A minha esperança renasce a cada dia, pois tenho a certeza do amor do Senhor Jesus, das suas promessas e que sempre comigo estas. A Tua presença aquieta minha alma e pela tua destra sou fortalecido, ajudado e sustentado. Jesus é a força da minha vida, o seu amor enche o meu ser e posso todas as coisas naquele que me fortalece.
segunda-feira, 17 de abril de 2017
Perdoe: as pessoas às vezes machucam as outras pelo simples fato de estarem machucadas.
Não deixe as pessoas destruírem quem você é! Você é uma pessoa cheia do amor de Deus e não de espaço para coisas ruins habilitarem dentro de você e que só farão mal a você. Lembre-se: a falta de perdão atrofia a capacidade de amar!
Olha, em 1Pedro 2:9, como o Deus que é amor lhe vê, e sabendo que você é isso aos olhos do Pai, por que não se encher até transbordar, desse amor e liberar o perdão?
Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9
Vamos analisar alguns princípios e valores da Palavra e com base nisso compreender a importância do perdoar.
Um dos princípios do Reino é o do perdão. Jesus disse: “Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.14,15).
Perceba que há uma relação de íntima dependência entre as nossas atitudes e a atitude de Deus. O perdão é uma das chaves que abrem a porta da comunhão com o Pai. Você deseja passar por essa porta e ter um relacionamento íntimo com o Senhor? Então libere perdão.
Deus é misericordioso para nos perdoar e amoroso para esquecer o que fizemos. “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele, e não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas” (Daniel 9.9,10).
Mesmo quando fazemos tudo errado, mesmo quando contrariamos a vontade do Senhor, mesmo quando tomamos decisões que nos afastam de sua presença, nosso Pai não nos esquece. Pelo contrário, ele continua sempre disposto a nos perdoar e a nos aceitar de volta. Seu amparo está sempre presente mesmo quando estamos longe. Na verdade, nós podemos ficar distantes de Deus, mas ele nunca se distancia de nós. Ele sempre está por perto nos protegendo. “E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste” (Neemias 9.17).
O ato de perdoar pressupõe uma reciprocidade. Na oração ensinada por Jesus (Mateus 6.12) Deus nos perdoa na mesma proporção que perdoamos as pessoas que nos ofendem. Se o perdão liberado por nós for completo, seremos perdoados. Do contrário, se não perdoarmos de verdade, não seremos perdoados pelo Pai. Perceba que Cristo, na oração do Pai Nosso, não disse “quando perdoamos”, mas “assim como perdoamos”.
Por acaso há uma cota exata para se perdoar? Há um limite para perdoarmos aqueles que nos fazem mal? Jesus nos deu um número: “setenta vezes sete” (Mateus 18.21).
Isso só se torna possível quando estamos com Cristo. Através da sua infinita graça, somos capacitados a praticar o perdão.
Jesus também nos ensina que o perdão deve ser sincero. “Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas” (Mateus 18.35).
O Senhor abomina o engano e o fingimento. O cristão deve perdoar na certeza de que seus direitos contra o ofensor são transferidos para Deus. Devemos sempre entregar nas mãos do Pai tudo que nos aflige.
Ore por quem lhe ofende ou ofendeu> Entregue isso nas mãos de Deus. Ele julga a sua causa!
Não guarde dentro de você coisas estragadas e sem vida. Remova todo o lixo emocional que tentou se instalar em você através de situações de vida ou por ações de pessoas que muitas vezes foram manipuladas por ações malignas para lhe ferirem com o objetivo de atacarem a origem das fontes da vida: o seu coração. Como está escrito em Provérbios:
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23.
Se o coração é afetado todas as áreas da vida o são de igual modo afetadas.
Algumas pessoas oram durante anos, sem, contudo, alcançarem êxito ou mesmo resposta dos céus. Por que isso acontece? A falta de perdão representa um impedimento para que as bênçãos do Senhor fluam. É uma lei do Reino de Deus.
Contra essas leis não podemos fazer nada, tão somente obedecer. “Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas” (Marcos 11.25,26).
Perdoar facilmente é um sinal de que estamos em comunhão com o Pai (Colossenses 3.13). É preciso liberar perdão para usufruir da presença real e plena de Cristo em nossas vidas. Não guarde mágoas, rancores e ressentimentos em seu coração. Dê lugar para bons sentimentos.
Quando ficamos livres da mágoa e da tristeza, damos lugar para Deus agir em nossas vidas. Ao liberarmos perdão, somos contemplados com toda sorte de bênçãos dos céus, como cura espiritual, libertação e fervor.
Deus lançou fora toda lembrança de nossos erros e nos restaurou, nos deu uma nova vida. Pense nisso na hora de perdoar quem lhe ofendeu. Mesmo cometendo muitos erros, o Senhor perdoou você.
Romanos 5.8 − Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Perdoe e não guarde ira dentro de você, isto irá produzir cólera e trará amargura ao coração e a vida. Um coração amargurado não consegue enxergar a beleza de nada e tudo esta sempre ruim.
Efésios4.26, 27, 31 −-Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,nem deis lugar ao diabo… Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
O Senhor nos adverte sobre a amargura, pois um coração amargurado envelhece a vida e corroe como ferrugem os relacionamentos.
Hebreus 12.15 − Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminado.
A solução para a amargura esta na liberação do perdão, pois agindo assim, fluirão rios de águas vivas em você e por você.
Se alguém lhe fez mal, não fique planejando ou pensando em vingança. Isto são portas abertas a ação do mal e de espíritos atormentadores, que o único intuito é matar, roubar e destruir, para tal o Senhor, nosso Deus nos adverte sobre a vingança:
Provérbios 25.21, 22 − Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá.
Lembre-se que quem não perdoa atrofia a capacidade de amar e perde a visão da vida e Deus nos adverte sobre isso em 1João 2.9-11:
Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
Não perca tempo com ressentimentos, perdoe pois Jesus te ama. Se aperfeiçoe neste amor, o buscando na intimidade e agindo assim, se encha desse amor e ganhe forças para perdoar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário