A minha esperança renasce a cada dia, pois tenho a certeza do amor do Senhor Jesus, das suas promessas e que sempre comigo estas. A Tua presença aquieta minha alma e pela tua destra sou fortalecido, ajudado e sustentado. Jesus é a força da minha vida, o seu amor enche o meu ser e posso todas as coisas naquele que me fortalece.
domingo, 19 de junho de 2016
Uma combinação poderosa: Equilíbrio, Sabedoria, Prudência, Bom Senso e Bom Julgamento.
Todo prudente procede com conhecimento, mas o [autoconfiante] insensato espraia a sua loucura. Provérbios 13.16
Percebo que pessoas e mestres têm dificuldade com o equilíbrio e a falta deste trás consigo situações e reações que podem ser extremas e com isso resultarem em palavras errôneas, agressivas e a atitudes passionais ou não analisadas corretamente.
Palavras são sementes e quando se fala ao vento,o eco retorna com maior ou menor intensidade dependendo da ocasião e lugar. Não adianta você querer mudar as palavras dos ventos, mude as palavras do seu coração. É de dentro de você que nascem todas as palavras do mundo em que vive. Existem coisas que precisam ser jogadas fora de dentro de você, mas isso não é despejando agressividade ou palavras negativas no mundo em que vive e para quem lhe cerca.
Não veremos resultados positivos em nossa vida se falarmos coisas negativas. Devemos lembrar que o que estamos falando estamos trazendo à existência. Penetramos no reino do espírito e recebendo de acordo com as nossas palavras.
De acordo com as palavras ditas, podemos penetrar no reino do inimigo, o reino das maldições, e obter coisas más, negativas, ou podemos penetrar no reino de Deus, o reino das bênçãos, e obter coisas boas e positivas. A escolha é nossa.
O Senhor nos orienta no que se refere ao poder das palavras, à língua, à confissão, a proclamar as coisas que não são como se fossem e chamar coisas à existência é um exemplo pelo qual tenho visto pessoas chegarem ao extremo e as vezes quase quererem brigar com o Senhor. Ele é Deus, Ele é o Senhor e nós somos filhos. Parece que a carne quer viver à beira do caminho e tem dificuldade em se manter nos limites de segurança.
Chame a existência coisas usando a palavra de Deus para isso e não berros demasiados com coisas que são contrárias a palavra Dele.
Vejam alguns exemplos de declarações de fé com base na palavra:
Eu faço todo o meu trabalho com excelência e grande prudência, fazendo o melhor, em todo o meu tempo. (Eclesiastes 9.10; Provérbios 22.29; Efésios 5.15.16.)
Eu lanço todas as minhas ansiedades no Senhor porque ele cuida de mim. (1 Pedro 5.7.)
Eu não tenho um espírito de covardia mas de poder, de amor e de moderação. (2Timoteo 1.7.)
Eu levo todo pensamento cativo à obediência de Jesus Cristo, destruindo fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus. (2 Corintios 10.5.)
Nenhuma arma forjada contra mim prosperará. Mas toda língua que ousar contra mim em juízo, eu a condenarei. (Isaías 54.17.)
Como um homem imagina em sua alma, assim ele é. Portanto, todos os meus pensamentos são positivos. Eu não permito que o inimigo use meu espírito como uma lata de lixo, meditando em coisas negativas que ele me sugere. (Provérbios 23.7.)
Sede sóbrios (temperados, equilibrados) e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge [com uma fome feroz] procurando alguém para devorar. 1 Pedro 5.8
Os extremos são, na verdade, o playground do maligno. Se ele não pode levar um crente a ignorar completamente uma verdade e viver decepcionado, sua próxima tática será torná-lo tão parcial e sem equilíbrio com aquela verdade que não estará numa condição melhor do que antes. Às vezes, ele estará bem pior.
A sabedoria é o tema central da Palavra de Deus. Na verdade, não há verdadeira vitória sem ela. A sabedoria não é radical. Provérbios 1.1-4 diz que: A sabedoria ê cheia de prudência e a prudência é boa despenseira.
Prudência é definida como "administração cuidadosa, o adjetivo prudente é definido como "usar bom julgamento ou bom senso ao lidar com assuntos práticos. Creio que podemos dizer que sabedoria é uma combinação de equilíbrio, bom senso e bom julgamento.
O principio da sabedoria é o temor a Deus. O temor Dele é o respeito e a obediência a sua palavra.
sábado, 18 de junho de 2016
As intenções de Deus ao nosso respeito
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Jeremias 29:11-13
Vamos ver como exemplo disso a história de Ana e de Raabe.
Antes de vermos estes exemplos, guardemos firmemente no coração: Deus não permitirá que as estruturas malignas sirvam de base para a nova construção que Ele tem em nossas vidas e em nossas famílias. Deus fará tudo novo. Os planos de Deus para a vida dos seus filhos não serão frustrados, pois Ele é Deus!
Vejamos o caso de Ana.
Ana, era uma mulher que sofria muito e era discriminada por não poder ser mãe, mas ela buscou o Senhor de todo o seu coração e da impossibilidade a olhos humanos, ela engravidou e seu filho foi um grande profeta de Deus. Profeta esse que foi muito usado por Deus e por exemplo, foi ele quem ungiu Davi para ser o novo rei de Israel.
O salmista, no salmo 113:7, 8 reproduziu bem e fielmente o desabafo de Ana, a mãe do profeta Samuel, quando ela exultou no Senhor que tirou dela a vergonha e o escárnio, dando-lhe vitória sobre aqueles que zombavam dela.
Disse Ana: “O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta. Levanta o pobre do pó e desde o monturo exalta o necessitado, para fazer herdar um trono de gloria.” (I Samuel. 2:7, 8). Tomando este texto de Ana, o salmista reproduziu o texto dizendo: “Do pó ele levanta o pequeno, e do monturo ergue o necessitado; ele os faz assentar com os príncipes, com os príncipes do seu povo.” (Sl. 113:7 ,8).
Esta verdade já se cumpriu na vida de muitas pessoas, não somente nos dias antigos, mas também nos dias atuais. São milhares e milhares de pessoas a quem o Senhor tem levantado do monturo e os tem feito assentar-se em lugares de honra.
O Senhor nosso Deus é o único que tem o poder de levantar as pessoas das cinzas e dos monturos e faze-los assentar-se como príncipes.
Vamos ver agora o agir de Deus na vida de Raabe.
Ela era uma mulher discriminada por suas praticas de vida e rejeitada pela sociedade. A exclusão era tanta que ela morava nos muros da cidade de Jericó e não no convívio social.
O centro da cidade não tinha lugar para Raabe. Ela era aos olhos da sociedade uma pessoa sem valor, sem títulos de nobreza. Ela só era lembrada quando os seus exploradores a procuravam para satisfazer seus desejos e seus instintos....e por estes ela era manipulada e usada.
Mas um dia Deus criou uma circunstância para que um vento novo soprasse na casa de Raabe.
Dois homens foram enviados por Josué, para fazer o reconhecimento da terra e ver como vivam os moradores de Jericó, pois o povo de Israel iria tomar aquela cidade e destruí-la, como ordenou o Senhor.
Quando os dois espias entraram na cidade, foram reconhecidos com estrangeiros e o rei de Jericó mandou que fossem aprisionados, mas os dois homens se esconderam na casa de Raabe, que lhes deu cobertura, pois, embora fosse ela uma pessoa de conduta de vida equivocada, havia temor de Deus em seu coração.
Certa de que o Deus de Israel destruiria a cidade de Jericó, Raabe, temendo ao Senhor, implorou aos dois espias que tivessem misericórdia dela e da casa de seus pais.
Os dois espias se comprometeram em protege-la com toda a sua família, mas na condição de que ela dependurasse um cordão de escarlate sobre a janela da casa, o que seria um sinal para que os soldados israelitas não tocassem nas pessoas que estivessem dentro daquela casa, e que todos os parentes de Raabe estivessem dentro da sua casa no momento em que a destruição se daria.
Quando os muros de Jericó ruíram e vieram abaixo, os soldados israelitas, avisados, tiveram o cuidado de retirar todos os parentes de Raabe que foram encontrados dentro da sua casa, e os colocaram num lugar seguro. Toda Jericó foi destruída e todo povo que ali morava foram mortos, mas Raabe e toda a sua família foram poupadas.
O segredo da família de Raabe ter sido poupada, estava no simples fato de que ela creu na promessa que recebeu e obedeceu a ordem que lhe foi dada.
Ela colocou o cordão de escarlate pendurado sobre sua janela e o cordão serviu-lhe de sinal para o livramento. Quando os dois espias deram o cordão de escarlate que servir de sinal para Raabe, eles estavam se lembrando de como Deus usou um sinal profético na terra do Egito, para livrar o povo de Israel no episodio da morte dos primogênitos.
O sinal do sangue no Egito e o cordão de escarlate apontam para a mesma realidade: o sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A família que tem o sinal do sangue de Jesus fica livre da destruição e da morte eterna.
Raabe hospedou em sua casa pessoas que estavam vinculadas com o projeto de Deus.
Quem se torna hospedeiro de Deus não pode ser destruído. Lembremo-nos de mais dois casos: Ló hospedou os anjos, e quando Sodoma foi destruída, Ló foi salvo com as sua duas filhas.
Marta e Maria hospedaram Jesus em Betânia, e quando a morte invadiu a vida do seu irmão Lazaro, elas puderam presenciar a gloria de Deus trazendo de volta à vida o seu irmão já morto de quatro dias.
Quando hospedamos o Senhor Jesus em nossa casa somos alcançados pela honra e pela ressurreição.
Enquanto morava em Jericó, Raabe era apenas conhecida pelo nome de vergonha e desprezo.
Depois que foi introduzida no meio da família de Deus, Raabe passou a ser heroína.
Ela se casou com um dois príncipes de Israel, Salmom, da tribo de Judá, a mesma tribo de onde procedeu Jesus de Nazaré.
Com Salmom, o príncipe que lhe honrou, Raabe teve um filho e o chamou de Boaz “o abençoado”.
Boaz é o herói do livro de Rute, que se tornou um dos maiores proprietários de terras em Belém. De Boaz procedeu Jessé e de Jessé procedeu Davi o rei de Israel, o homem segundo o coração de Deus. as cinzas e os monturos de Raabe foram removidos por Deus e deram lugar a uma história para nenhum romancista botar defeito.
Deus mudou a sorte de Raabe e trocou os seus dias de vergonha por dias de honra. Sua vida em Jericó era desprezível; má-fama, abusos, desvalorização. Mas depois do sinal de escarlate sua vida mudou, sua sorte mudou, sua herança mudou, sua história mudou, sua família mudou.
Deus destruiu a morada antiga de Raabe, e removeu Raabe do lugar de maldição, para o lugar da benção.
Como o salmista escreveu no salmo 18: 42 Eu os reduzi a pó, pó que o vento leva. Pisei-os como à lama das ruas. O Senhor reduzirá a pó toda a ação do inimigo contra os projetos Dele para a sua vida.
Em Hebreus. 11:30, 31 Deus reservou um espaço na galeria dos heróis da fé, pra contar a história de Raabe, a mulher que foi levantada do monturo e se assentou entre os príncipes.
sexta-feira, 10 de junho de 2016
Deus não se esqueceu de você: Ele tem planos de paz, esperança e um futuro
"'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.'" (Jeremias 29:11)
Deus vê o nosso amanhã antes que se torne o nosso ‘hoje.’ Ele vê o início da nossa vida e Ele vê o fim e tudo entre o começo e o fim. Salmo 139:16 diz: “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.” Deus sabe os planos que Ele tem para nós.
Acho que todo cristão deveria guardar Jeremias 29:11 na memória: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."
É interessante considerar o pano de fundo dessa declaração. Quando Deus disse isso para o Seu povo, os judeus, eles estavam vivendo como escravos na Babilônia. Para eles, o mundo tinha acabado, porque eles achavam que não tinham futuro.
Eles provavelmente acreditavam que Deus havia se esquecido deles, mas Deus assegurou-lhes seu futuro ao dizer: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."
Será que existe alguém próximo a você que esteja se sentindo esquecido por Deus? Talvez você esteja enfrentando dificuldades. Tenha esperança no fato de que, apesar da condição dos judeus na Babilônia, Deus ainda tinha um plano e um propósito para as vidas deles. Israel estava sendo punida por sua desobediência. Não era porque Deus os odiava, mas porque Deus os amava.
Se você sentir que o Senhor lhe está disciplinando agora, quero que se lembre disto: Deus diz: "Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se." (Apocalipse 3:19). Então, porque o Senhor lhe ama, porque você é Seu filho, Ele fará o que for necessário em sua vida para que você se torne a pessoa que Ele quer que você seja.
A próxima vez que você sentir que Deus se esqueceu de você, lembre-se de Jeremias 29:11.
Na sequência a 29:11, Jeremias continua e nos dá outra bela promessa da palavra de Deus:
“Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” Jeremias 29:12-13
O Senhor conhece os planos que ele tem para nós e Ele está pacientemente esperando para chegarmos a Ele. Então, como fazemos isso?
Nós oramos. Nossa vida de oração, hábitos pessoais de adoração e devoção, são de importância fundamental na vida de cada cristão, porque as batalhas são vencidas em oração, o pecado é vencido em oração, o desânimo é derrotado em oração, o ego é humilhado em oração, e Deus é exaltado na oração.
Quando Deus é exaltado, Ele falará através do Espírito Santo, que será nossa força motivadora.
Mesmo quando nós falhamos em alguns dos nossos esforços humanos, não devemos desistir e confiar Nele para que Ele seja a nossa força.
Devemos manter os olhos Nele e não no mundo, e seremos abençoados.
Não tente caminhar para o futuro que Deus tem para você, olhando para trás e trazendo as dores e ligações passadas para o presente. Isto dificultará a sua caminhada e impedirá de você viver a plenitude do novo que Deus tem para a sua vida. Tudo o que você precisa para viver o novo, o Senhor proverá do jeito e do modo Dele e não como o homem imagina que será. Os pensamentos dele são mais altos que o nossos!
Vemos, porém, que muitas pessoas estão caindo em uma armadilha sagaz do maligno e pensam que Deus 'quer o nosso bem estar' a qualquer preço e a todo custo.
Deus não quer o nosso bem estar aparente, mas Ele tem para os seus filhos pensamentos de paz.
Mas assim como nos dias de Esdras e Neemias, a nossa paz não depende do nosso estado de espírito, nem do nosso poder aquisitivo, nem do dinheiro que temos, nem de coisas aparentes, mas de procurar a paz dessa cidade espiritual. Na antiguidade a cidade era Jerusalém, uma cidade física, mas para nós a nossa cidade é a Igreja do Senhor, a Noiva gloriosa do Cordeiro.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” (Efésios 1:3)
quinta-feira, 9 de junho de 2016
Não fuja do propósito de Deus para a sua vida
“A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”.Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se.”Jonas 1:1-4
Você já parou para pensar em quantas vezes fugiu de algo que Deus pediu para fazer? Ou de algo que Ele disse a você que era o caminho por onde deveria andar e cedendo as pressões da vida e por influencia de setas malignas ou do seu próprio "eu", a gritar, achou que o caminho era outro e por este decidiu ir, independente dos sinais que o Senhor lhe mostrou de que por ali não era o certo ou de se associar a pessoas que você sabe que o caráter é duvidoso e que o Senhor também já havia lhe revelado?
Muita gente já passou por uma situação assim, mas o Senhor trás esta manhã um alerta importante nesta história de Jonas e a sua desobediência: “Se você se rebelar contra seu desígnio, Deus pode permitir experiências dolorosas para corrigi-lo”.
Nem sempre o que vai levar uma pessoa para o fundo é o que está no convés do navio, ou seja, a amostra, mas sim o que está no porão junto com a provisão a ser transportada. Este navio tipifica a vida e o seu dia a dia. Temos que ter muito cuidado com quem nos associamos ou quem levamos a bordo no barco da nossa vida ou convidamos para estar próximo de nós e das nossas famílias.
Por algum motivo Jonas sentiu medo ao receber a ordem do Senhor para ir à Nínive pois, Deus não estava satisfeito com o que estava acontecendo naquela cidade. O Senhor tinha um propósito com a vida de Jonas e para tal o tinha capacitado,, mas o medo paralisou Jonas e ele decidiu não obedecer a Deus e tentou fugir de Sua presença. Comprou uma passagem de navio e foi para outro lugar pois, em sua mente ele achava que Deus não o encontraria.
“Para onde poderia eu escapar do Teu Espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença?”Salmos 139:7
Deus usou a tempestade para que Jonas fosse jogado ao mar pelos marinheiros pois, Jonas percebeu que toda aquela tempestade era por causa da sua desobediência.
Quando Jonas foi jogado no mar o mesmo se aquietou e todos que estavam no navio puderam ver a glória de Deus e naquele momento e adoraram ao Senhor. Vejo que Deus tinha um grande propósito na vida de Jonas porque aqueles homens puderam ver o poder do Senhor!
Jonas ficou ali no ventre daquele peixe e no capítulo 2 ele ora a Deus e reconhece que foi fraco e que desobedeceu a Deus. E Jonas ficou ali por três dias e três noites. Estar no ventre do peixe é passar por situações de tribulações gigantes e dolorosas.
Após o peixe ter vomitado Jonas em terra firme, Deus novamente fala a Jonas para ir a Nínive e obedecendo, Deus realizou um grande quebrantamento naquela cidade.
“Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.” Jonas 3:10
Muitas vezes agimos assim como Jonas, Deus nos dá algo para fazer e por medo, fugimos, damos desculpa e tentamos nos esconder dEle. Deus sempre nos corrige por nossa desobediência pois, Ele deseja que aprendamos com nossos erros.
A desobediência sempre tem consequência, Deus nos corrige porque Ele nos ama.
“Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.” Jó 5:17
Não fuja daquilo que Deus disse para você fazer ou do caminho que Ele lhe mostrou que era o certo para você seguir. Não se associe com quem Deus já lhe mostrou o caráter duvidoso que esta pessoa possui e dos valores que ela não tem. Deus trás pessoas Dele para abençoar a sua vida e serem apoio na sua caminhada, não as rejeite. Quem quer que você faça isso é o inimigo que veio para matar, roubar e destruir (João 10:10). Fuja da aparência do mal e de tudo ligado a coisas e a pessoas que usam mascaras para o mundo exterior e que na intimidade são verdadeiros exemplos de mal conduta e da ausência de caráter.
Em momentos de deserto da vida e quando o vento começa a soprar, o maligno vem com as suas ofertas como sendo um Oasis em meio ao calor e lutas muito fortes. Mas em situações assim, não é um Oasis e sim uma miragem que o inimigo mostra como solução para as situações da vida e se a pessoa não estiver com a sua visão totalmente em Deus e por influência maligna ela vai por este caminho e ali enfrenta situações piores de tudo o que já tinha vivido antes. Jesus foi tentado pelo maligno no deserto e Ele disse: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. Tudo o que você precisa será provido por Deus, Ele lhe trará ajuda que você precisa.
"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" Jeremias. 17:5.
O que Deus nos adverte nesse verso é a respeito de fazer da carne mortal o nosso braço, a nossa força, a nossa fonte de recursos, por que quando isto acontece automaticamente a pessoa aparta o seu coração do Senhor. Quando se perde o foco de Deus, a vida começa a afundar e com ela tudo ao seu redor.
Não duvide do agir de Deus em teu favor. Ele é a força da sua vida e não permitirá que você seja apoucado ou diminuído. Confia no Senhor! Ele traz ou já trouxe a pessoa certa. A pessoa Dele para lhe orientar e lhe apoiar. Não é você que escolhe é Ele e lhe confirma isso no seu coração.
Se no teu coração existem dúvidas, e orou e ainda existem dúvidas, não faça, não se associe, não coloque está pessoa no seu barco.
Proverbios 3:5 "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento. As coisas não são do seu jeito ou resolvidas como você imagina. Ele é Deus e nós somos filhos. Ele tem o tempo e o modo correto para agir e o tempo Dele não é o nosso. Aquiete o coração e não seda as pressões que querem lhe levar a caminhos de destruição. Clama ao Senhor! Saia fora de situações que irão lhe trazer sérios problemas, se coloca diante de Deus e busque-o com todas as forças do seu ser.
A palavra de Deus não falha e jamais falhará. Não dê lugar ao medo, a insegurança, como Jonas deu. Devemos acreditar que Deus nos capacita para realizar a Sua obra. Não diga não ao chamado do Senhor! Obedeça a Sua voz e veja grandes coisas sendo realizadas por Ele através da sua vida!
Deus, não exige de você a perfeição, mas sim progresso. Erros são todas as coisas que não lhe ensinam nada. Se os acontecimentos lhe ensinaram alguma coisa, eles são aulas de vida. Não se culpe pelo precipitação de uma decisão, arrependa-te do que você sabe que não é certo e busque o Senhor e Nele e somente Nele virá a sua vitória.
O Senhor pode usar ímpios para lhe abençoar, mas lembre-se que é Ele quem escolhe estas pessoas e não você. Ele é Deus e o Senhor da sua vida.
Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes
Quando se obedece ao Senhor e Nele se mantém os olhos, Ele faz com que você faça grandes coisas com poucos recursos.
terça-feira, 7 de junho de 2016
Como você reage quando há demora em acontecer aquilo que você deseja?
Salmo 102:12-13 “Tu, porém, Senhor, no trono reinarás para sempre; o teu nome será lembrado de geração em geração Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião, pois é hora de lhe mostrares compaixão; o tempo certo é chegado.”
O sábio Salomão já diz que há tempo para tudo embaixo do sol. E este versículo 13 de Salmos diz que tem um tempo certo para Deus agir. É importante esperar no Senhor, ser sensível à sua orientação e agir no tempo dele.
Quando você dá um passo é importante verificar se está sendo guiado por Deus ou se está ouvindo a voz do eu.
A ansiedade nos leva a ouvir a voz do nosso EU. Muitas pessoas oram a Deus, mas não param para ouvir a resposta.
Elas interpretam a Palavra de Deus de acordo as suas vontades e desejos e por isso agem fora da vontade de Deus. Porém é necessário que você depois de ouvir a voz de Deus com relação ao que Ele quer que você faça, aguarde em oração o tempo dele.
Nas nossas vidas existem dois tempos, o KAYRÓS= tempo de Deus, momento oportuno e o Chronos: Tempo do homem.
As situações da vida e os acontecimentos problemáticos do passado agem na vida de forma a que a pessoa queira respostas no tempo que ela quer ou que acha que é o certo. Estas coisas são potencializadas por duas coisas, que muitas vezes começam silenciosas: a ansiedade e o medo de algo.
Estas duas coisas somadas levam a uma agitação interior e consequente angustias no coração para que determinada resposta chegue logo e todo aquele mal estar passe. Em situações como essa somada as pressões do dia a dia pode levar a pessoa a tomar decisões equivocadas agindo por influencia do seu eu e isto muitas vezes isso poderá levar a situações de problemas e afrontas muito maiores do que a pessoa está vivendo ou que já viveu.
Uma pessoa debaixo de tal situação, com o seu eu falando mais alto e isto realimentado pela ansiedade e medo levam a pessoa a se enfraquecer espiritualmente e na carne. A ansiedade rouba a energia da realização e o medo crescente de que algo aconteça, conecta a pessoa a justamente o que ela teme ou tem uma preocupação crescente de que tal fato ou situação aconteça.
Jó 3:25, nos mostra isso "Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. "
O medo crescente e uma preocupação constante é uma ação do inimigo das nossas almas, a qual é potencializada pelas características da nossa personalidade e jeito de ser. Por isso a Bíblia nos diz 365 vezes" não temas"..é como se fosse um para cada dia do ano.
Quando uma pessoa quer agir impulsionada pelo seu Eu, ela tende a murmurar, se irritar com certa facilidade, reclamar em demasia das coisas e as vezes joga pela janela algo importante ou uma benção preciosa que o Senhor trouxe para a sua vida... E quando passa um pouco de tempo... Ela pensa....o que eu fiz?
Momentos como esse vem acompanhados de sentimentos de culpa, e esta aprisiona a vida e traz sentimento de menos valia e como esta escrito em Provérbios 23:7: Porque, como imagina em sua alma, assim ele é, ou seja, todo o mundo ao seu redor fica contaminado e a pessoa depois fica sem entender por que determinadas coisas lhe tem acontecido ou estão acontecendo.
Aja segundo a direção de Deus e nunca tome decisões quando estiver muito cansado e debaixo de ansiedade ou medo crescente. O medo crescente pode disparar o instinto de defesa e preservação e estes tendem a levar a pessoa a agir de forma impulsiva e passional, o que pode trazer consequências imprevisíveis e marcantes pelo resto da vida.
Salmo 40:1-2 - Se você souber esperar no Senhor, terá a recompensa de ver Deus se inclinar para lhe ouvir.
O Rei Davi passou por muitas lutas e tribulações, mas aprendeu a esperar o tempo de Deus para agir. Nas histórias de Davi, sempre que ele quis fazer do seu jeito as coisas, ele enfrentou derrotas e problemas ainda maiores e todas as vezes que ele inclinou o seu coração para receber de Deus as instruções, ele agiu e derrotou poderosos inimigos.
Aquietai...a nossa alma está constantemente nos seduzindo a agir pela vontade, pelas paixões da carne, mas no Salmo 42:5, Davi nos ensina a lidar com a alma. Ele pergunta para a sua alma: “Por que estás abatida ó minha alma, por que te perturbas dentro de mim? Mas antes que ele ouça a voz da alma, do EU, ele responde: “Espera em Deus!” saber esperar em Deus é caminho para agirmos no tempo certo e da forma certa.
Se você depois de Ouvir a voz de Deus e esperar o Tempo dele, continuar inquieto, ansioso, não desanime, busque a Deus novamente em oração. Depois creia que Ele te dará força e não lhe deixará só.
Lembre-se que Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos.
O Senhor lhe conduzirá passo a passo e no tempo determinado Ele irá a sua frente, assim na hora em que você agir não estará só.
Renda-se e seja sensível a voz do Senhor, obedeça à liderança do Espírito Santo e você terá vitória.
O Senhor dirá você o tempo certo é chegado. Saiba que é Deus quem age e a nossa responsabilidade é obedecer a sua liderança e agir no tempo determinado por Ele.
Se quisermos agradar a Deus com as nossas atitudes, não podemos fazer concessões. Sabemos o que agrada e o que desagrada ao Senhor. Cabe unicamente a nós decidirmos por qual caminho vamos trilhar. Muitas situações sutis tentarão nos fazer errar em nossas decisões, mas aquietai e busque o Senhor na sua intimidade e Ele lhe dará a força, o discernimento e as estratégias para vencer e conquistar o que Ele já conquistou para você.
domingo, 5 de junho de 2016
Lidando com as irritações da vida
Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5:22-23)
Quem nunca passou o dia tentando não se irritar com a fila do banco, o trânsito e o ônibus lotado, mas, ao final do dia, estourou com um probleminha?
A irritabilidade - ou impaciência - acontece porque enfrentamos diversos estressores ao longo do dia, sejam eles estímulos externos ou internos. Para saber lidar com esses estímulos, é preciso tentar agir de uma maneira mais calma.
O autoconhecimento é essencial para conseguirmos entender nossa fonte de irritação e evitar um próximo desgaste. As pessoas têm uma forma subjetiva de compreender as situações. Por isso, quem se conhece melhor tem mais chances de prever o quanto poderá explodir diante de um problema e o que fazer para contorná-lo.
Neste contexto é importante num relacionamento a dois que exista uma boa comunicação para que um com sabedoria coloque para o outro o que lhe causa irritação e com isso evitar transtornos na vida diária.
Saber ouvir e principalmente ter a sabedoria prudente de se calar é algo fundamental para os relacionamentos pessoais e profissionais.
O ideal é identificarmos aquilo que nos perturba e pensar em estratégias para lidar com a questão. Uma pessoa que fica irritada ao passar muito tempo em uma fila de banco, por exemplo, deve fazer o possível para evitar o período de almoço ou os dias de pagamento. Quando não há solução, é preciso respirar fundo e ter criatividade.
Devemos entender que algumas coisas podemos mudar, mas outras, não. Nesse caso, temos de pensar em alternativas criativas para lidar melhor com a situação.
É natural que, diante de uma irritação, nossa tendência seja a de reclamar sem parar. Mas a queixa deve sempre vir com uma proposta de evolução, e não ser apenas um desabafo.
Se você vê que tem como mudar alguma coisa e que, pontuando as falhas, poderá ter uma solução alternativa, tudo bem. Mas reclamar sem objetivo só gera mais tensão para você e desgasta os relacionamentos, já que alguém terá de ouvir as queixas.
Quando estamos de cabeça quente e prestes a explodir, devemos nos questionar por quanto tempo essa questão poderá realmente nos incomodar. Se daqui a 30 dias eu não vou mais nem me lembrar disso, por que estou tão irritado? Não vale a pena ficar remoendo isso, por exemplo.
Essa reflexão ajuda a entender a gravidade do problema e a relevância que ele deveria ter para sua vida.
Conhecer os próprios limites e aprender a respeitá-los é importante para evitar a irritabilidade. Esse tipo de atitude também deve ser adotada no trabalho.
Devemos respeitar quando estamos muito cansados e é hora de ir para casa, aprender a negociar prazos e ver o que deve ou não ser priorizado, e também saber quando se afastar de um problema para depois resolvê-lo. Só assim conseguimos manter o equilíbrio dentro dessa sociedade louca que nos pressiona por todos os lados.
Devemos aprender a aceitar nossos erros e saber lidar com as frustrações. Se desenvolvermos nossa resiliência, conseguiremos achar soluções para situações que não são ideais e sofreremos menos.
É preciso tomar muito cuidado para não se deixar levar pelo comportamento e estado de espírito alheio. Às vezes, o outro está tão nervoso que isso também te irrita. Se você entra nessa, chegará ao fim do dia muito nervoso e chateado.
Para ter tranquilidade e viver em paz, você deve estar em paz com as pessoas ao seu redor e com Deus. E com Deus você pode falar agora mesmo! Ore a Ele, exponha seus problemas e confie de que Ele te ajudará.
Às vezes é preciso abandonar temporariamente uma situação ameaçadora e fugir para se acalmar. Tome tempo para orar e descansar a mente.
Alongar seus músculos pode te ajudar a pensar melhor. Massageie os músculos tensos. Solte o seu maxilar e mova-o da esquerda para a direita. Isso ajuda a relaxar o músculo da mandíbula.
Tome um banho quente, relaxante. Aí você poderá começar a pensar construtivamente novamente.
Caminhe ao ar livre. Mantenha sua cabeça erguida, respire profundamente e relaxe.
Muitas vezes, a necessidade por trás do estresse é a de ir e pedir perdão a Deus e ao próximo e começar uma vida nova, limpa. A partir de então, faça as coisas corretas e sinceras, sem ferir a ninguém.
Temos que desenvolver o autocontrole, que é a habilidade de manter a cabeça fria quando as coisas esquentam. Vejamos, 2 Timóteo 1:7: Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
O segredo para termos domínio próprio é confiar a vida a Deus e deixar Seu Espírito Santo guiar nossos pensamentos, ações e destinos. “Não se amoldem ao padrão deste mundo” —Paulo aconselha— “mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
É importante compreender por que algumas coisas te irritam tanto e o que você pode aprender com esse sentimento. Pense bastante sobre a situação e tente dar um novo significado à irritação. Ela pode ser usada para seu crescimento pessoal e também espiritual, pois o Espírito de Deus está aberto a produzir em você a virtude da paciência.
Lembre-se você é uma benção de Deus. Portanto, faça você nascer para uma nova atitude perante os desafios da vida. Se permita que a sua mente saia de padrões de pensamentos antigos e que dificultavam ou impediam de gerir os problemas do dia a dia e a consequente, irritação que existe por traz delas.
Livre-se de todas as ideias auto destruidoras, que provocam irritação e o fracasso do ser com relação aos outros, impedindo que pessoas se unam em prol de um objetivo comum. Não cobre de ninguém a perfeição até que você seja prefeito.
Aprenda a confiar de novo. Aprenda a perdoar. Aprenda a acreditar que você é capaz de mudar e viver o novo de Deus para a sua vida.
Os relacionamentos, em muitos casos, são malsucedidos ou enfrentam problemas, não porque estão errados, mas porque a maioria das pessoas não quer corrigir os seus problemas, as suas falhas e aprenderem a se comunicar melhor. Todos querem que seja à sua maneira.
Pare e pense: podemos ajudar os outros a mudarem, porém, somente eles podem mudar.
Através do amor que recebemos de Deus e com a sabedoria que Ele nos dá, devemos compreender o ponto do vista do outro e com sensatez, respeito e domínio próprio comunicar o nosso. Isto vai evitar que a irritação apareça e cresça, com isso transformamos pontos de diferença em pontos de união.
Lembre-se: felicidade e paz duradouras vêm de dentro para fora, através do agir do Espírito Santo em nós. Com base nisso, não se deixe dominar pelas situações das batalhas da vida.
Respire, .... respire e não deixe a irritação tomar conta de uma situação, fortaleça-se no Senhor e na força do seu infinito amor.
A força do amor é uma fonte de energia que nunca diminui com o uso. O Senhor nos dá a força e segurança para desafiar a nós mesmos e aos outros, para mudarmos e crescer no amor e agindo assim, desenvolvemos o domínio próprio e silenciamos a irritação.
Vejamos Tiago 1:19-20: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus”
Quantas vezes a nossa atitude é não deixar a outra pessoa terminar de falar ou falarmos algo sem refletir? Vigie! Isto é porta aberta a irritabilidade.
“O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua” (Provérbios 18:13). “Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele” (Provérbios 29:20).
Enfrentando as pressões da vida
João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Nós experimentamos pressão de todos os lados pelo simples fato de estarmos no mundo. Que tipo de recurso nós temos quando nos sentimos incapazes de encarar a pressão? Qual recurso nós temos quando percebemos a nossa incapacidade de perseverar em meio às dificuldades?
Romanos 8:26 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.
A palavra fraquezas neste texto refere a fraquezas, incapacidades e falta de força para fazer o que é necessário. Você não está sozinho! Na sua incapacidade de produzir resultados, você recebe a ajuda do Espírito Santo. Ele não intercede sozinho sem a nossa cooperação, é um trabalho em equipe. Ele nos ajuda a orar da forma certa e pelas coisas certas.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos 8:28)
Muitas vezes as pressões são provenientes de dardos malignos e setas venenosas disparados pelo maligno com a intenção de produzir agitação na mente, descrença, sentimentos de menos valia, raiva, medo, ansiedade e todo tipo de mentira sobre você e a sua herança com Deus e do seu amor por você.
O inimigo as vezes distorce a verdade para tentar ganhar espaço na mente e com isso gerar confissões erradas e murmurações. Ele não quer que o nome de Deus seja glorificado com a sua vida e quer tentar bloquear o louvor dos seus lábios.
Não desista em meio as lutas, não pare de crer, intensifica as suas orações e momentos de intimidade com o Senhor e lembre-se que a luta não é contra carne e sangue e sim espiritual. Ele através de suas setas malignas energiza pessoas contra você ou pode transformar um pequeno incidente em uma briga, aborrecimento ou tentar impedir que você desfrute de um momento feliz na sua vida.
Durante as pressões da vida, vigie as suas atitudes e palavras dos seus lábios para que elas não sejam suas inimigas ou causem dor na vida de quem lhe ama de verdade e muitas vezes só quer lhe ajudar ou cuidar de você.
Precisamos estar vigilantes e orarmos, pois quando oramos, fazemos com que as coisas comecem a trabalhar para o nosso benefício.
Quando você sabe que Deus te ama, e você ora a perfeita vontade de Deus, a sua situação se alinhará com a vontade D’ele.
Com oração, todas as coisas contribuem juntamente para o seu bem.
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Romanos 8:29)
Deus decidiu desde o início que Ele iria nos fazer a sua imagem e semelhança, e teríamos os mesmos resultados que Jesus teve.
“E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. “ (Romanos 8:30)
Isto quer dizer que com relação ao que Deus pensa você é digno de receber a benção D’ele.
Pode ser que você não se sinta digno, mas o forma como você se sente não tem nada a ver com isso.
Através de Jesus nós somos merecedores de receber a benção de Deus. Você não precisa se justificar para outras pessoas. Deus já te justificou e determinou que a bênção Dele pertencesse a você!
Saiba que Deus é por você
“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31)
O que nós dizemos em meio à pressão? O que nós dizemos em meio às fraquezas, incapacidades e falta de força?
Paulo sabia que aquilo que ele dissesse iria determinar o que ele teria. O que você diz determina a resposta que a sua mente e o seu corpo terá. O que nós dizemos debaixo de pressão determinará a direção que tomaremos.
Precisamos entender que Deus é por nós! Paulo continua dizendo no versículo 32 “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?”
Se você tem estado debaixo de pressão saiba que o preço já foi pago por você. Se você precisa da manifestação da cura, de favor diante do seu empregador, da manifestação da provisão, seja o que for Deus pode livremente dar a você. Ele já nos deu todas as coisas! Tudo que precisa fazer é aceitar e receber!
Saiba que Jesus Intercede por você
“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”. (Romanos 8:33-34)
Em outras palavras, quem tem o direito de te condenar? Deus não constituiu as pessoas como juízes sobre você, Ele é o Seu grande juiz.
O Senhor é a força da sua vida! Pode ser que você se sinta sozinho, mas você não está sozinho!
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. (Romanos 8:35-37)
Diante de tanta pressão, diante de tanta perseguição e problemas, diante de todo perigo e angústia você é mais do que vencedor! Deus é maior do que as pressões que você tem enfrentado e é maior do que aquelas que você ainda enfrentará! Não importa que tipo de pressão, seja ela física ou financeira, se outras pessoas falharam com você ou se você falhou consigo mesmo, a verdade é que você é um vencedor. Creia no amor que Deus tem para com você.
Em meio as pressões, nós temos uma escolha: de ficar falando da pressão e se sentir paralisado por ela ou de reagir como, por exemplo, fez Paulo. Ele disse, “Eu sou justificado e mais do que vencedor, portanto tudo ficará bem!” Esta atitude o ajudará a lidar melhor diante de qualquer tipo de pressão.
A força que você precisa está dentro de você, pelo Espirito Santo de Deus, na intimidade com o Senhor, na oração e na consequente renovação da mente, ou seja, na maneira de pensar, que produzirá mudanças nas suas atitudes em meio as pressões da vida.
A renovação da mente, faz com que você experimente a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Assinar:
Comentários (Atom)