domingo, 19 de fevereiro de 2017

A estrutura vital para um relacionamento duradouro: o fruto do espírito

Como você tem pautado a sua vida ? 

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Salmos 119:105

Deus é luz e Sua palavra ilumina nossa mente, nosso coração, nossa vida. Quando meditamos na palavra, toda escuridão, trevas, sofrimento, engano e mentira começam a ser eliminados da nossas vidas. Passamos a olhar a vida com outros olhos, e começamos a encontrar caminhos melhores e novas oportunidades a cada dia e com isso uma capacidade de entendimento e compreensão de pontos de vistas diferentes.

Para que a palavra do Senhor seja lâmpada para os pés e luz para os caminhos é necessário o meditar diário nela, buscando o conhecimento e através deste o discernimento para fazer cada coisa na vida e as decisões corretas para cada situação que nos é apresentada na caminhar da vida.

Quando a vida é pautada na direção da palavra começam a ocorrer na vida a paz e uma série de benefícios decorrentes do acordo do nosso espírito com Senhor. Isto faz com que as impulsividades, iras, mentiras, incompreensões, magoas, egoísmos e todo tipo de sentimento e comportamentos ruins ou destrutivo (Gálatas 5:21-12) vão sendo eliminados da vida.  

Quando este acordo existe, nasce o fruto do Espírito e o contrario disso é o que esta em Amos 3:3 
Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade (paciência), benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio.

Quando um relacionamento está pautado e blindado pelos ingredientes do fruto do espírito, durante o dia a dia, vários pedidos de ligação e conexão ocorrem, como por exemplo, uma pessoa viu uma revista que aborda determinado assunto de uma forma excelente, ela vai falar para a outra ou até comprar a revista, não pela qualidade das abordagens e sim por que é importante para a outra. A motivação é diferente. Aqui é a alegria e a felicidade do outro. Muitas vezes o inimigo com os dardos e seduções tenta fazer com que a pessoa não perceba estes sinais. Por isso é importante um casal orar juntos e meditar na palavra de Deus, para desta forma estar atento e vigilante as coisas do mal .

Duas pessoas podem ouvir a mesma coisa ou compartilharem a vida debaixo do mesmo teto, mas a maneira como elas interpretam o que ouvem e as situações do dia a dia, depende dos princípios e valores que norteiam a vida de cada um. Se os princípios e valores  não estivem sendo pautados no fruto do espírito, as diferenças humanas se transformam em desacordos, os vão se acumulando, amontoando como erva daninha  e lentamente se transformando em brechas cada vez maiores e num aparente de repente toda a construção de vida vem ao chão.

Por exemplo vamos analisar dos resultados do fruto do espírito: Bondade e domínio próprio.  

A bondade faz com que cada pessoa num relacionamento se sinta cuidado, compreendido e valorizado.

Bondade não significa deixar de expressar um descontentamento com algo ou algum comportamento...mas a pessoa pode decidir,  jogar pedra na outra pessoa ou pode explicar por que você está magoado e irritado, e isso é o caminho mais gentil e correto. Esta atitude transformou ponto de discórdia em ponto de união selado pelo amor.

Bondade é uma pratica diária! Você pode praticar a bondade é sendo generoso sobre as intenções do da outra pessoa, se falta bondade, surge a irritação e você pode interpretar que aquela atitude foi tomada pelo outro só para lhe irritar, mas se tem bondade, isso resulta em dialogo para que ambos aparem pontos de desunião e  cresçam no relacionamento.

A hora mais difícil de praticar a bondade, é durante um momento de turbulência, mas este é também o momento mais importante para ser gentil. Mostrar desprezo e agressão fora de controle durante um conflito pode causar danos irreparáveis em um relacionamento.

O colapso da bondade é uma das causas que causam a deterioração dos relacionamentos. 

Uma vida a dois pautada na palavra de forma integra e comprometida, faz com que o fruto do espírito exista e com ele uma blindagem aos ataques do mal e aos laços do engano, achando que a grama do vizinho é mais verde que a sua e com isso, através da sedução, uma pessoa deixa de honrar a outra no relacionamento, passando mais a não se importar com a opinião dela e se tal coisa irá ou não magoa-la.

Uma vida pautada nesses princípios da palavra de Deus é uma vida baseada em amor e este é o elo de toda a perfeição (1Corintios 13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário