No caminhar da vida, decidir é preciso e a qualidade das decisões se refletirão na qualidade da vida que se leva.
Decisões não podem ser tomadas de qualquer jeito ou por influencia do meio em que se vive. Elas tem que ser baseadas em princípios norteadores de vida.
Nunca delegue a terceiros as decisões que precisa tomar e que são exclusivamente de sua responsabilidade. É vital que as decisões sejam com base em sabedoria e discernimento e não em passionalidades.
Algumas pessoas frente a situações de tomadas de decisões, ficam inseguras e vacilantes sobre o que fazer. Isto tem influencia direta de cresças e situações vividas no passado ou por não conseguirem controlar a ansiedade, e desta forma, começam a ver e a pensar em diversos "se" e com isso a mente gira, trazendo como consequência a procrastinação do que precisa fazer, ou seja, deixando para depois e quando se da conta, o tempo passou e a vida não andou em determinada área. Isto é ruim para a vida pois pode trazer a frustração e as suas consequências, tais como: raiva, agressividade, revolta, decepção, depressão, falta de motivação e auto estima rebaixada. Frustração pode provocar stress.
Uma outra consequência de uma mente giratória e divagante é que a pessoa pode tomar decisões equivocadas por que não se analisou corretamente os dados e as informações, e também acabam não ponderando sobre os possíveis desdobramentos das decisões tomadas.
Decidir é viver. Felicidade é uma decisão de vida.
Vida saudável é uma decisão de vida, que vai direcionar a pessoa para habitos saudável e uma alimentação de qualidade adequada e sem excessos alimentares ou compulsivos por coisas que certamente irão fazer mal. Lembre-se o seu corpo é templo do Espírito Santo.
Esta na hora de repensar a vida e o momento de decidir é esse. O que você precisa mudar na sua vida para a tornar melhor? Separe a sua vida por áreas e pense numa ação que se fosse fizer irá produzir uma mudança para melhor nesta área. Para cada uma dessas ações individualizadas por área, foque no que precisa ser feito e aja. Esta decisão é sua! Se responsabilize por ela.
Todos nós enfrentamos decisões importantes na vida e a Bíblia nos dá conselhos para tomar decisões acertadas. Vejamos o que a palavra nos ensina sobre a sabedoria para a tomada de decisões.
Lembre-se sempre: buscando orientação de Deus para decisões difíceis.
Vejamos, mas antes de qualquer coisa, aquiete o seu coração em Deus. Quando estar apresado para tomar decisões, é muito fácil tomar uma decisão errada. Lembre-se todas as decisões tem seu preço!
Busque na palavra do Senhor a resposta para as questões da vida que precisam de um posicionamento.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmos 119:10
“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Provérbios 16:1
Se você tem um grande problema para resolver, creia que você também tem um grande Deus.
Não perca tempo reclamando ou procrastinado a respeito de uma decisão que precisa tomar.
Existem dois princípios bíblicos aos quais devemos atentar, quando esperamos pelo Senhor: estar em paz e não em confusão.
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
1 Coríntios 14:33
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17
Quando estou buscando a vontade do Senhor, devo buscar a paz. Se me sinto inclinado a fazer alguma coisa, preciso descobrir se minha paz cresce ou a minha dúvida aumenta. Quando algo procede de Deus, a paz e a fé aumentam; mas se houver confusão e dúvida, isto não será da vontade de Deus, visto como estou em dúvida e não em paz.
Não se baseie no seu próprio entendimento, se coloque diante do Senhor em oração e peça a Ele, de forma especifica, sabedoria e discernimento para analisar os fatos e então tomar a decisão. Peça sinais sobre o que deseja.
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Provérbios 3:5-7
Em momentos de decisões importantes, pare uns instantes e análise cuidadosamente os cenários e opções, filtre-os a luz da palavra de Deus e nunca tome uma decisão que o leve a desobedecer ao ensino contido nela. Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31,32
Se a sua decisão lhe levar para um momento de disputa ou confronto, pense que Deus é Deus e não tema o homem; tema a Deus
O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.
Muitos buscam o favor do poderoso, mas o juízo de cada um vem do Senhor.
Provérbios 29:25,26
Nunca tome uma decisão movido pelo sentimento de vingança ou ira desmedida.
Tomar decisões importantes, num estado emocional perturbado , é uma receita para o desastre.
Seja sensato, reflita, tenha domínio próprio, não deixe o calor das emoções dirigirem você para opções que poderá ser arrepender seriamente depois. Lembre-se que o coração do homem é enganoso. Os sentimentos nem sempre estão certos, às vezes nos enganam e confundem; um caminho pode parecer bom no calor do momento mas depois ser errado – não tome uma decisão baseada só no sentimento.
Não é bom tomar uma decisão apressadamente; antes de decidir, pense nas consequências de cada possibilidade.
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. Provérbios 4:26,27.
Na hora de toma uma decisão, peça conselhos a pessoas serias e tementes a Deus verdadeiramente. Preste a atenção, pois a escolha desta pessoa precisa ser feita com sabedoria. Conte com uma pessoa que seja de confiança, que tenha princípios bíblicos bem estabelecidos em sua vida, firmeza de fé e bom testemunho. Caso contrário, pode ter um segredo espalhado ao vento.
Depois da decisão tomada, problema resolvido, não esqueça de agradecer.
A gratidão é o inicio da alegria. O agradecimento nos abre muito mais portas para recebermos tesouros espirituais. Eliezer não se esqueceu de agradecer a Deus pela resposta de oração.
O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?
Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. Salmos 18:30-32
Nenhum comentário:
Postar um comentário