segunda-feira, 4 de abril de 2016

Aquietai: confiar em seu próprio entendimento é imprudência total.


O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." Provérbios 9:10

Buscamos a sabedoria em muitos lugares, para lidarmos com as decisões importantes que se apresentam para nós. Mas não há nada como o temor do Senhor, para nos guiar nos caminhos que devemos andar. 

Quantas vezes tomamos uma decisão precipitada, mas o conhecimento do Santo nos leva à prudência. Quando apresentamos nossos planos diante do Senhor, Ele guia nosso Espírito e nos leva para a direção certa. Por isso, ouça a voz do seu coração, se estiver em paz, significa que podemos seguir adiante, mas se estiver inquieto é melhor ter prudência e agir com o temor do Senhor.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos. Provérbios 3:5-8

Reconhecer o Senhor significa que devemos conhecer e aceitar o direcionamento de Deus específico em todas as áreas da nossa vida. Se reconhecemos que somos falhos, então é possível falharmos quando vamos tomar uma certa decisão individualmente sem consultá-lo. Mas se reconhecermos o Senhor em nossos caminhos nós buscaremos compreender qual é a vontade Dele e aceitar toda sabedoria e direcionamento que ele tiver para nossa vida.

Confiando em Deus, dependendo e descansando Nele é o que o nosso foco precisa ser. Quando temos uma decisão que precisamos fazer, a gente sempre precisa ir diante do Senhor, porque Ele sabe o que é melhor para nós. 

Precisamos nos lembrar de não nos estribar em nosso próprio entendimento. Devemos confiar no Senhor completamente em cada decisão que precisamos tomar. 

Não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos. Devemos sempre estar dispostos a ouvir e ser corrigidos pela Palavra de Deus e por conselhos sábios. 

Precisamos trazer as nossas decisões a Deus em oração, usando a Bíblia como nosso guia, e seguir a direção de Deus e “Ele endireitará as tuas vereda,”, guiando e protegendo-nos.

Abraão e seu sobrinho Ló eram ricos e tinham grandes rebanhos de ovelhas e gado. No entanto, porque a terra não foi capaz de suportar os dois, e seus pastores estavam brigando uns com os outros, eles decidiram seguir caminhos separados. 

Mesmo que Abraão era mais velho e tinha o direito de fazer a primeira escolha, ele permitiu que Ló escolhesse em que parte do país ele iria se estabelecer. 

Ló poderia ter feito uma série de coisas em resposta a oferta generosa de Abraão. Ele poderia ter dado a primeira escolha a Abraão por respeito. Ele poderia ter pedido conselho de Abraão e o mais importante, Ele poderia ter tomado tempo para consultar com Deus. 

Em vez disso, ele impulsivamente escolheu as planícies férteis do rio Jordão para si (Génesis 13:11) e selou seu destino. 

Por ter lançando suas tendas perto de Sodoma, Ló entrou em mais problemas do que ele estava preparado para lidar. Ele finalmente caiu em cativeiro do rei de Elão, e Abraão teve que ir e resgatá-lo.

Como Ló e muitos outros na Bíblia, nós também tentamos escolher a nossa direção na vida por conta própria.  

Aqueles que não aprenderam a confiar no Senhor, tem a mesma tendência de ir para a solução rápida, a primeira coisa que parece boa, sem dar tempo para considerar nossos motivos, nossa história, e as potenciais consequências. 

A decisão de Ló  o levou a muitas batalhas e situações que lhe trouxeram muitas tristezas desnecessárias.

A cada novo dia precisamos nos lembrar de confiar no Senhor em vez de em nós mesmo e reconhecer Sua supremacia e soberania em tudo que fazemos, assim podemos ter certeza de que Ele endireitará as nossas veredas.

Lembrem-se do versículo que diz: "buscai PRIMEIRO o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas?". Então... Em todos os aspectos devemos colocar o SENHOR em primazia em nossas vidas.

Confiar em seu próprio entendimento é imprudência total. 

A ansiedade leva a pessoa a tomar decisões equivocadas e ruins, pois além de limitar ou até bloquear a visão, ela leva a percepção de coisas momentâneas e não das possíveis consequências que existem a frente de cada atitude ou proceder do caminhar da vida.

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:6-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário