Você não pode mudar o mar, o vento e as correntes, mas pode mudar a direção do barco, a posição das velas e do leme para atingir seus objetivos. A mudança é inevitável e o renovo é vital. Que objetivos você tem a sua frente?
Levi tico - 26:10 - E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova.
Precisamos deixar de ficar comendo coisas velhas, coisas vencidas. Pare de ficar remoendo o que foi ruim ou falando do que não deu certo ou do que errou. Tire os velhos hábitos nocivos, as maneiras erradas de falar para que suas palavras não sejam suas grandes inimigas. Quanto mais se falar de um problema e murmurar, mas isto que lhe incomoda estará sendo plantado na sua vida.
Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.Mateus 15:11.
Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina.” Marcos 7:15
Devemos sim dar graças a Deus por tudo que Ele fez no passado do seu povo e de nossas vidas. Precisamos olhar para frente para que possamos receber de Deus novas estratégias em sua casa, em seu trabalho, em sua empresa.
1 Coríntios 5:7 - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Vamos jogar fora todo o fermento velho, que significa argumentos, desculpas, desconfianças com base no passado, nos fazendo ser incrédulos nas coisas que Deus pode fazer. Quando não somos agraciados colocamos a culpa em algo que aconteceu no passado.
Não liberamos perdão e ficamos guardando em nossos corações o fermento velho. Pois na culinária sabemos que o fermento é que faz crescer, mas o fermento velho mata como um veneno, antes nos impedindo de termos nova estatura diante de Deus.
Lucas 5:37-38. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.
O odre velho só se dá com o vinho velho e odre novo é com vinho novo, pois ao contrário um vinho vai se derramar e se perder. Deus tem que te ver como odre novo sempre preparado para receber o vinho novo da parte de Deus. O odre novo é resistente e tem estrutura para receber um vinho novo.
É preciso se renovar a cada dia e para isso comece renovando os seus pensamentos e com eles renovados a suas atitudes, palavras e comportamentos.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Você não vai conseguir enxergar o novo de Deus na sua vida se caminhar para frente olhando todo o tempo pelo retrovisor da vida. Quando você olha a frente, o que você vê?
Ainda veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque Eu velo sobre a minha Palavra para cumpri-la. Jeremias 1:11-12
Deus pode usar qualquer coisa para nos falar; Ele não precisa de muito. Tudo aquilo que nos cerca, obra de Suas mãos, pode ser usado para testemunhar acerca Dele, seja de forma geral ou especial. Naquele dia, diante daquele homem, Deus quis falar de uma maneira especial!
A amendoeira é uma das primeiras árvores a florescer após o inverno; na verdade, no fim dessa “difícil” estação, já podemos contemplar suas flores em tons claros de rosa.
E o que a amendoeira tem a ver com a resposta de Deus frente à constatação de Jeremias? A reposta pode ser encontrada no hebraico: a palavra utilizada para amendoeira é ‘shaqed’ (aquele que acorda), enquanto que para o verbo velar é ‘shoqed’ (eu velo sobre).
Nesse jogo de palavras na língua original, Deus está ensinando a Jeremias que um novo tempo estaria por vir, e que seria Ele mesmo aquele que cumpriria a promessa feita. A palavra foi para Jeremias, mas nos serve de alento e encorajamento. Ele continua trazendo a primavera após o inverno, Ele continua zelando por aquilo que ELE disse que faria.
Isaías, 44:3 - Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
Isaías 43: 18-19 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Viva o novo de Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário