sábado, 2 de abril de 2016

Não deixe tudo para depois: faça o que precisa ser feito


Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:7-9

A vida deverá ser vivida entusiasticamente. Devemos ficar ocupados e fazer tudo aquilo que precisa ser feito e não deixar tudo para depois. Precisamos através da sabedoria, do discernimento, agir mantendo o foco e a alegria em tudo o que vamos realizar. 

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" Eclesiastes 9:10.  

"Ai de ti, ó terra cujo rei é criança e cujos príncipes se banqueteiam já de manhã. Ditosa, tu, ó terra cujo rei é filho de nobres e cujos príncipes se sentam à mesa a seu tempo para refazerem as forças e não para bebedice.  Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa" Eclesiastes 10:16-18.

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra. Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará. Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha paras as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas" Eclesiastes 11:1-6.  

Esta  passagem nos ensina a não nos preocuparmos com as minúcias do que pode acontecer. Nunca podemos dominar todas as contingências. Aqueles que esperam por condições ideais nunca realizarão nada. 

Então, enquanto houver semente para semear, não devemos nos preocupar obsessivamente com a possibilidade de uma tempestade. Precisamos apenas plantá-la. Precaução excessiva paralisa. Não confunda isso com agir impulsivamente.

É melhor pensar bem nas coisas e não agir impulsivamente. É melhor planejarmos cuidadosamente e levar tempo para nos equiparmos adequadamente em vez de apressar-nos a uma dada tarefa. Por outro lado, precisamos fazer certas coisas no momento certo, ou será muito tarde.  

"Boa é a sabedoria, havendo herança, e de proveito, para os que veem o sol. A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor" Eclesiastes 7:11-12.  

"A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade" Eclesiastes 7:19.  

"Quem abre uma cova nela cairá, e quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra. Quem arranca pedras será maltratado por elas, e o que racha lenha expõe-se ao perigo. Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito. Se a cobra morder antes de estar encantada, não há vantagem no encantador" Eclesiastes 10:8-11. 

Deus permite que o homem tire um proveito delicado da sua vida, e este deve ser-Lhe grato por tal fato, não alimentando grandes expectativas ou falsas esperanças. Este versículo reforça a ideia de que toda a felicidade que se possa experimentar tem de provir diretamente da mão de Deus.

Eclesiastes 5:18 Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.

Eclesiastes 5:19  - E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.

Eclesiastes 5:20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração.

O homem que aprendeu a aproveitar a vida calmamente não se inquieta com as incertezas que rondam a sua existência, seguindo assim o conselho de Jesus em Mateus 6:34. Deus enche os corações dos Seus servos com "alegria", possibilitando que estes tenham esperança mesmo quando as circunstâncias não são muito favoráveis.

Devemos conservar as amizades e dedicar tempo a conversar e cuidar das pessoas que estão à nossa volta. 

"Então, considerei outra vaidade debaixo do sol, isto é, um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã; contudo, não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho. Melhor é serem dois do que um, porquê têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade" Eclesiastes 4:7-12.

Pela cooperação realizamos muito mais do que avançando sós. Portanto, devemos cultivar amizades investindo tempo e esforço em nossas relações com outros. Amigos verdadeiros são presentes que Deus nos dá e é uma das maneiras Dele cuidar de nós.

No caminhar da vida é imprescindível ter amigos de verdade, conservá-los e junto com eles formar o cordão de 3 dobras. A terceira dobra é Jesus. Uma oração em concordância faz o milagre acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário