Somos seres humanos e estamos sujeitos a falhas. O problema é que alguns não conseguem entender isso e a única coisa que sabem fazer é criticar.
Quando uma pessoa recebe uma crítica, por mais que não pareça, é normal que ela se entristeça e fique magoada. É por isso que a Bíblia condena aqueles que têm "a língua como a da serpente, (pois) veneno de víbora está em seus lábios" (Salmos 140:3). Mas é preciso entender que a crítica faz parte da vida, e é muito importante sabermos como lidar com elas. Vejamos o exemplo de Davi, para depois nos aprofundarmos mais no assunto:
O rei Davi enfrentou muitos críticos, mas o seu crítico mais agressivo foi Eliabe, seu irmão mais velho
Uma pessoa que tem na critica um veneno, não se interessa em saber se você é ou não uma pessoa digna, respeitável, verdadeira, sincera.
Em 1 Samuel 17.28-30, Davi perguntou a Eliabe: “O que eu fiz agora?”. Davi está querendo dizer o seguinte: que Eliabe fazia da crítica o seu oxigênio.
Pessoas como Eliabe são incapazes de fazer um elogio! São incapazes de abençoar, de encorajar, de fortalecer os braços daqueles que estão caídos e machucados.
A Bíblia ensina que devemos ser encorajadores e não atiradores de flechas. Devemos ser abençoadores e não críticos mordazes. A nossa língua precisa ser medicina, e não veneno.
Eliabe chamou Davi de presunçoso. Davi não estava sendo presunçoso. Ele foi ao acampamento porque o seu pai Jessé pediu que ele levasse um lanche para os seus irmãos. Portanto, Davi era humilde e não presunçoso!
Mas um crítico não quer saber disso. Ele julga a intenção do seu coração. Ele julga a sua alma. E quem somos nós para julgarmos a intenções do coração das pessoas! Só Deus pode fazê-lo, porque somente ele conhece os segredos do nosso coração!
Eliabe ardeu em ira contra Davi. Ele tinha que estar feliz. Ele tinha que estar celebrando. Ele tinha mais é que encorajar Davi, porque somente Davi tinha coragem de enfrentar o gigante Golias. Mas não! Ele ficou descontrolado emocionalmente! Por quê? Porque Eliabe não queria que ninguém tivesse os louros da vitória, a não ser ele mesmo!
O crítico é aquele que pensa que só ele pode ser vitorioso, só ele pode ser elogiado, só ele pode avançar e crescer na vida. Ele pode até chorar com os que choram, mas jamais se alegrará com os que se alegram. Porque somente ele pode receber elogios, aplausos e a bênção da vitória.
Eliabe humilhou Davi: “Por que você veio aqui? Com quem você deixou aquelas poucas ovelhas no deserto?”. Em outras palavras, Eliabe estava dizendo: “Ponha-se no seu lugar, Davi! Você não passa de um pequeno pastor de ovelhas! E agora você vem aqui querendo dar uma de guerreiro, de valente, de soldado? Você não foi convocado para ser soldado!”.
Eliabe tinha um espírito critico.
Um espírito crítico é a atitude negativa de um coração que condena, devasta e destrói com palavras. Em contraste a isso, a crítica construtiva envolve opiniões que têm por propósito edificar.
Um espírito crítico cria pontos cegos no coração e na mente da pessoa e faz com que ela acredite que está fazendo uma crítica construtiva.
Um espírito crítico desagrada a Deus e é um pecado sujeito a ser julgado por Ele. Lucas 6.37 diz: “Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados”.
Um espírito crítico em ação é o contrário de amar o nosso próximo como a nós mesmos. Os relacionamentos quebram-se quando há fofoca, calúnia e julgamento. Que são características de um espírito critico. Uma pessoa assim, normalmente se acha dona da verdade, tem posicionamentos radicais e sem perceber perde oportunidades na vida por causa da sua postura frente as outras pessoas.
Uma pessoa que age com base em um espirito critico tem as vezes a intenção de manipular o criticado, pois quem critica como uma espada afiada se coloca em posição superior ao outro e desta forma por interferir na auto-estima do outro, tenta desmotivar ou tirar a pessoa do foco de algo que ela pensava em fazer ou estava fazendo.
A cura para um espirito critico é a pessoa se encher verdadeiramente do amor de Deus e desta forma saber que ninguém e melhor que ninguém e desta forma compreender a vida com olhos iluminados pelo sol da justiça que é o Senhor e não com base nas distorções que podem ter sido ocasionadas por diversos fatores do passado, tais como: um coração que foi muito machucado e não perdoou, perdas que tenha sofrido por que alguém traiu a sua confiança, por contagio social em função de ter comunhão com murmuradores e críticos de plantão....etc.
Como Davi lidou com as críticas de Eliabe? A Bíblia diz que Davi não perdeu o foco. O seu foco era vencer o gigante e trazer glória para o nome de Deus. Ele não desperdiçou seu tempo e nem suas emoções numa discussão frívola com seu irmão crítico Eliabe.
Você está sendo criticado? Se estiver errado, mude! Se não estiver errado, não perca o seu foco. Enfrente os seus gigantes, traga glória para o nome de Deus e não deixe os críticos roubarem o seu sonho, o seu sono, o seu apetite, a sua paz e o seu foco.
No livro de Proverbios e Eclesiastes existem alguns ensinamentos de como lidar no dia a dia com palavras de critica, sejam elas positivas ou negativas, vejamos:
Provérbios 12:18: “Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas duma espada.” As palavras podem ferir e ofender, e perdendo a calma, é quase certo que dirá palavras para arrepender depois.
Provérbios 29:11, “O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina.” Sem dúvida, perder a calma só vai fazer você parecer tolo.
Provérbios 14:30: “O coração calmo é a vida do organismo”. Realmente, o estressado normamente tem problemas cardíacos e de hipertensão.
Estas três passagens de Provérbios nos ensinam a agir com resiliência, inteligência e controle emocional, para que tais coisas não afetem a autoestima e produtividade.
Concentre-se no que Deus pensa sobre você: Muitas pessoas são maldosas e só dizem certas coisas porque sabem que irão ferir, por isso não fique imaginando o que elas dizem ou pensam sobre você. A Bíblia diz: "Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você" (Eclesiastes 7:21).
Saiba diferenciar crítica de conselho : Peça a Deus sabedoria para lidar com o que os outros dizem, e saiba diferenciar o que é crítica e o que é conselho (feedback). Às vezes, as pessoas nos dizem algo que achamos difícil de ouvir, porém, são para o nosso crescimento, e sem percebermos, podemos desprezar estes conselhos que poderiam nos ensinar algo. A Bíblia diz que a melhor forma de aprendermos com as críticas, é ouvindo, ao invés de retrucar:
"Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento. O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra" (Provérbios 15:31-33).
Ao receber uma crítica construtiva, entusiasme-se, sinta-se acolhido, e reflita sobre o ocorrido. Aceite-a como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento. Ao final, agradeça a pessoa que a fez e coloque-se à disposição para futuros feedbacks.
Obedeça a Deus: Lembre-se de Jesus, que sofreu muitas críticas injustas e, por causa delas, foi levado à cruz. Em vez de se defender de tantas acusações sem sentido e brigar com todos que lhe apontavam o dedo, Jesus preferiu obedecer a Deus e fazer o que Ele mandava.
Pague o mal com o bem: Quando alguém te criticar, ore a Deus para que nenhuma raíz de amargura brote em seu coração. Geralmente, as pessoas que estão feridas emocionalmente, acabam ferindo as outras mesmo sem querer. Por isso, seja misericordioso e decida retribuir o mal com o bem. Se você sabe o quanto é ruim ser criticado de forma dura, escolha fazer diferente. Quando você ver que alguém cometeu um erro, mostre a ela o que é certo e em seguida a incentive com palavras de ânimo. Isso fará toda a diferença.
A palavra de Deus diz: "Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura" (Provérbios 12:18).
Nenhum comentário:
Postar um comentário