Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas duma espada.” As palavras podem ferir e ofender, e perdendo a calma, é quase certo que dirá palavras para arrepender depois.

Provérbios 29:11, “O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina.” Sem dúvida, perder a calma só vai fazer você parecer tolo.

Provérbios 14:30: “O coração calmo é a vida do organismo”. Realmente, o estressado normamente tem problemas cardíacos e de hipertensão.

Estas três passagens de Provérbios nos ensinam a agir com resiliência, inteligência e controle emocional, para que tais coisas não afetem a autoestima e produtividade.

Concentre-se no que Deus pensa sobre você: Muitas pessoas são maldosas e só dizem certas coisas porque sabem que irão ferir, por isso não fique imaginando o que elas dizem ou pensam sobre você. A Bíblia diz: "Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você" (Eclesiastes 7:21).

Saiba diferenciar crítica de conselho : Peça a Deus sabedoria para lidar com o que os outros dizem, e saiba diferenciar o que é crítica e o que é conselho (feedback). Às vezes, as pessoas nos dizem algo que achamos difícil de ouvir, porém, são para o nosso crescimento, e sem percebermos, podemos desprezar estes conselhos que poderiam nos ensinar algo. A Bíblia diz que a melhor forma de aprendermos com as críticas, é ouvindo, ao invés de retrucar:

"Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento. O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra" (Provérbios 15:31-33).

Ao receber uma crítica construtiva, entusiasme-se, sinta-se acolhido, e reflita sobre o ocorrido. Aceite-a como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento. Ao final, agradeça a pessoa que a fez e coloque-se à disposição para futuros feedbacks.

Obedeça a Deus: Lembre-se de Jesus, que sofreu muitas críticas injustas e, por causa delas, foi levado à cruz. Em vez de se defender de tantas acusações sem sentido e brigar com todos que lhe apontavam o dedo, Jesus preferiu obedecer a Deus e fazer o que Ele mandava. 

Pague o mal com o bem: Quando alguém te criticar, ore a Deus para que nenhuma raíz de amargura brote em seu coração. Geralmente, as pessoas que estão feridas emocionalmente, acabam ferindo as outras mesmo sem querer. Por isso, seja misericordioso e decida retribuir o mal com o bem. Se você sabe o quanto é ruim ser criticado de forma dura, escolha fazer diferente. Quando você ver que alguém cometeu um erro, mostre a ela o que é certo e em seguida a incentive com palavras de ânimo. Isso fará toda a diferença. 

A palavra de Deus diz: "Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura" (Provérbios 12:18).

quinta-feira, 9 de março de 2017

Silenciar em momento oportuno é sabedoria e saber ouvir uma arte preciosa


Sejam agradáveis as palavras da minha boca e o meditar do meu coração perante a Tua face, Senhor, Rocha minha e redentor meu! (Salmo 19.14) 

O Silêncio é a voz que precisamos lançar mão quando calamos e deixamos de usar as palavras como armas letais ou como espadas afiadas e silenciamos as explosões produzidas pelo efeito da voz.
O Silêncio se torna a voz da sabedoria, a revolução dos sábios, o grito que clama por uma vida com sentido.

O silêncio sugere um tipo de comunicação eficiente que é a não-verbal. Comunicamos com os olhos, a face, as mãos. No silencio dos lábios e no brilho de um podemos comunicar coisas que podem durar uma vida.

Usar do silêncio é uma forma de comunicar humildade, mansidão e profundo amor.

O Salmo 40:1, nos ensina:  ‘esperou paciente ou confiantemente no Senhor...’, quer dizer que em silêncio (dos lábios) ele expressou fé e confiança; alegria e paz; harmonia e sintonia interiores e o cântico das entranhas. 

Silenciar na hora certa é uma grande benção do Senhor e este fruto nasce dos momentos de intimidade com Ele. 

Neemias ficou em silencio, observando por três dias, antes de falar o que o Senhor lhe pós no coração para fazer. Vejamos:  Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali, saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Neemias 2:11,12

Palavras ditas em momentos errados e aos quatro ventos ou planos falados de forma indiscriminada  podem resultar na geração de vozes de desanimo e descrença por aqueles que não estão compartilham a mesma visão que você ou que tem no coração muita amargura, tristezas, magoas ou sentimentos de inveja . 

Como precisamos ficar em silêncio nas diversas circunstancias da nossa vida! Silenciar no devido tempo é uma atitude de sabedoria. 

O nosso silêncio não pode ser confundido com covardia, medo ou conivência com o erro, com a injustiça ou quaisquer formas de pecado. Martin Luther King já dizia: “Eu não me preocupo com o grito dos maus, mas com o silêncio dos bons”. Este silêncio a que o pastor King se refere é o silencio negativo. 

O silêncio positivo é quando aprendo a ficar calado e deixo o outro falar. Quando ouço mais e falo menos. Na verdade, o silêncio é o equilíbrio dos diálogos. Aprender a silenciar no tempo certo é sinal de prudência, de sabedoria. 

Tiago 1.19 já nos ensina: “O homem seja pronto para ouvir (silêncio), tardio para falar e tardio para se irar” . 

Este principio bíblico é muito precioso nas nossas relações, inclusive em nossa relação com o Senhor, procurando ouvi-lO mais. Quando silenciamos nós temos a capacidade de aprender e motivar os  outros a repartir o coração. Ouvir é uma arte. 

A arte de ouvir significa ter paciência e tolerância com o outro, e não apenas escutar quem está ao lado ou acompanhar o raciocínio de alguém. Ou seja, é preciso perceber, compreender e, principalmente, respeitar opiniões divergentes. Saber ouvir fortalece e desenvolve os relacionamentos humanos em todos os níveis. Saber ouvir a voz do silencio, ou seja, o que  os gestos, o coração, as expressões falam nos dá a sabedoria de se colocar no lugar do outro e com isso evitar palavras ruins nos diálogos e rachaduras num relacionamento. Para se desenvolver na arte do saber ouvir é preciso antes saber silenciar e observar. 

O silêncio é valioso, sobretudo quando estamos em uma situação difícil, quando é preciso mais ouvir do que falar, mais pensar do que agir, mais meditar do que correr. 

Tanto a palavra quanto o silêncio revelam o nosso ser, a nossa alma, aquilo que vai dentro de nós. Jesus disse que a boca fala daquilo que está cheio o coração (Lucas 6,45). 

Basta conversar por alguns minutos com uma pessoa que podemos conhecer o seu interior revelado em suas palavras; daí a importância de saber ouvir o outro com paciência para poder conhecer de verdade a sua alma. Sem isso, corremos o risco de rotular rapidamente a pessoa com adjetivos negativos.

Quanta discórdia existe nas famílias e nas comunidades por causa da fofoca, das calúnias, injúrias, maledicências! 

É vital aprender que temos que pedir perdão quando as nossas palavras ferirem alguém. 

O Senhor nos ensina em Mateus 12:36,37: Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado.

Nossas palavras devem sempre ser boas, isto é, sempre gerar o bem-estar, a edificação da alma, o consolo do coração; a correção necessária com equilíbrio e boa vontade. Se não for assim, é melhor se calar. 

A Palavra do Senhor nos ensina em Efésios 4:29:  Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

Porque o ser humano erra com as suas palavras e colocações?

Em primeiro lugar porque somos orgulhosos, queremos logo ter a palavra na frente dos outros; mal entendemos o problema ou o assunto e já queremos dar a nossa opinião, que muitas vezes é vazia, insensata, porque imatura, irrefletida. 

Outras vezes, erramos porque as pronunciamos com o sangue quente; quando a alma está agitada. Nesta hora, a grandeza de alma está em se calar, em conter a fúria, em dominar o ego ferido e buscar a fortaleza no silêncio. Lembre-se que fúria é como pedra empurrada montanha abaixo: não se sabe onde vai parar, o que estará atingindo e o caminho por onde irá. 

Fale com sinceridade, reaja com bom senso e sem exaltação e sem raiva e expresse sua opinião com cautela, depois que entender bem o que está em discussão. 

Os grandes homens são aqueles que abrem a boca quando os outros já não têm mais o que dizer. 

Mas, para isso, é preciso muito exercício de vontade; é preciso da graça de Deus porque a nossa natureza sozinha não se contém.

Deus nos fala no silêncio, quando a agitação da alma cessou; quando a brisa suave substitui a tempestade; quando a Sua palavra cala fundo na nossa alma; porque ela é eficaz e capaz de discernir os pensamentos de nosso coração (Hb 4,12).

Pense: só devemos falar alguma coisa quando as nossas palavras forem mais valiosas que o nosso silêncio.

As nossas palavras têm poder para construir ou para destruir. Elas podem gerar a paz, a concórdia, o conforto, o consolo, mas podem também gerar ódio, ressentimento, angústia, tristeza e muito mais. Pense antes de falar!

segunda-feira, 6 de março de 2017

Em Deus faremos proezas!

 “Em Deus faremos proezas; porque ele é o que pisará os nossos inimigos.”Salmo 60:12

Este salmo é uma oração em tempos de guerra. Depois de muitos combates o salmista Davi termina com as palavras do versículo lido, a sua grande declaração de vitória.

DIANTE DO QUE OUVIMOS DA DECLARAÇÃO DO  SALMISTA, FAZEMOS UMA PERGUNTA AO TEXTO: COMO CONSEGUIREMOS FAZER PROEZAS?

O que é Proeza? = façanha, ato de bravura, coragem, feitos surpreendentes, algo incomum e nunca antes feito, algo inédito, algo difícil de ser realizado.

Em Deus é a resposta! Salmos 18.13

Salmos 18:28-34:“Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas. Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas. Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é rocha senão o nosso Deus? Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho. Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas. Ele treina as minhas mãos para a batalha e os meus braços para vergar um arco de bronze”; Salmos 46:7: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura”.;

Um só com Deus é maioria. Qual o segredo? Andar com Deus, fazer dele o nosso refúgio e a nossa fortaleza. Todos os que andam com o Senhor são mais que vencedores.

Que tipo de proezas podemos fazer a partir de nossa fé? Tudo. Veja o que está escrito:“Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23). 

Existe uma galeria de pessoas que fizeram proezas através de sua fé. Só para citar alguns exemplos, veja o que fez Noé: ele construiu um barco enorme em terra seca, porque acreditou em Deus que lhe anunciou o dilúvio. 

O detalhe é que naquela época não chovia, a terra era regada pelo orvalho da noite.

A proeza de Moisés foi liderar o povo hebreu na saída do Egito, enfrentando a ira de Faraó, a maior potência bélica da época, e o desafio só aumentou quando ele conduziu por quarenta anos uma multidão pelo deserto.

 Ali havia inteira dependência de Deus, porque era preciso dar comida e bebida para um monte de gente em pleno deserto, mas Moisés é um dos heróis da fé e você também pode ser.

Seu desafio é pessoal, intransferível, único e somente Deus conhece seus problemas, suas superações, seus sonhos, seus objetivos e somente Ele pode capacitar suas mãos para realizar as proezas que sua vida requer. 

Para alguns a maior proeza pode ser conquistar sua família para Jesus; para outros, o desafio pode ser financeiro, ou profissional. 

Outros têm o desafio de vencer sérios problemas da carne, para alcançar a santificação sem a qual ninguém verá a Deus.

Seja qual for seu desafio Deus já providenciou capacitação para você fazer proezas e coisas impossíveis de serem feitas serão realizadas a partir de sua comunhão com o Senhor, portanto não desanime, reaja ao pessimismo, à preguiça, ao desanimo. Deus está no comando e Nele você fará proezas.

Muitos homens de Deus  fizeram proezas porque o Senhor era com eles: 

Elias sozinho enfrentou o rei Acabe e os 450 profetas de Baal; 

o rei Josafá enfrentou três exércitos na força do Senhor; 

Davi enfrentou muitos inimigos cruéis; 

Eliseu enfrentou a guerra contra os siros; 

Josué destruiu as muralhas de Jericó; 

Gideão derrotou os midianitas; Ezequias venceu os assírios;  

Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém; 

Ester venceu Hamã e salvou seu povo e muitos e muitos outros exemplos mencionados na palavra de Deus.

Por que temer? O Senhor mesmo calcará aos pés os nossos inimigos.