A minha esperança renasce a cada dia, pois tenho a certeza do amor do Senhor Jesus, das suas promessas e que sempre comigo estas. A Tua presença aquieta minha alma e pela tua destra sou fortalecido, ajudado e sustentado. Jesus é a força da minha vida, o seu amor enche o meu ser e posso todas as coisas naquele que me fortalece.
domingo, 24 de abril de 2016
Um novo dia, um novo tempo esperam por você
E, assim, se alguém está [integrado] em Cristo [o Messias], é nova criatura [em todos os aspectos]; as coisas antigas [a condição moral e espiritual anterior] já passaram; eis que se fizeram novas [e frescas]. 2 Coríntios 5.17
Como "nova criatura", você não pode permitir que as coisas velhas que aconteceram com você continuem afetando sua nova vida em Cristo e o novo tempo na sua vida. Você é uma nova criatura com uma vida nova em Cristo. Você pode ter sua mente renovada de acordo com a Palavra de Deus. Coisas boas vão acontecer com você. Regozije-se! É um novo dia! Existem uma batalha na mente e esta batalha é espiritual que quer fazer a pessoa focalizar no ontem e de lá enxergar o presente. Isto é para querer impedir a sua felicidade e as sua realizações.
Temos que repreender isso em nome de Jesus. Rejeite em nome de Jesus estes pensamentos que querem impedir de você viver a plenitude do novo que o Senhor trouxe a sua vida.
Abraão, esperando contra a esperança [porque para ele a razão humana era contra a esperança], creu [esperou com fé], para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência [inumerável].
E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido [inteiramente impotente, como se estivesse morto], sendo já de cem anos, e [considerando] a idade avançada de Sara, Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu [e foi cheio de poder pela fé, louvando e] dando glória a Deus. Romanos 4.18-20
Abraão foi muito positivo sobre uma situação muito negativa!
Hebreus 6.19 nos diz que a esperança é a âncora da alma. A esperança é a força que nos mantém firmes em um tempo de provação. Jamais pare de ter esperança. Se você fizer isso, você terá uma vida miserável. Se você já está tendo uma vida miserável porque você não tem esperança, comece a ter esperança. Não tenha medo!
Uma das coisas que precisamos aprender neste contexto é que para viver o novo, você tem que esperar receber, para receber e manter a mente nas coisas de Deus, renovando-a constantemente e com paciência para evitar a ansiedade, orar crendo que já recebeu. Veja o exemplo de Abraão citado acima.
Por isso, o Senhor [zelosamente] espera [tendo expectativa, procurando e desejando muito] para ter misericórdia de vós, e [portanto] se detém, para se compadecer de vós [e vos mostrar sua bondade amorosa], porque o Senhor é Deus de justiça; bem-aventurados [felizes, afortunados, invejáveis são] todos os que nele esperam [que têm expectativa e o procuram e o desejam e desejam sua vitória, seu favor, seu amor, sua paz, sua alegria e sua companhia incomparável e contínua]! Isaías 30.18
Tome uma decisão hoje: DECIDA ACREDITAR
Também o Espírito [Santo], semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém [não sabemos que oração oferecer, nem como oferecê-la de forma válida], mas o mesmo Espírito [recebe a nossa súplica e] intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis [muito profundos]. Romanos 8.26
Como cristãos, precisamos aprender a decidir acreditar. Deus, freqüentemente, nos dá fé (um produto do Espírito) com relação a coisas com as quais nossas mentes simplesmente podem nem sempre parecer estar de acordo. A mente quer entender — o porquê, o quando e o como de tudo. Freqüentemente, quando esse entendimento não é dado por Deus, a mente se recusa a acreditar naquilo que ela não entende.
Às vezes acontece de um crente saber alguma coisa em seu coração (seu homem interior), mas sua mente lutar contra isso. Repreenda isso em nome de Jesus.
O maligno jamais esgota seu estoque de dardos inflamados para jogar contra nós quando estamos tentando caminhar em frente. Levante seu escudo da fé e lembre-se de Tiago 1.2-8, que nos ensina que podemos pedir sabedoria a Deus nas provações e ele nos dará e nos mostrará o que fazer.
Ao longo do dia um momento imprescindível: Pense sobre o que você está pensando.
Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas [os caminhos da vida marcados pela tua Lei] terei respeito. Salmo 119.15
A Palavra de Deus nos ensina sobre o que deveríamos gastar nosso tempo pensando.
O salmista disse que ele pensava ou meditava nos preceitos de Deus. Isso significa que ele passou muito tempo ponderando e pensando sobre os caminhos de Deus, suas instruções e seus ensinamentos.
No Salmo 1.3 está escrito que a pessoa que faz assim ... é como árvore [firmemente] plantada [e cuidada] junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido [alcançará a maturidade].
É muito benéfico pensar sobre a Palavra de Deus. Quanto mais tempo uma pessoa gasta meditando na Palavra, mais ela colherá da Palavra.
Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com, a medida [de pensamento e estudo] com que tiverdes medido [a verdade que você ouve] vos medirão também [vossa virtude e conhecimento], e ainda se vos acrescentará [a vós que ouvis].
Marcos 4.24
Esta passagem nos diz que quanto mais tempo gastarmos meditando na Palavra que lemos e ouvimos, mais poder e habilidade teremos para fazê-lo — mais revelação teremos sobre o que temos lido ou ouvido. Basicamente, isso nos diz que obteremos da Palavra de Deus aquilo que investirmos nela.
Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Louvor "O Novo de Deus"
sábado, 23 de abril de 2016
Murmure e não saia do lugar, louve e seja exaltado
É uma forma corrupta de conversação que causa muitos problemas na vida das pessoas.
Também abre muitas portas para o inimigo.
Lembre-se: nós declaramos que as palavras têm poder. Palavras de reclamação e murmuração carregam um poder destrutivo. Elas destroem a alegria daquele que murmura e também pode afetar as pessoas que as ouvem.
Em Efésios 4.29, o apóstolo Paulo nos instruiu a não usar nenhuma palavra torpe. Antes, eu não sabia que isso incluía murmuração, mas agora aprendi que sim. Murmuração e reclamação poluem nossa vida e provavelmente soa como maldição para o Senhor.
Para ele isso é poluição verbal. Poluir é envenenar. Já parou para pensar que você e eu podemos envenenar nosso futuro ao murmurar sobre o que está acontecendo agora?
Quando reclamamos sobre nossa situação, permanecemos nela; quando louvamos a Deus no meio da dificuldade, ele nos liberta delas.
A melhor maneira de começar o dia é com gratidão e ações de graça.
Dê uma rasteira no diabo. Se você não encher os seus pensamentos e conversas com coisas boas, ele definitivamente os encherá com coisas ruins.
Pessoas verdadeiramente agradecidas não murmuram. Estão tão ocupadas sendo gratas pelas coisas boas que fazem que não têm tempo de notar as coisas sobre as quais poderiam murmurar.
O mundo está cheio de duas forças: a boa e a má. A Bíblia nos ensina que o bem vence o mal (Romanos 12.21) e que devemos escolher o bem. Se estivermos numa situação negativa (má), poderemos vencê-la com o bem.
O louvor e as ações de graças são forças boas; a murmuração e a reclamação são forças más.
Murmuração e Reclamação Abrem a Porta para a Destruição
Não ponhamos o Senhor à prova [testar sua paciência, tornar-se uma prova para ele, fazer uma avaliação crítica dele e explorar sua bondade] como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador (morte). Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos [e avisos para nós] e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins (consumação e conclusão) dos séculos têm chegado. 1 Corintios 10.9-11
Quando murmuramos, Deus considera que estamos abusando da sua bondade. Deus é bom e quer nos ouvir falando da sua bondade. Quando murmuramos, nos queixamos ou reclamamos, estamos fazendo uma crítica ao Deus que servimos.
Ao murmurar, os israelitas abusaram da bondade de Deus, por isso foram destruídos. Isso está registrado no Antigo Testamento e confirmado no Novo Testamento, para que nos sirva de lição, a Bíblia diz. Em outras palavras, para que possamos ver o erro que cometeram e não voltemos a repeti-lo. Eles murmuraram e enfrentaram a morte e a destruição. Deveríamos ser mais cautelosos com esses exemplos para não segui-los.
Louvor e Ação de Graças Abrem a Porta para a Vida
O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias. Provérbios 21.23
O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína. Provérbios 13.3
Esses versículos comprovam que a pessoa que guarda a boca protege a alma, mas quem não guarda a boca pode trazer destruição à sua vida.
Quando os israelitas foram para o deserto, um dos problemas com que Deus teve de lidar repetidamente foi a murmuração.
Era uma viagem de onze dias do Egito à Terra Prometida (Deuteronômio 1.2), mas depois de quarenta anos eles ainda vagavam no deserto da morte e da destruição.
Deveríamos nos guardar da tentação de murmurar e nos queixar e, propositadamente, escolher oferecer sacrifício de louvor e ações de graças. (Hebreus 13.15.)
Podemos escolher murmurar e não sair do lugar ou louvar e ser exaltados.
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica (pedidos específicos), com ações de graças. Filipenses 4.6
A Palavra de Deus tem muito a dizer sobre ações de graças e pessoalmente creio que isto é o antídoto para o veneno da murmuração.
A murmuração tem se tornado tão sério que às vezes pedimos a Deus alguma coisa e quando ele responde nossas orações nos queixamos de ter que cuidar da coisa que pedimos a ele.
A murmuração enfraquece enquanto as ações de graças liberam poder - poder para trazer respostas às nossas orações.
Em Filipenses 4.6, o apóstolo Paulo diz que as ações de graças põem nossas petições em linha com a aprovação de Deus.
Ser grato é prova de maturidade. Demonstra que estamos maduros espiritualmente para lidar com qualquer tipo de promoção ou aumento.
Ser grato também pode ser um sacrifício. Se não somos gratos ou se nossas circunstâncias não ditam isso, as ações de graças podem se tornar uma oferta sacrifical feita pela fé, em obediência, porque amamos ao Senhor e queremos honrar sua Palavra.
Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13.15
Não devíamos louvar e oferecer ações de graças apenas quando há razão para fazê-lo.
E fácil agradecer e louvar quando temos uma razão para isso, mas isso não é sacrifício.
Deveríamos, espontaneamente, oferecer louvor e ações de graças o tempo todo, deveríamos agradecer a Deus por todas as suas bênçãos e pelo favor que ele tem nos concedido.
Se fizéssemos uma lista de bênçãos, perceberíamos claramente como é bom ser tão abençoados.
Muitas vezes não damos valor a tudo o que temos porque temos em abundância, enquanto pessoas de outros países se considerariam ricos se as tivessem.
A carne procura razões pelas quais reclamar, mas o espírito busca razões para glorificar a Deus.
Em Filipenses 2.14, o apóstolo Paulo nos alerta: Fazei tudo sem murmurações [contra Deus] nem contendas [entre vós].
Em 1 Tessalonicenses 5.18, ele nos exorta, Em tudo, [não importa quais circunstâncias] daí graças, [a Deus] porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus [o Revelador e Mediador] para convosco [que estais em Cristo Jesus].
Finalmente, em Efésios 5.20, ele escreve que deveríamos dar sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.
Por esses versículos, vemos que não só devemos evitar nos queixar, praguejar, acharmos falhas nas pessoas, murmurar, questionar e duvidar, como também dar graças "o tempo todo," "em qualquer circunstância," "por tudo." Isso não significa que temos de agradecer a Deus por todas as coisas negativas que nos acontecem, mas agradecer-lhe nelas.
O Senhor é grandemente honrado quando nos recusamos a murmurar numa situação na qual naturalmente o faríamos. Ande uma milha a mais e recuse-se a murmurar; pelo contrário, escolha ser grato no meio de suas circunstâncias.
Lembre-se: você terá de agir assim "de propósito", mas nem sempre você vai querer fazer isso.
Mas pode liberar poder em sua vida se o fizer. A vida de louvor é vida de poder!
quarta-feira, 20 de abril de 2016
Limpe a mesa e não desista da sua felicidade
Provérbios 24:3-6, que diz: “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis. Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto. Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.”.
Deus tem grandes coisas para fazer, e por mais que a vida pareça difícil, temos descoberto quanta felicidade há em nossos caminhos, e quantas Deus quer que alcancemos.
Existem pensamentos que, ao colocarmos em nossas mentes, ecoam como que se reverberassem, como se fossem verdadeiras barreiras para não alcançarmos aquilo que desejamos.
Quando eu olho para o velho, deixo de ver o novo que Deus tem para me dar, ou que já deu.
Muitas vezes estamos mais aptos a receber o que estamos esperando, ao invés de receber o que realmente desejamos.
Por vezes, a preocupação rouba a alegria do presente, como também parece retardar os objetivos retardados.
Em geral, em face ao desafio a algo novo, a tendência do ser humano é esperar ou cogitar aquilo que pode acontecer de pior, o que vai, possivelmente, não dar certo.
Não podemos esperar aquilo que vai vir como pior, mas temos que esperar o que desejamos.
Pensamentos negativos de preocupação não devem habitar a nossa vida, porque, o inimigo espiritual, derrotado que é, mas que anda cercando, lança dardos: morreu, violência, má notícia. Não é o que acontece, no geral?
Nós, crentes em Jesus, não podemos viver na expectativa do negativo ou do pior.
Por exemplo: quando um filho sai, e diz que volta às 10. Então, dão 10 horas, você olha no relógio, e ele ainda não chegou. Dão 10h55m e a pessoa não chega. Qual o primeiro pensamento que se instala na nossa mente? Alguma coisa ruim aconteceu. Todo ser humano é assim.
Em Provérbios 18:14-15 diz: “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar? O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber.”
Na aflição, na demora, na espera, espírito firme. Mas o tempo está passando? Temos a nossa confissão em linha com a palavra e começamos a ministrar com sabedoria e conhecimento: Deus, dou ordens aos teus anjos que vão atrás do meu filho, que tome conta e que o guarde.
O desespero não resolve a situação. A preocupação, muito menos.
as más novas não caem no nosso coração e germinam imediatamente. O nosso coração não foi feito para germinar ervas daninhas. Ele foi feito para produzir frutos de vida.
Não faça nada sob grande emoção!
Quando estamos debaixo de grande emoção, a tendência é tomarmos atitudes das quais vamos nos arrepender. Pare, pense, analise. Ore a Deus e tome a decisão que é necessária.
Por vezes, a nossa alma está tão ferida que o desejo é se livrar daquilo e, às vezes, você se livra do que é mais precioso. E voltar e resgatar e retomar tudo de novo, em muitos casos, é mais difícil.
Como estamos aprendendo com Deus, sabemos que antes da emoção vem a fé. Como cremos no Deus que transforma tudo, vamos agir.
A sua felicidade não depende de quem está ao seu lado, mas de você. Porque, quando a Bíblia diz para amar o próximo como a si mesmo, significa que você, se amando, tem condições de contagiar outras pessoas com amor: seu marido, sua esposa, seus filhos, amigos; as pessoas que convivem com você.
Se eu não sou feliz, porque não sei ser, não posso jogar a minha infelicidade em cima de outro dizendo: não sou feliz por sua causa. Não!
Se você, hoje, está incomodado ou não gosta de uma situação da sua vida, se há alguma frustração ou preocupação, algum sentimento que lhe impossibilita de ver ou viver a sua felicidade, não se lamente. Chega de lamento!
A lamentação é algo muito interessante, pois leva a alto-piedade.
Você não vai mais se preocupar com isso. Você vai fazer a coisa certa!
Em nome de Jesus, creia que Deus está no controle de sua vida, e você irá se preocupar menos, crer e agir mais. Para isso, você terá que, primeiro, deixar o seu passado, por mais importante que ele tenha sido, lá atrás.
O nosso passado não poder ser forte o suficiente para controlar a nossa vida futura.
Quantos irmãos não conseguem ser felizes porque estão atrelados ao passado? Não pode!
A partir de hoje, se você quer ser feliz , você tem que deixar para trás as coisas que lhe magoaram, que entristeceram, que lhe deixaram triste e ferida. Que o fluir das águas vivas do Senhor que correm da sua morada esteja agora lavando o seu interior de tudo o que lhe trouxe sofrimento e que um lindo jardim nasça dentro de você.
De agora para frente, é um projeto novo de felicidade, em nome de Jesus.
Você sabia que a pessoa que nasceu vencedora não pode ser derrotada? Você sabia disso?
Quem nasceu para ser vencedor? Você não pode ser derrotado, infeliz, não pode!
Deus, quando nos predestinou, em amor, que carrega felicidade, pois não há quem ame e não seja feliz, Ele projetou uma vida feliz.
Não há ninguém que possa derrotar você, só se você quiser. É uma opção que ninguém aqui quer ter, pois todos queremos ser felizes.
Hoje, você irá desenvolver uma atitude vitoriosa.
Hoje, se alguém aqui está desanimado, diga adeus a seu desânimo, porque Deus não trabalha nem realiza com desanimados. Deus realiza com aqueles que avançam.
Mesmo que não se veja mudança, Deus não lhe fez para viver desanimado, mas com bom ânimo.
A partir de hoje, Deus vai quebrar tudo aquilo que tem sido empecilho em sua vida, em seus caminhos. Você irá se valorizar. Valorize o que Deus te deu .
O inimigo lança os seus dardos para tentar agitar a mente e bloquear a sua felicidade, pois ele sabe que chegou a sua vida uma felicidade nunca antes sonhada, mas Deus é maior! Ore ao Senhor e rejeite da sua mente tudo o que é ancora de lembrança de coisas ruins do ontem e olhe para a frente e veja o que o Senhor está fazendo na sua vida.
Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Isaías 43:18,19
A partir de hoje, em nome de Jesus, você deixará de lado o negativo e as impossibilidades.
O Senhor é o Deus das nossas casas, das nossas vidas, temos que ser felizes, mesmo que tenhamos uma ovelha negra na família, mesmo que tenhamos dificuldades… Deus fará com que os nossos projetos de felicidades sejam satisfeitos.
Todos precisamos de algo na nossa vida, que nos motive, que nos dê esperança, que nos valorize, que nos dê otimismo, seja o que for, você agora, vai pensar: o que eu preciso para me motivar? Pense em alguma coisa: mais alto-confiança, coragem, amor, domínio próprio.
Cada um de nós vai pensar sobre isso, para poder sair daqui com energia suficiente para, por exemplo, salvar um casamento ou mudar uma situação da vida.
O que você precisa? Agarre-se a isso, agora. Agarre-se, porque Deus vai pegar essa semente que você tem na sua mente e no seu coração e vai dar muito adubo para que ela floresça e você consiga ver com seus olhos a sua felicidade brotando a sua frente.
Nunca se sinta pequeno, nem que o que você tem é pouco, porque Deus pega os pequeninos da terra e envergonha os grandes. Você será feliz, em nome de Jesus.
Muitas pessoas são infelizes porque se dão totalmente para o outro e se esquecem de cuidar de si e que também merecem ser feliz. Depois, vem aquela frustração, porque faz tudo para todo mundo e ninguém dá bola. Talvez seja você mesmo que não esteja se dando bola. Cuide-se!
Pense no seu coração, agora. Coloque na sua mente: eu posso. Diga em voz alta que você pode ser feliz! E aqueles que estão dizendo que não podem, em Filipenses 4:13 diz: “tudo posso naquele que me fortalece.”
Se você não pode, Deus pode por você. Então diga: eu posso ser feliz, eu quero ser feliz, eu vou lutar pela felicidade, Senhor.
Deus não desiste da sua felicidade, e você também não irá desistir. Quem quer ser feliz? Diga: não só quero, como serei. Aquilo que creio, falo.
Hebreus 1:9 “Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.”
Seremos felizes porque o mundo é feliz, mas porque o nosso Deus nos ungiu com óleo de alegria.
É necessário esvaziar a mesa da vida. Imagine na sua mente uma mesa cheia de livros, com copos descartáveis de capuccino, toda bagunçada. Agora, limpe a mesa. Crie espaço. Jogue fora aquilo que não tem sido bom, que não serve, que trás mágoas, libere o perdão, tenha compaixão, livre-se daquilo que é inútil e reveja os seus conceitos radicais.
Limpe a mesa. Tire de lado tudo que está atrapalhando. Jogue fora, mesmo. Há coisas que não podem ser guardadas. Tem que ser jogado fora. Sabe aquilo que já está embolado, e você olha e fica na nostalgia. Não é mais.
Deus não quer que você pegue um remendo e ponha na sua felicidade, porque se não vai rasgar mais. Deus quer que você tenha uma fazenda nova para fazer uma nova felicidade. Ele a colocou na sua vida.
Quando chegar as suas mãos a sua gravidez desejada, o seu marido, aquela pessoa que você pediu a Deus, o seu emprego, a sua casa, enfim, tudo aquilo que você quer como projeto de felicidade, o que você vai fazer? Voltar ao velho padrão de satisfação ou reclamações, ou você vai expressar toda a sua gratidão a Deus, ou você vai usar o seu testemunho para contagiar outras pessoas a crerem que a felicidade é possível?
O inimigo não quer que você de testemunho para Glorificar a Deus. A mente é um campo de batalha, mas em nome de Jesus sejam removidas da sua mente tudo o que está querendo impedir o seu avanço e a sua felicidade.
Malaquias 3:12 “Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.”
Eu quero ser chamada de feliz! Quero ser totalmente feliz. Quero o meu lar totalmente feliz! Eu recebo para a minha vida, Senhor.
sábado, 16 de abril de 2016
Não viva o passado no presente
''Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber.'' Fl 3:13-14
Muitas pessoas não conseguem andar para frente porque ficam presas ao passado. Imitam a mulher de Ló, que olhou para trás e virou estátua, não voltou nem prosseguiu, ficou no caminho.
Se ficar preso no passado, não tem como andar pra frente. Você precisa esquecer definitivamente das coisas que para trás ficam. O passado pode arruinar sua vida e pode até lhe afastar das coisas e princípios de Deus.
Se for necessário perdoar alguém, perdoe. Se for necessário pedir perdão, peça... mas liberte-se do passado. Deus tem novos degraus, novos andares, para sua vida. Esforça-te, você vai conseguir. Ore e peça forças ao Senhor.
O ontem já passou, o amanhã ainda não veio, por isso, importa preocuparmo-nos com a caminhada de hoje. "Prossigo para o alvo, pelo premio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus".
Paulo, ele diz: "Prossigo para o alvo". Ele já esqueceu o passado e já avançou para as coisas que estavam diante dele, mas ele disse que deveria prosseguir.
Prosseguir é perseverar. A vida não é fácil, seus projetos poderão ser bem sucedidos, mas você terá provas no meio do caminho. Neste momento, estamos avançando com todo o ânimo para alcançar algo, e deparamos com uma barreira, uma decepção. Talvez isso tenha acontecido com Paulo, mas ele diz: "Prossigo para o alvo".
Ele não desiste, e não fica lamuriando a sua queda. Continua seguindo reto pois tem um alvo.
"Só alcança um alvo quem tem um alvo". Se você não tem um alvo, não tem como alcançar. Deixe me explicar melhor. Como você vai chegar a uma meta, sem decidir qual será a meta, qual será o objetivo de sua caminhada?
Tendo um alvo certo, um objetivo específico, você vai andar em linha reta, e quando menos esperar, já chegou.
Israel no Deserto, ficou rodeando montanhas por 40 anos. Eles estavam confusos quanto a seus objetivos. Hora queriam voltar para o Egito, hora queriam chegar na terra prometida. Um dia Deus disse: "Chega de rodear montanhas" Dt 2.3
Apesar de termos sonhos, planos, que certamente são aprovados por Deus, devemos dar prioridade ao louvor de Jesus. Ele é o centro de nossas atenções. Paulo diz:
"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, PARA O PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS".
Esse é o maior prêmio, a vocação de Jesus Cristo. Devemos invocá-lo, buscá-lo, e assim estaremos buscando o Soberano, sua presença em nossas vidas é o maior de todos os prêmios. O demais, é acrescentado por Deus.
Isto quer dizer que é muito importante vivermos bem cada segundo, minuto e hora do dia que se chama "hoje". É um dom de Deus que devemos aproveitar para nosso bem, para bem do nosso próximo e para glória de Deus. "Ensina-nos, Senhor, a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios" (Salmo 90:12).
Não permitas que as derrotas, hábitos ruins, magoas, ressentimentos ou lutas do passado ("...esquecendo-me das coisas que para trás ficam..." - Filipenses 3:12) venham ofuscar as grandes bênçãos que o Senhor tem para tua vida, neste novo tempo. Não te regozijes, nem descanses nas vitórias do passado (Eclesiastes 7:10), mas faz o teu melhor no presente e para o futuro. Olha ao teu redor e vê o muito que Deus tem para você.
Voltar ao passado só para inspiração do futuro e novos empreendimentos para a vida e também para não repetirmos os erros cometidos. Diz-se "respeitemos o passado, não fiquemos presos a ele".
Vivamos o hoje intensamente para preparação do dia de amanhã, que não sabemos o que nos reserva, sabendo que temos um Guia e Protetor que não deixará vacilar o nosso pé, nem dormirá na vigia que faz ao nosso redor: Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
É necessário parar, analisar e refletir sobre alguns pontos: Até quanto nossas conversas vão continuar tratando das coisas que para trás ficam? Até quando nossos pensamentos estarão ligados nas coisas que para trás ficam? Até quando nossas atitudes serão baseadas em atitudes que para trás ficam?
Precisamos avançar para as coisas que estão adiante, prosseguir, se erramos hoje, vamos nos colocar novamente na presença de Deus e avançar.
É tempo de percebermos que aprender com o passado e viver com ele ou dependente dele, são duas coisas diferentes.
Não vos lembrei das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei coisa nova, e, agora, sairá a luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.” (Isaías 43:18-19).
Esqueça as coisas passadas que não edificam a sua vida espiritual. Perdoe quem lhe fez mal! Esqueça aquelas coisas que estão adoecendo a sua vida emocional.
Quem não perdoa, atrofia a sua capacidade de amar.
Faça como o apóstolo Paulo, ponha uma pedra sobre questões passadas, esqueça tudo aquilo que pode matar a sua motivação de viver o novo de Deus.
A pessoa nunca poderá viver a plenitude do novo até aprender a perdoar.
Quem não perdoa, carrega nas costas um peso morto e esse peso derruba. Quando você aprender a perdoar, e quando reaprender a indulgência poderá cortar fora esse peso e todas as energias que você usa para controlar essas coisas, podem, agora, ser usadas para ajudá-lo a crescer e se tornar um ser humano mais belo, pois o coração alegre e leve, torna o rosto mais bonito.
Assim, não carregue o seu passado por aí, como um peso morto. Largue-o. aprenda com ele e largue-o
Não viva o passado no presente.
“Tudo o que alguém fez para você no passado não tem poder sobre o presente. Só você lhe pode dar esse poder. “
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Amor: o elo da perfeição
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7
O conhecimento desta palavra é vital para os relacionamentos humanos. Vejamos a profundidade do que é o amor através do significado das palavras no original grego:
Paciente = Makrothumeo, tem mais o significado de ser paciente com as pessoas do que ser paciente com as situações. O amor não se irrita com as pessoas facilmente, não perde a têmpera, mas permanece paciente.Quem ama não grita insultando o outro.
Bondoso = chresteuomai, significa mostrar sua própria bondade, isto é, ser gentil, bom, benévolo, mesmo que seja confrontado com ingratidão. Esta sempre pronto a colaborar com quem ama.
Inveja = zelos, significa inveja, ciúme. A fonte da inveja e do ciúme é a carne, a natureza antiga. Quando há ciúmes, você se alegra quando o outro sofre e sofre quando o outro está alegre. Não inveja aqui significa alegra-se com alegria do outro e estar triste quando o outro está triste.
Vangloriar = perpereuomai, que significa mostrar-se a si mesmo um leviano e fanfarrão. É o tipo de comportamento que continuamente diz: "Eu consegui, Eu tenho, Eu fiz,...Eu sei disto e daquilo.... significando que sou mais digno que você e que você provavelmente não fez “tudo aquilo”. Contudo, quando amamos de fato, não nos vangloriamos, porque reconhecemos que não há nada que nos faça diferente de qualquer outra pessoa. Porque, se amamos nos vangloriaremos no Senhor e Nele somente.
Não se vangloria significa que quem ama de verdade constrói junto, ensina e aprende junto, pois não são dois e sim como uma alma em dois corpos. O prazer de um estar em fazer o outro feliz.
Orgulha = fusioo que literalmente significa vangloriar, esnobar, inchar, então o resultado é a soberba, tornando-se orgulhoso, o qual é bem contrário ao que é o amor. Pessoas soberbas só tem palavras de critica e grosseria, ou seja, não se orgulha significa: não critica, não desdenha do outro, não aponta dedo querendo inferiorizar o outro.
Maltrata = aschemoneo que significa comportar-se de maneira indecente... agir com deformidade moral. O amor então não se porta com imoralidade ou modos impróprios.
Interesses próprios = seus próprios" é o adjetivo grego eautou. Quando caminhamos no amor não buscamos agradarmos a nós mesmos, fazendo de nós o centro de nossas atividades (individualismo).
Irar = paroxuno que literalmente significa afiar por esfregar em qualquer coisa, para aguçar; para afiar, incitar, exasperar."
Não guarda rancor = logizomai que significa considerar, colocar tudo na mente, contar e ocupar a mente com considerações e cálculos, o amor não guarda rancor", Isto é, o amor esquece rápida e permanentemente o mal que foi feito a ele. Às vezes pessoas no mundo trabalham anos planejando como vingar de alguém de as feriu. Contudo, quando caminhamos como novas criaturas, quando caminhamos no amor, então não guardamos os erros que fizeram contra nós, mas os perdoamos.
Quem guarda rancor e não perdoa atrofia a capacidade de amar e inibe a arte de expressar o amor para quem lhe ama profundamente.
Não se segure à raiva por situações antigas, mágoa, ressentimentos, lembranças ruins ou dor. Eles roubam sua energia e o afastam do amor.
O amor não se alegra com a injustiça.... = iniquidade = adikia, que significa: o que não se conforma com o certo..quer andar sempre no erro. Assim, conforme esta passagem, o amor se alegra com a verdade, a Palavra de Deus
Sofrer = stego, que significa fazer tudo por amor. Isto não significa ser capacho do outro e sim se doar em favor do outro.
Tudo espera = O amor, portanto, espera todas as coisas que foram definidas por Deus como realidades futuras, assim como coisas que devemos ter esperança.
Suportar = hupomeno. O amor então, além de ser muito paciente com as pessoas (makrothumeo) é também muito paciente com as circunstâncias (hupomeno). Ele espera pacientemente sem cair em desespero. Com paciência, procura se colocar no lugar do outro para poder cuidar de quem ama por todos os dias da vida. Somente é paciente quem ama de verdade.
O amor é o elo da perfeição e sendo assim, uma vida sem amor, não importa quantas outras coisas tenhamos, é uma vida vazia e sem sentido.
Quem encontra um verdadeiro amor, encontra um renovo constante a cada novo amanhecer e um desejo constante de dizer: eu te amo.
O verdadeiro amor, lança fora todo o medo e traz vida aonde pensava-se que não mais existiria uma segunda chance. O verdadeiro amor é Jesus.
Perdoe: quem não perdoa, atrofia a sua capacidade de amar.
"Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. Lucas 6:37
Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Colossenses 1:13-14
Desentendimentos, brigas, separações e mágoas acontecem todos os dias pela falta de perdão. O perdão só existe porque todos nós podemos cometer erros e sem ele, seria impossível manter relacionamentos saudáveis com as pessoas.
Quem não perdoa, atrofia a sua capacidade de amar.
Muitas pessoas não conseguem perdoar por adotarem uma atitude de autodefesa, e elas tendem a negar o que está acontecendo, ou por sua soberba ou pela própria dificuldade da situação, como se no dito popular “o que vem de baixo não as atingisse". Este tipo de atitude gera prisão emocional e alterações silenciosas na saúde e com o passar do tempo aparecem doenças.
Não podemos esquecer que o único ser perfeito é Jesus e não cobrarmos a perfeição de ninguém, pois muitas vezes está cobrança descabida da perfeição de alguém se torna uma porta aberta para brigas e junto com elas as magoas e ressentimentos. Se coisas com estas ficam no coração, começam a serem instalados ali rachaduras e feridas emocionais que irão contaminar todas as áreas da vida. Somente o perdão pode limpar e sarar isto do coração.
O perdão é uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer. A falta de perdão é como uma pedra amarrada na perna de alguém, que a arrasta para o fundo do mar.
Se Deus perdoou os nossos pecados e se nós queremos ser parecidos com Deus, que motivos podemos ter para não perdoar alguém?
É comum escolhermos o que vamos perdoar, baseados naquilo que acreditamos ser "perdoável" ou não. Algumas pessoas acreditam, por exemplo, que alguém que comete o mesmo erro conosco mais de uma vez, não merece ser perdoada. Então elas criam uma espécie de "escala de perdão".
Mas a Palavra de Deus nos mostra que, perdoar não é uma escolha, mas uma ordem! Veja o que Jesus disse: "Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe" (Lucas 17:3-4)
Sentir vontade de perdoar é muito bom. Mas a verdade é que quase nunca isso acontece! Se analisarmos os nossos sentimentos, encontraremos raiva, mágoa e desejo de vingança em nosso coração. Por isso a Bíblia nos mostra que o perdão não deve ser fruto da emoção, e sim da razão.
É claro que o sentimento pode estar envolvido no ato de perdoar, mas, se não estiver, a razão tem que prevalecer.
Quando Pedro perguntou a Jesus sobre o quanto devemos perdoar, Ele deu uma resposta impactante: "Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’. Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete’" (Mateus 18:21,22).
Só conseguiremos cumprir esse mandamento se tivermos uma vontade racional de perdoar e agradar ao Senhor.
Fingir o perdão é algo que muitas pessoas fazem, pois torna as coisas mais "fáceis".
Se você está sempre criticando e apontando os defeitos do outro, este é um sinal de que você ainda não perdoou esta pessoa).
Conheço muitas pessoas que não liberam o perdão por acharem que, por elas se lembrarem do que ocorreu, significa que não houve o perdão. Mas, se nos basearmos nesse modo de pensar, nunca conseguiremos perdoar ninguém!
Quando somos agredidos ou ofendidos de alguma forma, o nosso cérebro guarda aquelas informações tão intensamente, que dificilmente nos esqueceremos um dia.
Então, quando você perdoa, não significa que você esqueceu o que o outro fez com você, mas sim de que você não leva mais em conta. Quem perdoa, se lembra do que aconteceu, mas também se lembra que decidiu liberar perdão e isso traz paz ao coração.
A falta de perdão pode trazer muitas coisas ruins, pode trazer doenças físicas e emocionais e também nos leva para longe da presença do Senhor e abre brechas para que o inimigo atue em nossas vidas. Em Isaías 59:2 está escrito: "As suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá".
Lembrem-se como ensina o Apostolo Paulo em Efésios 6:11: “a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço"
Muitos problemas surgem nos relacionamentos humanos por influência de setas malignas e isto com o intento de minar relacionamentos e contaminar o coração. Como do coração procedem as raízes da vida, se ele for contaminado com coisas ruins, todas as áreas da vida serão contaminadas. Vejam Provérbios 4:23.
Perdoar é o melhor caminho a seguir, por mais que seja difícil e fira o nosso orgulho. Muitas vezes, não perdoamos porque achamos que somos melhores que os outros, mas devemos nos lembrar que nós também temos defeitos e pecamos, e mesmo assim Deus sempre nos dá uma nova chance.
Quando perdoamos, nós nos aproximamos de Deus e isso nos traz paz, saúde física, mental e espiritual.
quarta-feira, 13 de abril de 2016
A importância da gratidão
Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade, Salmos 92:1-2
Inicie e termine o dia com gratidão.
A gratidão abre o nosso entendimento para o fato de que temos recebido muito mais bênçãos do que possam ser os nossos problemas ou dificuldades.
A gratidão é uma arma de vitória que apaga insinuações malignas de rejeição, baixa da auto-estima e rebeldia. A gratidão anula os pensamentos de depressão.
A gratidão está do lado de quem recebe a dádiva . Ela deve ser espontânea e um fruto imediato de um coração rendido a Deus. A Bíblia nos ensina tanto a dar como a agradecer por tudo o que recebemos.
A gratidão nos leva a estar acima das tempestades e das dificuldades da vida. Comece a contar as bênçãos em sua vida e você verá que é impossível enumerá-las todas, enquanto os nossos problemas são apenas alguns (e podem ser contados em nossos dedos).
Existem coisas e livramentos que Deus realiza e que nós nem percebemos. Ele cuida de nós a cada instante para que nada nos cause dano.
A Bíblia nos ensina que devemos ser gratos em todas as ocasiões, porque essa é a vontade de Deus. A gratidão é uma forma de louvar a Deus e um sinal de uma vida transformada por Jesus
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.1 Tessalonicenses 5:18
Devemos agradecer em todo tempo, mesmo nas horas mais difíceis. Em muitos salmos, Davi conta todos os seus problemas a Deus mas agradece, porque sabe que Ele vai mudar a situação e salvá-lo. Aí a situação muda e o salmo fica muito mais alegre.
Seja grato ao Senhor por cada batalha e não perca tempo com a falta de perdão, seja grato ao Senhor pela obra da cruz e perdoe como Ele lhe perdoou. A falta de perdão atravanca a vida e é uma forma de ser ingrato ao Senhor pela obra da cruz. A gratidão traz vida e restauração
Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade,amizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.
Um coração cheio de gratidão é um coração onde existe paz e tranquilidade independente da situação.
Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Colossenses 3:15
Somente consegue sorrir de verdade quem tem paz no coração e o sorriso que brota da alma ilumina a vida de quem o recebe. Um sorriso desses é uma das formas de alguém dizer ao outro o quanto o ama e falar sem palavras da sua importância, ou seja, gratidão é uma das formas de comunicar o amor ao outro.
Gratidão é capaz de fazer com que estejamos juntos mesmo quando a geografia nos separa, pois a origem da gratidão é o amor e por ele somos capazes de falar, orar, agradecer a Deus pela vida de alguém que nós fez e faz bem.
A grande questão da vida é o que fazemos entre o período que se chega e o que se parte. Que legado, como você deixou a vida das pessoas por onde você passa ou passou.
Em todo o tempo, nunca perca a oportunidade de comunicar a alguém que lhe fez e faz bem o quanto ela é importante para você. Seja grato a Deus pela vida desta pessoa comunicando a ela o seu amor e a sua gratidão pela felicidade e alegria que ela lhe traz.
Não permita e rejeite que os afazeres do dia a dia, irritações ou a influencia de pessoas externas lhe roubem os momentos de felicidade e gratidão a Deus por alguém especial que Ele colocou na sua vida. Comunique a esta pessoa o quanto ela é especial para você.
O maior evangelismo e testemunho de vida e gratidão a Deus pelo que Ele fez e faz na sua vida, não é o dito apenas por palavras, mas sim o que as suas atitudes e caráter transformados pelo agir do Senhor, como parte de um plano perfeito Dele, comunicam para quem lhe vê e observa.
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Aquietai: confiar em seu próprio entendimento é imprudência total.
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." Provérbios 9:10
Buscamos a sabedoria em muitos lugares, para lidarmos com as decisões importantes que se apresentam para nós. Mas não há nada como o temor do Senhor, para nos guiar nos caminhos que devemos andar.
Quantas vezes tomamos uma decisão precipitada, mas o conhecimento do Santo nos leva à prudência. Quando apresentamos nossos planos diante do Senhor, Ele guia nosso Espírito e nos leva para a direção certa. Por isso, ouça a voz do seu coração, se estiver em paz, significa que podemos seguir adiante, mas se estiver inquieto é melhor ter prudência e agir com o temor do Senhor.
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos. Provérbios 3:5-8
Reconhecer o Senhor significa que devemos conhecer e aceitar o direcionamento de Deus específico em todas as áreas da nossa vida. Se reconhecemos que somos falhos, então é possível falharmos quando vamos tomar uma certa decisão individualmente sem consultá-lo. Mas se reconhecermos o Senhor em nossos caminhos nós buscaremos compreender qual é a vontade Dele e aceitar toda sabedoria e direcionamento que ele tiver para nossa vida.
Confiando em Deus, dependendo e descansando Nele é o que o nosso foco precisa ser. Quando temos uma decisão que precisamos fazer, a gente sempre precisa ir diante do Senhor, porque Ele sabe o que é melhor para nós.
Precisamos nos lembrar de não nos estribar em nosso próprio entendimento. Devemos confiar no Senhor completamente em cada decisão que precisamos tomar.
Não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos. Devemos sempre estar dispostos a ouvir e ser corrigidos pela Palavra de Deus e por conselhos sábios.
Precisamos trazer as nossas decisões a Deus em oração, usando a Bíblia como nosso guia, e seguir a direção de Deus e “Ele endireitará as tuas vereda,”, guiando e protegendo-nos.
Abraão e seu sobrinho Ló eram ricos e tinham grandes rebanhos de ovelhas e gado. No entanto, porque a terra não foi capaz de suportar os dois, e seus pastores estavam brigando uns com os outros, eles decidiram seguir caminhos separados.
Mesmo que Abraão era mais velho e tinha o direito de fazer a primeira escolha, ele permitiu que Ló escolhesse em que parte do país ele iria se estabelecer.
Ló poderia ter feito uma série de coisas em resposta a oferta generosa de Abraão. Ele poderia ter dado a primeira escolha a Abraão por respeito. Ele poderia ter pedido conselho de Abraão e o mais importante, Ele poderia ter tomado tempo para consultar com Deus.
Em vez disso, ele impulsivamente escolheu as planícies férteis do rio Jordão para si (Génesis 13:11) e selou seu destino.
Por ter lançando suas tendas perto de Sodoma, Ló entrou em mais problemas do que ele estava preparado para lidar. Ele finalmente caiu em cativeiro do rei de Elão, e Abraão teve que ir e resgatá-lo.
Como Ló e muitos outros na Bíblia, nós também tentamos escolher a nossa direção na vida por conta própria.
Aqueles que não aprenderam a confiar no Senhor, tem a mesma tendência de ir para a solução rápida, a primeira coisa que parece boa, sem dar tempo para considerar nossos motivos, nossa história, e as potenciais consequências.
A decisão de Ló o levou a muitas batalhas e situações que lhe trouxeram muitas tristezas desnecessárias.
A cada novo dia precisamos nos lembrar de confiar no Senhor em vez de em nós mesmo e reconhecer Sua supremacia e soberania em tudo que fazemos, assim podemos ter certeza de que Ele endireitará as nossas veredas.
Lembrem-se do versículo que diz: "buscai PRIMEIRO o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas?". Então... Em todos os aspectos devemos colocar o SENHOR em primazia em nossas vidas.
Confiar em seu próprio entendimento é imprudência total.
A ansiedade leva a pessoa a tomar decisões equivocadas e ruins, pois além de limitar ou até bloquear a visão, ela leva a percepção de coisas momentâneas e não das possíveis consequências que existem a frente de cada atitude ou proceder do caminhar da vida.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:6-8
domingo, 3 de abril de 2016
O que você tem semeado no caminhar da vida?
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7
"Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também." Lucas 6:38
O que temos feito com os recursos que Deus nos tem dado ? Onde estamos investindo nosso tempo, nosso pensamento, o que temos falado a outras pessoas, o que temos feito com a vida que Deus nos deu ? Como temos cuidado das pessoas que Ele nos deu para cuidar?
Quando dedicamos nosso tempo às pessoas que precisam de nós, ou investimos nosso dinheiro numa boa terra, seguramente Deus fará que o tempo de colheita seja próspero.
É como na natureza - cada semente tem seu fruto - quem planta amor colhe amor, quem planta perdão colhe perdão,quem planta honestidade colhe honestidade, quem planta dinheiro colhe dinheiro, e assim por diante...
Como sabemos, nosso Deus é surpreendente, por isso há um mistério estabelecido, chamado princípio da multiplicação.
Na natureza plantamos apenas uma semente que gera uma árvore, e esta árvore dá muitos frutos, e cada um com muitas sementes. No mundo espiritual isso acontece da mesma forma.
Por isso, encontre uma boa terra, comece a semear e tenha fé, pois a colheita será mais do que abundante.
A generosidade é um dom de Deus, quando abençoamos alguém estamos praticando o amor, Deus se alegra disso e derrama sobre nós uma boa medida, sacudida, recalcada e transbordante !!!
Peça ao Senhor a sabedoria e o discernimento de como e a quem realmente devemos abençoar com alguma coisa. Este abençoar pode ser até ouvindo alguém que precisa ser ouvido e dando uma orientação baseada na palavra de Deus para esta vida e não de acusação.
Nunca se esqueça que palavras são sementes,há poder nas suas palavras. Nunca fale aquilo que você não quer viver.
Existem pessoas que as suas palavras estão cheias de trevas,palavras de morte, maldição, derrota, desgraça. Não se contamine com estas palavras e não lance trevas na sua vida ou na vida dos outros com o que você diz.
Suas palavras tem que trazer luz a sua vida e a vida de quem as ouve. Não se pode variar, ora se fala palavras de vida e quando se estressa ou por seguir os hábitos dos outros, falar palavras de morte.
Tiago 3:11, ensina: Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga?
Se alguém a quem você ama, fez ou faz algo de errado ou não quer batalhar pela vida, não lance palavras destrutivas na vida desta pessoa.
Nunca diga coisas como: "você não vai dar para nada"..."você começa as coisas e nunca termina... " você é um vagabundo..."..etc. Oriente, dê exemplos, não faça comparações com ninguém e lance palavras de vida sobre esta pessoa. Seja persistente em lançar estas semente boas sobre a vida desta pessoa e veja a colheita que irá colher.
Suas palavras são suas sementes,o que você fala você irá colher.Use o poder das suas palavras para trazer para a tua vida aquilo que não existe, portanto vigie as suas palavras para que elas não atuem contra você, os seus sonhos ou a quem esta próximo. Não lance palavras destrutivas contra ninguém!
Jesus é a luz do mundo. Temos que renovar a nossa mente com a Palavra para que nas nossas palavras e nas nossas atitudes existam vida e luz. A boca fala do que o coração está cheio. Encha o teu coração de vida e tenha o Senhor como fortaleza do teu coração.
Paulo e Silas tinham o Senhor Jesus como a fortaleza do coração deles e com isso, mesmo estando presos se conservavam alegres, orando e louvando. Esta atitude fez com que todas as cadeias caíssem por terra.
Atos 16: 25,26 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e entoando hinos de louvor a Deus, enquanto os demais presos os ouviam.De repente, aconteceu um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. No mesmo momento, todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam a todos se soltaram. …
No Reino de Deus é necessário primeiro crer para poder ver. Este é um principio da fé. Não adianta falar o que não crer e também crer e não falar.Você precisa acreditar que vai acontecer o que você fala. Você precisa falar aquilo que você acredita!
Marcos 11:23 Se alguém disser...e não duvidar no seu coração,mas crer que se fará o que diz,assim será com ele.
Gênesis 1:1 No começo Deus criou os céus e a terra.A terra era um vazio,sem nenhum ser vivente,e estava coberta por um mar profundo.A escuridão cobria o mar,e o Espírito de Deus se movia por cima da água. Então Deus disse; - Que haja luz!E a luz começou a existir.Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão.Deus pôs na luz o nome de "dia" e na escuridão pôs o nome de "noite".
Romanos 4:17 A Bíblia diz que Deus chama à existência as coisas que não existem.
Use o poder das suas palavras para trazer para a tua vida aquilo que não existe.
sábado, 2 de abril de 2016
Não deixe tudo para depois: faça o que precisa ser feito
Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:7-9
A vida deverá ser vivida entusiasticamente. Devemos ficar ocupados e fazer tudo aquilo que precisa ser feito e não deixar tudo para depois. Precisamos através da sabedoria, do discernimento, agir mantendo o foco e a alegria em tudo o que vamos realizar.
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" Eclesiastes 9:10.
"Ai de ti, ó terra cujo rei é criança e cujos príncipes se banqueteiam já de manhã. Ditosa, tu, ó terra cujo rei é filho de nobres e cujos príncipes se sentam à mesa a seu tempo para refazerem as forças e não para bebedice. Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa" Eclesiastes 10:16-18.
"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra. Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará. Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha paras as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas" Eclesiastes 11:1-6.
Esta passagem nos ensina a não nos preocuparmos com as minúcias do que pode acontecer. Nunca podemos dominar todas as contingências. Aqueles que esperam por condições ideais nunca realizarão nada.
Então, enquanto houver semente para semear, não devemos nos preocupar obsessivamente com a possibilidade de uma tempestade. Precisamos apenas plantá-la. Precaução excessiva paralisa. Não confunda isso com agir impulsivamente.
É melhor pensar bem nas coisas e não agir impulsivamente. É melhor planejarmos cuidadosamente e levar tempo para nos equiparmos adequadamente em vez de apressar-nos a uma dada tarefa. Por outro lado, precisamos fazer certas coisas no momento certo, ou será muito tarde.
"Boa é a sabedoria, havendo herança, e de proveito, para os que veem o sol. A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor" Eclesiastes 7:11-12.
"A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade" Eclesiastes 7:19.
"Quem abre uma cova nela cairá, e quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra. Quem arranca pedras será maltratado por elas, e o que racha lenha expõe-se ao perigo. Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito. Se a cobra morder antes de estar encantada, não há vantagem no encantador" Eclesiastes 10:8-11.
Deus permite que o homem tire um proveito delicado da sua vida, e este deve ser-Lhe grato por tal fato, não alimentando grandes expectativas ou falsas esperanças. Este versículo reforça a ideia de que toda a felicidade que se possa experimentar tem de provir diretamente da mão de Deus.
Eclesiastes 5:18 Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.
Eclesiastes 5:19 - E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.
Eclesiastes 5:20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração.
O homem que aprendeu a aproveitar a vida calmamente não se inquieta com as incertezas que rondam a sua existência, seguindo assim o conselho de Jesus em Mateus 6:34. Deus enche os corações dos Seus servos com "alegria", possibilitando que estes tenham esperança mesmo quando as circunstâncias não são muito favoráveis.
Devemos conservar as amizades e dedicar tempo a conversar e cuidar das pessoas que estão à nossa volta.
"Então, considerei outra vaidade debaixo do sol, isto é, um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã; contudo, não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho. Melhor é serem dois do que um, porquê têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade" Eclesiastes 4:7-12.
Pela cooperação realizamos muito mais do que avançando sós. Portanto, devemos cultivar amizades investindo tempo e esforço em nossas relações com outros. Amigos verdadeiros são presentes que Deus nos dá e é uma das maneiras Dele cuidar de nós.
No caminhar da vida é imprescindível ter amigos de verdade, conservá-los e junto com eles formar o cordão de 3 dobras. A terceira dobra é Jesus. Uma oração em concordância faz o milagre acontecer!
Assinar:
Comentários (Atom)