sexta-feira, 15 de abril de 2016

Amor: o elo da perfeição


O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7 

O conhecimento desta palavra é vital para os relacionamentos humanos. Vejamos a profundidade do que é o amor através do significado das palavras no original grego:

Paciente = Makrothumeo,  tem mais o significado de ser paciente com as pessoas do que ser paciente com as situações. O amor não se irrita com as pessoas facilmente, não perde a têmpera, mas permanece paciente.Quem ama não grita insultando o outro. 

Bondoso = chresteuomai,  significa mostrar sua própria bondade, isto é, ser gentil, bom, benévolo, mesmo que seja confrontado com ingratidão. Esta sempre pronto a colaborar com quem ama. 

Inveja = zelos, significa inveja, ciúme. A fonte da inveja e do ciúme é a carne, a natureza antiga. Quando há ciúmes, você se alegra quando o outro sofre e sofre quando o outro está alegre. Não inveja aqui significa alegra-se com alegria do outro e estar triste quando o outro está triste. 

Vangloriar = perpereuomai,  que significa  mostrar-se a si mesmo um leviano e fanfarrão. É o tipo de comportamento que continuamente diz: "Eu consegui, Eu tenho, Eu fiz,...Eu sei disto e daquilo.... significando que sou mais digno que você e que você provavelmente não fez “tudo aquilo”. Contudo, quando amamos de fato, não nos vangloriamos, porque reconhecemos que não há nada que nos faça diferente de qualquer outra pessoa. Porque, se amamos nos vangloriaremos no Senhor e Nele somente.

Não se vangloria significa que quem ama de verdade constrói junto, ensina e aprende junto, pois não são dois e sim como uma alma em dois corpos. O prazer de um estar em fazer o outro feliz. 

Orgulha = fusioo que literalmente significa vangloriar, esnobar, inchar, então o resultado é a soberba, tornando-se orgulhoso, o qual é bem contrário ao que é o amor. Pessoas soberbas só tem palavras de critica e grosseria, ou seja, não se orgulha significa: não critica, não desdenha do outro, não aponta dedo  querendo inferiorizar o outro. 

Maltrata = aschemoneo que significa comportar-se de maneira indecente... agir com deformidade moral. O amor então não se porta com imoralidade ou modos impróprios.

Interesses próprios = seus próprios" é o adjetivo grego eautou. Quando caminhamos no amor não buscamos agradarmos a nós mesmos, fazendo de nós o centro de nossas atividades (individualismo). 

Irar = paroxuno que literalmente significa afiar por esfregar em qualquer coisa, para aguçar; para afiar, incitar, exasperar."

Não guarda rancor = logizomai que significa considerar, colocar tudo na mente, contar e ocupar a mente com considerações e cálculos, o amor não guarda rancor", Isto é, o amor esquece rápida e permanentemente o mal que foi feito a ele. Às vezes pessoas no mundo trabalham anos planejando como vingar de alguém de as feriu. Contudo, quando caminhamos como novas criaturas, quando caminhamos no amor, então não guardamos os erros que fizeram contra nós, mas os perdoamos.

Quem guarda rancor e não perdoa atrofia a capacidade de amar e inibe a arte de expressar o amor para quem lhe ama profundamente. 

Não se segure à raiva por situações antigas, mágoa, ressentimentos, lembranças ruins ou dor. Eles roubam sua energia e o afastam do amor.

O amor não se alegra com a injustiça.... = iniquidade = adikia, que significa: o que não se conforma com o certo..quer andar sempre no erro. Assim, conforme esta passagem, o amor se alegra com a verdade, a Palavra de Deus

 Sofrer = stego, que significa fazer tudo por amor. Isto não significa ser capacho do outro e sim se doar em favor do outro. 

Tudo espera = O amor, portanto, espera todas as coisas que foram definidas por Deus como realidades futuras, assim como coisas que devemos ter esperança. 

Suportar = hupomeno. O amor então, além de ser muito paciente com as pessoas (makrothumeo) é também muito paciente com as circunstâncias (hupomeno). Ele espera pacientemente sem cair em desespero. Com paciência, procura se colocar no lugar do outro para poder cuidar de quem ama por todos os dias da vida. Somente é paciente quem ama de verdade.  

O amor é o elo da perfeição e sendo assim, uma vida sem amor, não importa quantas outras coisas tenhamos, é uma vida vazia e sem sentido.  

Quem encontra um verdadeiro amor, encontra um renovo constante a cada novo amanhecer e um desejo constante de dizer: eu te amo. 

O verdadeiro amor, lança fora todo o medo e traz vida aonde pensava-se que não mais existiria uma segunda chance. O verdadeiro amor é Jesus. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário