domingo, 27 de março de 2016

Mudanças requerem: novos pensamentos, novas atitudes e novos hábitos.

“Como o homem imagina em sua alma, assim ele é”. (Provérbios 23:7).

Deus está nos orientando a pensar coisas boas não só com relação à nossa vida, mas a todas as pessoas com quem nos relacionamos. E Ele nos motiva à mudança diariamente.

Quase todos nós temos algo que gostaríamos de mudar em nós mesmos, no nosso trabalho, nos relacionamentos ou nas ações e hábitos diários. Para mudar nossa vida, entretanto, é preciso mudar primeiro a forma como pensamos. 

Por trás de tudo quanto fazemos está um pensamento. Todo comportamento é motivado por uma crença. E cada ação é induzida por uma atitude

Nossos pensamentos se transformam em nossas palavras, em nossas atitudes. Portanto, é muito importante que escolhamos pensamentos geradores de vida e não de morte. Quando o fizermos, as palavras corretas surgirão.

Você pode ser uma pessoa melhor em todas as áreas de sua vida. Mude a forma como você pensa das coisas e principalmente da forma como se vê. Se veja como o Senhor lhe vê: Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Nós temos a mente de Cristo... A Bíblia ensina a ter “a mente de Jesus Cristo” e chama essa mudança mental de “arrependimento”. A palavra no original grego (metanuo) significa literalmente “mudança de mente e de direção” 

Mude o modo de pensar. Mude sua maneira de pensar sobre Deus, sobre você mesmo, sobre o pecado, sobre outras pessoas, a vida, seu futuro. 

Aqui estão alguns exemplos na palavra do porque devemos renovar a mente e mudar a maneira de pensar:


  • 2Co 10.4, 5 − Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
  • Fp 4.8,9 − Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
  • Rm 12.1,2 − Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


James Allen afirmou que: “uma pessoa não pode mover-se interiormente e continuar imóvel por fora”. 

Logo, aquilo que acontece no íntimo de todo ser humano, seja de bom ou de ruim, afetará o seu exterior e a Bíblia, que é o manual do homem, ensina: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Provérbios v 4.23).

As suas atitudes devem estar em acordo com a mudança que você deseja, pois, atitude é algo que expressamos por meio de nosso comportamento, de nossa maneira de falar, agir e relacionar-nos, mas que também pode ser discernida sem que nenhuma palavra seja dita.

Lembre-se das pessoas mal-humoradas, de cara feia. Mais do que isso, note aqueles que, pelo olhar, pelo sorriso ou pela fala, demonstram que estão de bem com a vida. Estes possuem uma alegria que contagia os que estão ao redor e o ambiente onde estão.

Tenha fé, determinação e coragem. Pense de maneira saudável e positiva. Aprenda a fazer declarações positivas. Isso o ajudará a acreditar em si mesmo e a mudar seus hábitos negativos.

Exclua de sua mente frases negativas, do tipo “não posso”, “duvido”, “acho que não vai dar certo”, “não tenho tempo”, “talvez”, “não acredito”, “é impossível”, “não é para mim”. Diga: “posso”, “irei”, “espero o melhor”, “arrumarei tempo”, “estou confiante”, “acredito que todas as coisas são possíveis, pois Deus é fiel”.

Que você se conscientize de que o sucesso ou o fracasso em sua vida estão em suas mãos. Tudo dependerá das suas escolhas e atitudes. 

Um coisa importante: não existe mudança real pela força de vontade. Dizemos a nós mesmos: “Vou me obrigar a… comer menos; parar de....; deixar de ser desorganizado; de me atrasar; não responder irritadamente quando estou sob pressão”…

Força de vontade produz mudanças de curta duração e cria estresse interno constante, porque não lidamos com a raiz das causas daquilo que pretendemos mudar. 

Fazer mudanças não parece ser natural, exigindo muito esforço e força de vontade. Exige uma atitude perseverante para mudar.

Se não for assim, desistimos e deixamos prá lá a dieta, chegamos atrasados para reunião importante e reagimos com irritabilidade despropositada. A mudança real e definitiva ocorre somente quando mudamos a maneira de pensar. 

A mudança nos pensamentos, através da renovação da mente, traz também a mudanças de hábitos. 

Existem hábitos que devem ser eliminados e outros que devem ser adquiridos 

Quando partimos para a mudança de hábitos, existe um componente de peso testando nossa persistência sempre que resolvemos mudar o rumo da vida: o cérebro, que colabora para que você se sinta melhor cultivando os velhos hábitos de sempre, por pior que sejam, do que tentando se livrar deles. 

Um dos motivos pelos quais não desenvolvemos os bons hábitos que afirmamos desejar é porque vivemos em uma cultura de gratificação instantânea. Queremos tudo “agora”, e não percebemos que muitas das coisas boas que queremos e das quais precisamos não são conquistadas simplesmente porque as desejamos. 

Os bons hábitos são construídos por aqueles que perseveram e se recusam a desistir.

Vince Lombardi disse: “Vencer é um hábito; infelizmente, perder também é”. Ele também disse: “Quando você aprende a desistir, isso se torna um hábito”. Tome a decisão agora mesmo de que você pode ser e será um vencedor em formar qualquer bom hábito que deseje e quebrar qualquer mau hábito do qual precise se livrar.

Nunca dê início a um projeto com dúvida e medo de fracassar.

Elimine da vida um hábito destrutivo e limitador: o de deixar para depois.

Quando Paulo se pôs a descrever acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo” (Atos 24:25).

Não era um discurso em defesa de si mesmo. Paulo o pregara como todo pregador deve pregar: com convicção, clareza e sentimento. As palavras mexeram com o coração de Félix que reagiu dizendo: “Agora não. Noutra oportunidade. Ainda tenho muito tempo, e se eu tiver uma chance, chamo você.”

No dia a dia, frente a tarefas e decisões, demonstramos muitas vezes a mesma atitude: “Vou começar meus exercícios amanhã.” “Vou abandonar ....” “Vou começar minha dieta para valer.” “Vou mudar de vida… amanhã!”

Deixamos também para amanhã a carta que é para ser escrita, o e-mail que precisamos enviar, aquele livro para ler, o que está quebrado para consertar e o amigo que queríamos visitar...mais tarde vou perdoar aquele amigo que me ofendeu e pedirei perdão a quem ofendi.

Isso nos leva a cair no hábito da procrastinação (do latim pro, que significa “para”, e cros, que significa “amanhã”).

No campo espiritual, temos um inimigo perspicaz. Uma de suas táticas mais eficazes é sussurrar baixinho no ouvido daquele que está sendo convencido a tomar o caminho do bem: “Você não precisa decidir agora. Não tenha pressa! Deixe para vencer isso depois e abandonar esse hábito depois que se arrepender com sinceridade.”

A palavra de Deus é para hoje. Começar hoje sendo a pessoa que devemos ser da forma como Deus projetou. 

Aristóteles disse: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito.”

Nesta Páscoa, renove a sua mente, mude a maneira de pensar,  e experimente o novo tempo que o Senhor preparou para você. 

sexta-feira, 25 de março de 2016

Viva o novo de Deus: hoje é tempo de ser feliz!


Is 61: 6, 7: Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.

Essa palavra diz que a vergonha de antes será recompensada com dupla honra.

Deus  promete que, em vez de sofrermos com a desonra e a humilhação, nos alegraremos, pois Ele ama a justiça e odeia o roubo e toda maldade.

Portanto, esqueça o que ficou para trás, lembre – se de que Deus ama restaurar, e prossiga em direção às coisas novas que Ele tem para você.

Portanto, não podemos ficar presos ao passado, nem paralisados nas nossas perdas, Deus tem coisas novas e melhores para nossas vidas, melhores do que as que perdemos.

Não desanime Deus controla o tempo.

Eclesiastes 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Quer dizer que o tempo que nós perdemos, desperdiçamos…Em Cristo, será restituído, porque Ele é o Senhor do tempo.

Ele pode fazer que um ano de prazer, de gozo, e prosperidade…seja melhor do que 30 anos que você viveu lá trás!

Há Tempo para todo propósito. Eclesiastes  3:17 Então, disse comigo:Deus julgará o justo e o perverso; pois há tempo para todo propósito e para toda obra

Tempo e modo – Eclesiastes 8:6 Porque para todo propósito há tempo e modo…

Quem é que sabe o tempo? Deus. Quem é que sabe o modo? Deus

Cada palavra se cumpre – Ez 12:28 Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus; não será retardada nenhuma das minhas palavras; e a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor Deus.

O ser humano precisa crer no agir de Deus na sua vida e não ficar preso ao que passou.

O Senhor te ama e não desiste de você. Hoje é tempo de ser feliz!

A vida é fruto da decisão de cada momento. Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe... Para viver o novo, remova as ervas daninhas, are a terra, tire os lixos do solo,  adube e alimente a terra com a palavra de Deus e veja desta maneira, neste solo fértil, o brotar de um novo dia.

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos! Infelicidade, talvez seja o contrário.

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"

Toda semente plantada no solo fértil que somos, tem um tempo para germinar e crescer. Tenha fé no que Deus está operando, não se impaciente ou fique ansioso.

Ansiedade é a diferença entre o tempo do querer de Deus e o tempo do nosso próprio querer.

Impaciência é o que sentimos quando começamos a duvidar da sabedoria do tempo de Deus ou da bondade de Sua orientação.

Eu sei que é difícil esperar, mas Deus tem um tempo, para agir e para curar. Só é preciso confiar... não desista do amor, não desista de amar, não permita que lixos antigos e inseguranças limitem a tua visão e lhe roubem o tempo de viver a dupla honra que Deus trouxe a sua vida: pessoal ou profissional.

O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, sementes de hoje, frutos de amanhã!

Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Palavras são sementes, pensamentos moldam a vida. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Cuidado com os semeadores que não vivem a sua fé e que não estão na visão que Deus lhe deu. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas. Não perca tempo com falas e orientações baseadas em preconceitos ou que provem de pessoas que não estão no mesmo nível de comprometimento que você tem com o Senhor e a sua palavra.

Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...

Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa. Você merece o melhor que Deus preparou para você.

Remova as âncoras do passado e não se limite pela sobrecarga do que passou ou pela capacidade do seu cérebro. Não se baseie no seu próprio entendimento. Ele é Deus e faz o novo na sua vida e isto do jeito, do modo e no tempo Dele.

Em Números 14:6-10 tem um ensinamento preciosos sobre duas pessoas que não se limitaram pela visão e fala dos outros. Vejamos, Josué e Calebe que eram 2 dos 12 espias enviados por Moisés para observarem a terra de Canaã. Após os 12 espias observarem a terra e voltarem para onde estavam Moisés e o povo, 10 deles falaram que viram gigantes, porém Josué e Calebe viram uma terra que "mana leite e mel". Pela fé, eles conquistaram a terra antes de chegarem a ela.

Deus é ilimitado e preparou para você o que olhos não viram e nem ouvidos ouviram. Viva o novo de Deus e não perca tempo com o que passou.

A mente é um campo de batalha e o inimigo com seus dardos inflamados quer limitar a sua visão do novo, da dupla honra, da sua vida e da felicidade.

O Senhor colocou Canaã a sua frente, mas o caminhar até lá é com você. Viva o novo que Deus preparou para você.

domingo, 13 de março de 2016

Planejar é preciso, sonhar é necessário, mas consagra-los ao Senhor é vital.

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:1-3

Quais são os seus planos para hoje? E para daqui três, cinco anos? Planejar é preciso, sonhar é necessário. Todos nós, de uma maneira ou de outra, sonhamos e planejamos muitas coisas em nossas vidas.

Jesus afirma que estaria conosco "todos os dias até a consumação dos séculos", pois, então, essa presença pressupõe união, intimidade e proteção.

Essa presença pressupõe uma amizade tal que nos conduz à vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. E, em provando a vontade de Deus através deste relacionamento pessoal com Ele e do exercício do Evangelho em nossas palavras, atitudes e "filosofia de vida", temos a possibilidade de ter nossos planos confirmados pela boca do Senhor. 

Sim, porque somente a intimidade com Deus nos leva a fazer a sua vontade e, assim, planejarmos aquilo que é correto, que é aprovado por Deus. 

As carências da carne, a solidão e a ansiedade tendem a querer levar o homem a fazer as coisas sem um projeto e muitas vezes sem mesmo uma reflexão sobre o que se pensando a fazer. 

Temos que vigiar pois em momentos de desertos emocionais ou de opressões, o homem quer logo o alivio para o que esta lhe incomodando ou o fazendo sofrer. Nestes momentos o inimigo lança os seus dardos inflamados para querer confundir a visão e levar a o homem a fazer o que ele acha que é certo aos seus olhos. 

Nestes momentos de batalha intensa, o homem pode se confundir e ter a miragem de um oásis e tomar a decisão de partir em direção a ele. Quando pensa que chegou a um lugar de descanso e renovo, chegou na realidade a um outro lugar no deserto onde podem existir perigos ainda maiores.  

O antídoto para isso está nestes ensinamento de Provérbios, que nos remete a uma intimidade e submissão ao Senhor em todo o tempo para que Ele confirme os planos, projetos e ideias de coisas a fazer e as atitudes a serem tomadas frente a cada situação da vida.  

Jesus é a luz do mundo e é através Dele que nós podemos ver coisas que o mundo não vê. Se os seus projetos e planos parecem difíceis de serem realizados, e as sua metas difíceis se serem alcançadas,  coloque-os diante do Senhor e os consagre a Ele. 

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.João 8:12

Não andar em trevas significa poder enxergar, ver o que as pessoas que não seguem a Jesus não conseguem ver. 

Isso se torna um diferencial competitivo em nossas vidas profissionais, em nossos relacionamentos pessoais, e assim conseguimos melhores resultados pois tudo fica mais claro, é possível entender as tribulações e crescer em meio as adversidades.

Com Jesus é possível compreender as pessoas que nos maltratam e ver que a luta não é contra carne e sangue e através deste conhecimento e discernimento espiritual  se consegue na força de Jesus, perdoar a quem nos fez algum mal. 

A falta de perdão atravanca a vida, enferruja os relacionamentos e dificulta a realização de grandes projetos, isto porque do coração procedem as raízes da vida. 

Submeta os seus planos, projetos e ideias ao Senhor e receba dele a direção e as estratégias corretas e não faça na pressa assim: Senhor eu fiz "isso" abençoa  Senhor o que "eu" fiz...ou "eu" planejei isso abençoa Pai.....

 O "eu" não pode estar na frente. A nossa suficiência vem do Senhor.

Lembre-se nos caminhos de Deus não existem atalhos ou "jeitinhos".  Os  caminhos do Senhor são perfeitos e lhe conduzirão a vitória. 

sábado, 12 de março de 2016

Não seja impulsivo: pare, reflita, para depois agir.


Os pensamentos do diligente tendem à abundância, porém a pressa excessiva, tão somente para a pobreza. Provérbios 21:5

Não é bom proceder sem refletir. Muitos de nós lutam com a impulsividade, por isso precisamos refletir sobre os provérbios que nos ensinam a não sermos apressados.

Pensamento e planejamento cuidadosos funcionam melhor. Carpinteiros hábeis medem três vezes e cortam uma; carpinteiros apressados medem uma vez e cortam três. 

Em nossa ânsia por completar a tarefa, podemos correr para cumpri-la, mas seria melhor prepararmo-nos deliberadamente antes de agirmos: "Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito" (Eclesiastes 10:10). 

Não ter pressa, e afiar o machado antes de começar a derrubar as árvores pode parecer perda de tempo; contudo, no fim, muito mais pode ser feito, com menos esforço, quando se dedica tempo a deixar as ferramentas prontas antes de se apressar ao trabalho.

 Atalhos parecem atraentes, mas desempenhar bem tarefas exige esforço persistente, perseverante. Mesmo que leve mais tempo para fazer algo do modo certo, isso é frequentemente melhor.

Palavras ditas com pressa frequentemente ferem. "Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina" (Provérbios 12:18). 

Precisamos sempre pensar antes de falar, porque quando falamos impulsivamente metemo-nos em apuros e criamos conflitos. 

Precisamos não ser apressados na discussão: "Não te apresses a litigar, pois, ao fim, o que farás, quando o teu próximo te puser em apuros?" (Provérbios 25:8). 

E temos que ser cuidadosos em não fazer promessas apressadas ao Senhor uma vez que ele espera que todos os nossos compromissos sejam cumpridos: "Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo! É só refletir depois de fazer o voto" (Provérbios 20:25). 

É tão fácil comprometermo-nos sem refletir seriamente no que será exigido para cumprir o voto! Há poucas coisas mais perigosas do que uma língua solta. Em Provérbios, o cúmulo da estupidez é o insensato. 

Mas até o insensato é superado por duas classes de pessoas: o homem orgulhoso ( Provérbios26:12) e o falador impulsivo: 

Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele (Provérbios 29:20). Que o Senhor nos ajude a medir nossas palavras!

A ira é uma das mais fortes emoções do homem, e por tanto, é difícil de dominar.  Quando sentimos ira, a tendência natural é exprimir nossos sentimentos em  palavras e atos ásperos. 

O que presto se ira faz loucuras, e o homem de maus desígnios é odiado (Provérbios 14:17); 

O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura (Provérbios 14:29). 

Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tiago 1:19-20). 

O maior desafio não é enfrentar a ira com a ira. O melhor caminho é responder à ira com paciência e gentileza: A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Provérbios 15:1). 

Precisamos exercitar nosso domínio próprio e não permitir que a ira nos domine.

Precisamos ouvir antes de responder e precisamos ouvir ambos os lados antes de responder. 
Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha ( Provérbios 18:13), e  O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina  (Provérbios 18:17). 

O inimigo que anda ao derredor quer levar o homem a agir apressadamente para levá-lo a tomar decisões equivocadas  e desviar a pessoa do tempo de Deus. O Senhor tem grandiosas benções e promessas para as nossas vidas, mas toda promessa passa pelo teste do tempo. 

Vigie o que passa na sua mente e contenha a ansiedade com base na oração, para que esta não lhe leve a fazer coisas apressadamente. Um lindo e delicioso  bolo que esta a crescer no forno se for exposto, antes da hora, ao ar externo, murchará e perderá sabor. 

Como o Salmo 46 ensina: "Aquietai, e sabei que eu sou teu Deus". Ele tem o tempo e o modo para cada coisas. Onde Deus  está presente tem paz e não existem dúvidas. Deus já colocou uma grandiosa benção no seu caminho e é Ele que prepara o seu caminho até a benção. 

O Senhor mostrou Canaã ao seu povo, mas demorou um tempo até eles chegarem lá e neste tempo ocorreu um preparo, uma mudança de hábitos, uma nova visão (pois muitos se viam como inferiores a tudo aquilo que estava a frente, ou seja, tinham uma autoestima baixa) e de confissões, pois muitos eram murmuradores e estes ficaram pelo caminho. 

Aplicar esses princípios práticos de Provérbios nos ajudará a evitar atos, palavras e respostas impulsivos, e a levar-nos a tomar decisões muito melhores. 

Deus tem dupla honra para a sua vida e Ele está lhe moldando para receber esta recompensa, para que a sua alegria seja ainda muito maior do que você pensou ou sonhou. 

A grandiosa benção já está no caminho a sua frente, mas as suas mãos tem que estar preparadas para receber. 

Este preparo passa pelo perdão a quem lhe feriu, por novos hábitos e pela retirada da ancora do que passou. Para você viver o novo, as magoas e ferimentos do passado, não podem estar a contaminar o presente. Ore ao Senhor para que Ele sare todas as suas feridas emocionais. 

Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Salmos 126:1-3

terça-feira, 8 de março de 2016

Não andeis ansioso: O Senhor cuida de vós


"Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo." Tiago 4:14-15

Quando nós estamos na espera de algo, a tendência que temos é de ansiedade. Queremos ver os fatos acontecerem rapidamente. Não é verdade? Queremos ver logo as coisas acontecerem. Tendemos a ficar por demais ansiosos. 

Estudos da Universidade de Berkeley da Califórnia, publicado em Março de 2015, indica que a ansiedade prejudica tomada de decisões, adaptação a mudança e capacidade de absorver informações.

Um quadro de Ansiedade intensa pode gerar diversos sintomas incômodos, como fadiga frequente e sonolência ao longo do dia. A Ansiedade além do limite gasta energia física que usamos ou usaríamos para nos manter alerta, acordados e bem dispostos para realizar as tarefas do dia a dia.

Muita gente carrega uma enorme carga de ansiedade com relação ao dia de amanhã. Vivem seus dias preocupados com as coisas que ainda estão por acontecer e acabam sofrendo antecipadamente sem necessidade. Quando entendemos que o amanhã pertence a Deus, e nossas vidas estão em Suas mãos, podemos descansar e esperar que Ele cuidará para que todas as coisas cooperem para nosso bem.

As vezes tentação para se preocupar chega, mas esta não é solução. Deus quer que você saiba que a preocupação não o ajudará. De fato, ela certamente piorará as coisas se você fizer disso um hábito. 

Deus sabe todas as coisas de que você precisa antes que você Lhe peça. Assim, pare de se preocupar e focalize sua atenção nAquele que é capaz de prover tudo de que você precisa e muito mais.

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” — (Filipenses 4:6-8)

Em 2 Sm 22,31 – 33 ,a Palavra de Deus nos ensina :”O caminho de Deus é perfeito,a palavra do Senhor é fiel.Ele é o escudo de todos os que Nele se refugiam....vs 33”Deus é a minha fortaleza e a minha força,e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho....”

O Senhor nunca desampara os seus filhos, vejam alguns dos muitos exemplos de como o Senhor cuida de nós: 


  • Mateus 6:33- Deus acrescentará na nossa vida o que precisamos quando o buscamos em primeiro lugar.
  • Isaias 40:29 - Quando estamos cansados Ele renova as nossas forças
  • Filipenses 4:6 - Deus acolhe as nossas orações, conhece os nossos problemas.
  • Salmo 34:4 - Deus nos livra de todos os nossos temores
  • Salmo 121:1,2 - Deus nos socorre quando precisamos
  • Isaias 41:10 - Deus nos fortalece ajuda e sustenta.
  • Isaias 53:5 - O preço maior já foi pago.
  • Apocalipse 21:Deus nos abençoará com a vida eterna.


Paulo diz que ele é "o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus (II Co 1.6-7)

Salmo 55:22: “Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.”

Jó 5:8-9 “Quanto a mim, eu buscaria a Deus e a ele entregaria a minha causa; ele faz coisas grandes e inescrutáveis e maravilhas que não se podem contar;”.

Todo aquele que reconhece a sua pequenez na carne, a sua incapacidade humana, que joga a ansiedade sobre Deus, sobre os Seus cuidados, sobre o Seu amor e sobre a Sua misericórdia, sabe que haverá o momento oportuno em que será exaltado

Jesus no ensina:  "Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mt 11.28).

domingo, 6 de março de 2016

Um estilo de vida: buscar o Senhor é o caminho para superar o medo e obter a vitória

O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor. Salmos 27:1-6

Por que a preocupação do salmista não é com os inimigos, e sim com o Senhor? Porque é o Senhor que na adversidade haverá de esconder o salmista no seu abrigo (pavilhão). 

No lugar oculto da própria casa de Deus (tabernáculo) o salmista seria acolhido e escondido da adversidade. Estar escondido no abrigo de Deus é estar sobre a rocha. É estar seguro (v. 5).

A investida dos inimigos é inócua, uma vez que, todos os malvados inimigos tropeçaram e caíram quando investiram contra o salmista. 

A investida dos inimigos e adversários representam o pior que poderia acontecer a um rei, porém, diante do poder do Senhor todos os receios do salmista desapareceram.

Novamente o salmista aponta para o que seria o maior receio de um rei, e reafirma a sua confiança em Deus (v. 3). Diante de exércitos o coração do salmista não temia. Diante da guerra, ele confiava em Deus. Para os inimigos um quadro cômico: tropeçam e caem.

Portanto, como temer, se Deus é o caminho (salvação), e a luz (lâmpada para os pés) para os que nele esperam.

O salmista reafirma a sua posição inicial de confiança em Deus. Não restava dúvida ao salmista: se acaso ele não depositasse confiança em Deus, certo era que pereceria "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?" (v. 1).

O que temos é um modo de vida : buscar o Senhor é o caminho para superar o medo e obter a vitória no caminhar da vida. Aquiete o coração! 

“Salmo 40:1  Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.“

Paciência traz o equilíbrio, ao contrário da ansiedade (afobar) e do desânimo (derrotar). A paciência segura a ansiedade e não te deixas afobar, nem ao desânimo te derrotar.

Esperança = esperar com dinamismo de maneira entusiasmática. Esperar com tranquilidade. Esperar em Deus = aprender a não ser precipitado.

1 Co 14:33 “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.”

Col 3:15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.

Busque a intimidade do Senhor e tenha o cuidado para não ser precipitado!

Se estar esperando em Deus, não murmure.

A murmuração foi o pecado que Israel caiu no deserto, não reclame, Deus está no controle de todas as coisas. Quem está em Deus tem que controlar a ansiedade exacerbada.

A ansiedade produz: impacto no cérebro, deformações, envenena o seu pensamento e inibe o seu raciocínio. A ansiedade leva a tomada de decisões ruins.

1 Pedro 5:7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Tem que crer que Deus tem o poder de dar soluções para tudo.Ele é Deus e nada pode impedir o seu  agir em favor dos seus filhos. 

“1 Jo 5:4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”

“Mc 9:23 E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.“

Não se baseie no seu próprio entendimento, busque ao Senhor e Ele lhe dará o conhecimento, a visão, a sabedoria e a capacidade de discernir para a tomada das melhores decisões na caminhada da vida.

Consagra a tua vida ,tua boca ao Senhor. Tu fostes feito para ser um arauto das Maravilhas de Deus. Para teres lábios puros e palavras de louvor. Bendiga e exalte sempre ao Senhor, em toda e qualquer situação.Verás que Ele te conduz em triunfo.