sábado, 12 de março de 2016

Não seja impulsivo: pare, reflita, para depois agir.


Os pensamentos do diligente tendem à abundância, porém a pressa excessiva, tão somente para a pobreza. Provérbios 21:5

Não é bom proceder sem refletir. Muitos de nós lutam com a impulsividade, por isso precisamos refletir sobre os provérbios que nos ensinam a não sermos apressados.

Pensamento e planejamento cuidadosos funcionam melhor. Carpinteiros hábeis medem três vezes e cortam uma; carpinteiros apressados medem uma vez e cortam três. 

Em nossa ânsia por completar a tarefa, podemos correr para cumpri-la, mas seria melhor prepararmo-nos deliberadamente antes de agirmos: "Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito" (Eclesiastes 10:10). 

Não ter pressa, e afiar o machado antes de começar a derrubar as árvores pode parecer perda de tempo; contudo, no fim, muito mais pode ser feito, com menos esforço, quando se dedica tempo a deixar as ferramentas prontas antes de se apressar ao trabalho.

 Atalhos parecem atraentes, mas desempenhar bem tarefas exige esforço persistente, perseverante. Mesmo que leve mais tempo para fazer algo do modo certo, isso é frequentemente melhor.

Palavras ditas com pressa frequentemente ferem. "Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina" (Provérbios 12:18). 

Precisamos sempre pensar antes de falar, porque quando falamos impulsivamente metemo-nos em apuros e criamos conflitos. 

Precisamos não ser apressados na discussão: "Não te apresses a litigar, pois, ao fim, o que farás, quando o teu próximo te puser em apuros?" (Provérbios 25:8). 

E temos que ser cuidadosos em não fazer promessas apressadas ao Senhor uma vez que ele espera que todos os nossos compromissos sejam cumpridos: "Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo! É só refletir depois de fazer o voto" (Provérbios 20:25). 

É tão fácil comprometermo-nos sem refletir seriamente no que será exigido para cumprir o voto! Há poucas coisas mais perigosas do que uma língua solta. Em Provérbios, o cúmulo da estupidez é o insensato. 

Mas até o insensato é superado por duas classes de pessoas: o homem orgulhoso ( Provérbios26:12) e o falador impulsivo: 

Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele (Provérbios 29:20). Que o Senhor nos ajude a medir nossas palavras!

A ira é uma das mais fortes emoções do homem, e por tanto, é difícil de dominar.  Quando sentimos ira, a tendência natural é exprimir nossos sentimentos em  palavras e atos ásperos. 

O que presto se ira faz loucuras, e o homem de maus desígnios é odiado (Provérbios 14:17); 

O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura (Provérbios 14:29). 

Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tiago 1:19-20). 

O maior desafio não é enfrentar a ira com a ira. O melhor caminho é responder à ira com paciência e gentileza: A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Provérbios 15:1). 

Precisamos exercitar nosso domínio próprio e não permitir que a ira nos domine.

Precisamos ouvir antes de responder e precisamos ouvir ambos os lados antes de responder. 
Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha ( Provérbios 18:13), e  O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina  (Provérbios 18:17). 

O inimigo que anda ao derredor quer levar o homem a agir apressadamente para levá-lo a tomar decisões equivocadas  e desviar a pessoa do tempo de Deus. O Senhor tem grandiosas benções e promessas para as nossas vidas, mas toda promessa passa pelo teste do tempo. 

Vigie o que passa na sua mente e contenha a ansiedade com base na oração, para que esta não lhe leve a fazer coisas apressadamente. Um lindo e delicioso  bolo que esta a crescer no forno se for exposto, antes da hora, ao ar externo, murchará e perderá sabor. 

Como o Salmo 46 ensina: "Aquietai, e sabei que eu sou teu Deus". Ele tem o tempo e o modo para cada coisas. Onde Deus  está presente tem paz e não existem dúvidas. Deus já colocou uma grandiosa benção no seu caminho e é Ele que prepara o seu caminho até a benção. 

O Senhor mostrou Canaã ao seu povo, mas demorou um tempo até eles chegarem lá e neste tempo ocorreu um preparo, uma mudança de hábitos, uma nova visão (pois muitos se viam como inferiores a tudo aquilo que estava a frente, ou seja, tinham uma autoestima baixa) e de confissões, pois muitos eram murmuradores e estes ficaram pelo caminho. 

Aplicar esses princípios práticos de Provérbios nos ajudará a evitar atos, palavras e respostas impulsivos, e a levar-nos a tomar decisões muito melhores. 

Deus tem dupla honra para a sua vida e Ele está lhe moldando para receber esta recompensa, para que a sua alegria seja ainda muito maior do que você pensou ou sonhou. 

A grandiosa benção já está no caminho a sua frente, mas as suas mãos tem que estar preparadas para receber. 

Este preparo passa pelo perdão a quem lhe feriu, por novos hábitos e pela retirada da ancora do que passou. Para você viver o novo, as magoas e ferimentos do passado, não podem estar a contaminar o presente. Ore ao Senhor para que Ele sare todas as suas feridas emocionais. 

Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Salmos 126:1-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário