sábado, 16 de abril de 2016

Não viva o passado no presente


''Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber.'' Fl 3:13-14

Muitas pessoas não conseguem andar para frente porque ficam presas ao passado. Imitam a mulher de Ló, que olhou para trás e virou estátua, não voltou nem prosseguiu, ficou no caminho.

Se ficar preso no passado, não tem como andar pra frente. Você precisa esquecer definitivamente das coisas que para trás ficam. O passado pode arruinar sua vida e pode até lhe afastar das coisas e princípios de Deus. 

Se for necessário perdoar alguém, perdoe. Se for necessário pedir perdão, peça... mas liberte-se do passado. Deus tem novos degraus, novos andares, para sua vida. Esforça-te, você vai conseguir. Ore e peça forças ao Senhor.

O ontem já passou, o amanhã ainda não veio, por isso, importa preocuparmo-nos com a caminhada de hoje. "Prossigo para o alvo, pelo premio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus".

Paulo, ele diz: "Prossigo para o alvo". Ele já esqueceu o passado e já avançou para as coisas que estavam diante dele, mas ele disse que deveria prosseguir.

Prosseguir é perseverar. A vida não é fácil, seus projetos poderão ser bem sucedidos, mas você terá provas no meio do caminho. Neste momento, estamos avançando com todo o ânimo para alcançar algo, e deparamos com uma barreira, uma decepção. Talvez isso tenha acontecido com Paulo, mas ele diz: "Prossigo para o alvo".

Ele não desiste, e não fica lamuriando a sua queda. Continua seguindo reto pois tem um alvo. 

"Só alcança um alvo quem tem um alvo". Se você não tem um alvo, não tem como alcançar. Deixe me explicar melhor. Como você vai chegar a uma meta, sem decidir qual será a meta, qual será o objetivo de sua caminhada?

Tendo um alvo certo, um objetivo específico, você vai andar em linha reta, e quando menos esperar, já chegou. 

Israel no Deserto, ficou rodeando montanhas por 40 anos. Eles estavam confusos quanto a seus objetivos. Hora queriam voltar para o Egito, hora queriam chegar na terra prometida. Um dia Deus disse: "Chega de rodear montanhas" Dt 2.3

Apesar de termos sonhos, planos, que certamente são aprovados por Deus, devemos dar prioridade ao louvor de Jesus. Ele é o centro de nossas atenções. Paulo diz:

"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, PARA O PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS".

Esse é o maior prêmio, a vocação de Jesus Cristo. Devemos invocá-lo, buscá-lo, e assim estaremos buscando o Soberano, sua presença em nossas vidas é o maior de todos os prêmios. O demais, é acrescentado por Deus.

Isto quer dizer que é muito importante vivermos bem cada segundo, minuto e hora do dia que se chama "hoje". É um dom de Deus que devemos aproveitar para nosso bem, para bem do nosso próximo e para glória de Deus. "Ensina-nos, Senhor, a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios" (Salmo 90:12).

Não permitas que as derrotas, hábitos ruins, magoas, ressentimentos ou lutas do passado ("...esquecendo-me  das coisas que para trás ficam..." - Filipenses 3:12) venham ofuscar as grandes bênçãos que o Senhor tem para tua vida, neste novo tempo. Não te regozijes, nem descanses nas vitórias do passado (Eclesiastes 7:10), mas faz o teu melhor no presente e para o futuro. Olha ao teu redor e vê o muito que Deus tem para você. 

Voltar ao passado só para inspiração do futuro e novos empreendimentos para a vida e também para não repetirmos os erros cometidos. Diz-se "respeitemos o passado, não fiquemos presos a ele".

Vivamos o hoje intensamente para preparação do dia de amanhã, que não sabemos o que nos reserva, sabendo que temos um Guia e Protetor que não deixará vacilar o nosso pé, nem dormirá na vigia que faz ao nosso redor: Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

É necessário parar, analisar e refletir sobre alguns pontos: Até quanto nossas conversas vão continuar tratando das coisas que para trás ficam? Até quando nossos pensamentos estarão ligados nas coisas que para trás ficam? Até quando nossas atitudes serão baseadas em atitudes que para trás ficam? 

Precisamos avançar para as coisas que estão adiante, prosseguir, se erramos hoje, vamos nos colocar novamente na presença de Deus e avançar.

É tempo de percebermos que aprender com o passado e viver com ele ou dependente dele, são duas coisas diferentes.

Não vos lembrei das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei coisa nova, e, agora, sairá a luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.” (Isaías 43:18-19).

Esqueça as coisas passadas que não edificam a sua vida espiritual. Perdoe quem lhe fez mal! Esqueça aquelas coisas que estão adoecendo a sua vida emocional. 

Quem não perdoa, atrofia a sua capacidade de amar.

Faça como o apóstolo Paulo, ponha uma pedra sobre questões passadas, esqueça tudo aquilo que pode matar a sua motivação de viver o novo de Deus. 

A pessoa nunca poderá viver a plenitude do novo até aprender a perdoar. 

Quem não perdoa, carrega nas costas um peso morto e esse peso derruba. Quando você aprender a perdoar, e quando reaprender a indulgência poderá cortar fora esse peso e todas as energias que você usa para controlar essas coisas, podem, agora, ser usadas para ajudá-lo a crescer e se tornar um ser humano mais belo, pois o coração alegre e leve, torna o rosto mais bonito. 

Assim, não carregue o seu passado por aí, como um peso morto. Largue-o. aprenda com ele e largue-o

Não viva o passado no presente.

“Tudo o que alguém fez para você no passado não tem poder sobre o presente. Só você lhe pode dar esse poder. “

Nenhum comentário:

Postar um comentário