quinta-feira, 9 de junho de 2016

Não fuja do propósito de Deus para a sua vida


“A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”.Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se.”Jonas 1:1-4

Você já parou para pensar em quantas vezes fugiu de algo que Deus pediu para fazer? Ou de algo que Ele disse a você que era o caminho por onde deveria andar e cedendo as pressões da vida e por influencia de setas malignas ou do seu próprio "eu", a gritar, achou que o caminho era outro e por este decidiu ir, independente dos sinais que o Senhor lhe mostrou de que por ali não era o certo ou de se associar a pessoas que você sabe que o caráter é duvidoso e que o Senhor também já havia lhe revelado?

Muita gente já passou por uma situação assim, mas o Senhor trás esta manhã um alerta importante nesta história de Jonas e a sua desobediência: “Se você se rebelar contra seu desígnio, Deus pode permitir experiências dolorosas para corrigi-lo”. 

Nem sempre o que vai levar uma pessoa para o fundo é o que está no convés do navio, ou seja, a amostra, mas sim o que está no porão junto com a provisão a ser transportada. Este navio tipifica a vida e o seu dia a dia. Temos que ter muito cuidado com quem nos associamos ou quem levamos a bordo no barco da nossa vida ou convidamos para estar próximo de nós e das nossas famílias.

Por algum motivo Jonas sentiu medo ao receber a ordem do Senhor para ir à Nínive pois, Deus não estava satisfeito com o que estava acontecendo naquela cidade. O Senhor tinha um propósito com a vida de Jonas e para tal o tinha capacitado,, mas o medo paralisou Jonas e ele decidiu não obedecer a Deus e tentou fugir de Sua presença. Comprou uma passagem de navio e foi para outro lugar pois, em sua mente ele achava que Deus não o encontraria.

“Para onde poderia eu escapar do Teu Espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença?”Salmos 139:7

Deus usou a tempestade para que Jonas fosse jogado ao mar pelos marinheiros pois, Jonas percebeu que toda aquela tempestade era por causa da sua desobediência. 

Quando Jonas foi jogado no mar o mesmo se aquietou e todos que estavam no navio puderam ver a glória de Deus e naquele momento e adoraram ao Senhor. Vejo que Deus tinha um grande propósito na vida de Jonas porque aqueles homens puderam ver o poder do Senhor! 

Jonas ficou ali no ventre daquele peixe e no capítulo 2 ele ora a Deus e reconhece que foi fraco e que desobedeceu a Deus. E Jonas ficou ali por três dias e três noites. Estar no ventre do peixe é passar por situações de tribulações gigantes e dolorosas.

Após o peixe ter vomitado Jonas em terra firme, Deus novamente fala a Jonas para ir a Nínive e obedecendo, Deus realizou um grande quebrantamento naquela cidade.

“Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.” Jonas 3:10

Muitas vezes agimos assim como Jonas, Deus nos dá algo para fazer e por medo, fugimos, damos desculpa e tentamos nos esconder dEle. Deus sempre nos corrige por nossa desobediência pois, Ele deseja que aprendamos com nossos erros. 

A desobediência sempre tem consequência, Deus nos corrige porque Ele nos ama.

“Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.” Jó 5:17

Não fuja daquilo que Deus disse para você fazer ou do caminho que Ele lhe mostrou que era o certo para você seguir. Não se associe com quem Deus já lhe mostrou o caráter duvidoso que esta pessoa possui e dos valores que ela não tem. Deus trás pessoas Dele para abençoar a sua vida e serem apoio na sua caminhada, não as rejeite. Quem quer que você faça isso é o inimigo que veio para matar, roubar e destruir (João 10:10). Fuja da aparência do mal e de tudo ligado a coisas e a pessoas que usam mascaras para o mundo exterior e que na intimidade são verdadeiros exemplos de mal conduta e da ausência de caráter. 

Em momentos de deserto da vida e quando o vento começa a soprar, o maligno vem com as suas ofertas como sendo um Oasis em meio ao calor e lutas muito fortes. Mas em situações assim, não é um Oasis e sim uma miragem que o inimigo mostra como solução para as situações da vida e se a pessoa não estiver com a sua visão totalmente em Deus e por influência maligna ela vai por este caminho e ali enfrenta situações piores de tudo o que já tinha vivido antes. Jesus foi tentado pelo maligno no deserto e Ele disse: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. Tudo o que você precisa será provido por Deus, Ele lhe trará ajuda que você precisa.

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!"  Jeremias. 17:5.

O que Deus nos adverte nesse verso é a respeito de fazer da carne mortal o nosso braço, a nossa força, a nossa fonte de recursos, por que quando isto acontece automaticamente a pessoa aparta o seu coração do Senhor. Quando se perde o foco de Deus, a vida começa a afundar e com ela tudo ao seu redor. 

Não duvide do agir de Deus em teu favor. Ele é a força da sua vida e não permitirá que você seja apoucado ou diminuído. Confia no Senhor! Ele traz ou já trouxe a pessoa certa. A pessoa Dele para lhe orientar e lhe apoiar. Não é você que escolhe é Ele e lhe confirma isso no seu coração.

Se no teu coração existem dúvidas, e orou e ainda existem dúvidas, não faça, não se associe, não coloque está pessoa no seu barco. 

Proverbios 3:5 "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento. As coisas não são do seu jeito ou resolvidas como você imagina. Ele é Deus e nós somos filhos. Ele tem o tempo e o modo correto para agir e o tempo Dele não é o nosso. Aquiete o coração e não seda as pressões que querem lhe levar a caminhos de destruição. Clama ao Senhor! Saia fora de situações que irão lhe trazer sérios problemas, se coloca diante de Deus e busque-o com todas as forças do seu ser.

 A palavra de Deus não falha e jamais falhará. Não dê lugar ao medo, a insegurança, como Jonas deu. Devemos acreditar que Deus nos capacita para realizar a Sua obra. Não diga não ao chamado do Senhor! Obedeça a Sua voz e veja grandes coisas sendo realizadas por Ele através da sua vida!

Deus, não exige de você a perfeição, mas sim progresso. Erros são todas as coisas que não lhe ensinam nada. Se os acontecimentos lhe ensinaram alguma coisa, eles são aulas de vida. Não se culpe pelo precipitação de uma decisão, arrependa-te do que você sabe que não é certo e busque o Senhor e Nele e somente Nele virá a sua vitória. 

O Senhor pode usar ímpios para lhe abençoar, mas lembre-se que é Ele quem escolhe estas pessoas e não você. Ele é Deus e o Senhor da sua vida. 

Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes

Quando se obedece ao Senhor e Nele se mantém os olhos, Ele faz com que você faça grandes coisas com poucos recursos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário