Por que a preocupação do salmista não é com os inimigos, e sim com o Senhor? Porque é o Senhor que na adversidade haverá de esconder o salmista no seu abrigo (pavilhão).
No lugar oculto da própria casa de Deus (tabernáculo) o salmista seria acolhido e escondido da adversidade. Estar escondido no abrigo de Deus é estar sobre a rocha. É estar seguro (v. 5).
A investida dos inimigos é inócua, uma vez que, todos os malvados inimigos tropeçaram e caíram quando investiram contra o salmista.
A investida dos inimigos e adversários representam o pior que poderia acontecer a um rei, porém, diante do poder do Senhor todos os receios do salmista desapareceram.
Novamente o salmista aponta para o que seria o maior receio de um rei, e reafirma a sua confiança em Deus (v. 3). Diante de exércitos o coração do salmista não temia. Diante da guerra, ele confiava em Deus. Para os inimigos um quadro cômico: tropeçam e caem.
Portanto, como temer, se Deus é o caminho (salvação), e a luz (lâmpada para os pés) para os que nele esperam.
O salmista reafirma a sua posição inicial de confiança em Deus. Não restava dúvida ao salmista: se acaso ele não depositasse confiança em Deus, certo era que pereceria "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?" (v. 1).
O que temos é um modo de vida : buscar o Senhor é o caminho para superar o medo e obter a vitória no caminhar da vida. Aquiete o coração!
“Salmo 40:1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.“
Paciência traz o equilíbrio, ao contrário da ansiedade (afobar) e do desânimo (derrotar). A paciência segura a ansiedade e não te deixas afobar, nem ao desânimo te derrotar.
Esperança = esperar com dinamismo de maneira entusiasmática. Esperar com tranquilidade. Esperar em Deus = aprender a não ser precipitado.
1 Co 14:33 “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.”
Col 3:15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
Busque a intimidade do Senhor e tenha o cuidado para não ser precipitado!
Se estar esperando em Deus, não murmure.
A murmuração foi o pecado que Israel caiu no deserto, não reclame, Deus está no controle de todas as coisas. Quem está em Deus tem que controlar a ansiedade exacerbada.
A ansiedade produz: impacto no cérebro, deformações, envenena o seu pensamento e inibe o seu raciocínio. A ansiedade leva a tomada de decisões ruins.
1 Pedro 5:7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Tem que crer que Deus tem o poder de dar soluções para tudo.Ele é Deus e nada pode impedir o seu agir em favor dos seus filhos.
“1 Jo 5:4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
“Mc 9:23 E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.“
Não se baseie no seu próprio entendimento, busque ao Senhor e Ele lhe dará o conhecimento, a visão, a sabedoria e a capacidade de discernir para a tomada das melhores decisões na caminhada da vida.
Consagra a tua vida ,tua boca ao Senhor. Tu fostes feito para ser um arauto das Maravilhas de Deus. Para teres lábios puros e palavras de louvor. Bendiga e exalte sempre ao Senhor, em toda e qualquer situação.Verás que Ele te conduz em triunfo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário