quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O que você tem guardado no seu coração?


Provérbios 17:22- O coração alegre serve de bom remédio;

Quando o coração é alegre, confiante em Deus, isso se reflete nas atitudes, nas palavras, no sorriso verdadeiro. Por isso a Bíblia diz que é remédio! 

Um coração alegre e seguro cura qualquer dor, qualquer tristeza porque este coração alegre só espera em Deus, só confia em Deus!

Um coração alegre e seguro em Deus pode transformar uma vida, uma situação. 
Porque quando o nosso coração está cheio da vontade de Deus, da graça de Deus, da palavra de Deus, a nossa boca fala!

E quando falamos de acordo com os ensinamentos de Deus, de acordo com a palavra de Deus, milagres acontecem, nós refletimos a glória de Deus, nós transmitimos o amor de Deus, nós realmente mostramos que andamos com Cristo, que vivemos com Cristo, que somos Dele e a nossa vida é para Ele!

Por isso diz a palavra:Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes (saídas) da vida.

Fontes ou saídas da vida é o mesmo que as decisões da vida, as atitudes da vida, o comportamento da vida, jeito e modo de falar. 

Do nosso coração pode vir morte ou vida, bênção ou maldição, água doce ou amarga, depende do que ele está cheio! 

A boca fala do que está cheio o coração. Lembre-se palavras são sementes e o que contamina o homem, é o que sai pela boca. A sua vida sofre influencias das palavras que você lança ao ambiente e ao vento quando ninguém vê. 

A vida é o eco das palavras soltas ao vento: Elas voltam e voltam amplificadas e carregadas de distorções e reverberações. Lembre-se que você não tem controle de onde, para quem e como chegarão. Elas foram soltas ao vento. 

Uma vida equilibrada e saudável deve se ocupar de várias dimensões: do ambiente familiar, da alimentação, da vida social, das emoções, da alma. São as dimensões da alma, do “coração”

Pense: o que você pode fazer para alegrar a vida de alguém? O seu coração tem sido um bom remédio? E o que a sua boca tem falado? 

Do que está cheio o teu coração?

É no coração que surgem as motivações, os sonhos e a força para lutar por nossas conquistas. Ao mesmo tempo, é também no coração que podem surgir as más intenções, as más interpretações, o pecado e o engano. 

É como se o coração fosse a direção de um carro que o guia para onde desejar. Por saber que o coração é enganoso, (Jr 17:9), podemos ser levados para lugares perigosos, colocando em risco a nossa vida em diversos aspectos. 

Porém quando nos dispomos a guardar o nosso coração colocamo-lo nas mãos do Senhor para que essa direção seja dEle e não nossa, tornando-nos seguros em nossa caminhada.


Guardar o coração é:

  • Entregar 100% dos seus sentimentos a Deus: ter o Senhor como fortaleza do seu coração;
  • Perdoar não guardando magoas ou ressentimentos de alguém.
  • Não atribuir o seu valor a alguém ou a alguma coisa ou situação
  • Proteger suas emoções, utilizando-se da razão, pois um simples “oi” não significa “estou interessado(a) em você”;
  • Estabelecer e respeitar os limites dos relacionamentos;
  • Não alimentar expectativas que não poderão ser supridas;
  • Entender que todas as coisas têm um tempo certo para acontecer e que, por determinados períodos, certos sonhos já revelados pelo Espírito Santo precisam ser mantidos em segredo;
  • Zelar contra a aparência do mal para que nada e nem ninguém possa arruinar o melhor que está por vir;
  • Discernir a paixão do amor agindo conforme o segundo que é sempre benigno, paciente e tudo espera;
  • Ter cuidado com quem se compartilha os sonhos buscando como confidentes as pessoas que vivem por princípios bíblicos;
  • Frear o desejo de verbalizar os sentimentos românticos antes do tempo e da oportunidade adequada;
  • Distinguir o ilusório sentimento que vem da alma do verdadeiro sentimento que vem do Espírito Santo;
  • Não se deixar envolver emocionalmente com alguém enquanto não houver uma confirmação de Deus;
  • Identificar as possíveis setas malignas em sua mente e combatê-las logo que percebidas;
  • Vigiar para manter a santidade do corpo, da alma e do espírito.
  • Guardar da fofoca, da idolatria, da ofensa, das palavras torpes.


Guardar o coração não é:

  • Negar sentimentos existentes;
  • Se fechar para as amizades saudáveis com pessoas do sexo oposto;
  • Temer as decepções;
  • Subestimar as questões sentimentais;
  • Sofrer sozinho em silêncio;


GUARDAR O CORAÇÃO = CUIDAR O CORAÇÃO, DIFERENTEMENTE DE FECHAR O
CORAÇÃO.

Guarda o teu coração e espera com paciência no Senhor. Vai valer a pena!

O que está no mais íntimo do teu coração? A palavra do Senhor que atentamos e as razões dele que inclinamos os nossos ouvidos! É exatamente isso que faz os nossos corações serem fontes de vida! 

A palavra de Deus é o que temos de valioso em nosso coração! Ela é quem nos sustenta e quem nos faz caminhar na luz, como está escrito em Salmos 119: 105. Lâmpada para os meus é a tua palavra; e luz para o meu caminho. 

Coração alimentado pelo Senhor não se desespera durante as provações porque vê nelas a providência divina. Guardemos bem o coração.

Muitas vezes o melhor presente que você pode dar a alguém é encher o seu coração de palavras de, amor, carinho, compreensão, orientação, admoestação  e acima de tudo com a palavra de Deus. Pense nisso!

sábado, 8 de outubro de 2016

Não temas e não perca as esperanças: Deus é por você

Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova." (Jó 14:7-9)

As árvores cortadas são infrutíferas, têm aparência de morte, onde se via vida já não há mais.

Essas árvores podem ser relacionamento familiar, área sentimental, sonhos ou projetos em nossas vidas. Aonde estão as árvores frutíferas que deveriam estar aqui? Nossos pensamentos nos levam a questionar: O que está acontecendo? Há esperança? Onde está a solução? Se as raizes não estiverem firmadas em Deus, o ser humano pode ser levado até a questionar a Deus.

As situações adversas vêm como vento contrário em nossas vidas, fazendo muitas vezes com que percamos as esperanças, e até desacreditemos nas promessas do Senhor, mas se estivermos com nossas raízes firmes na palavra de Deus, passaremos pelas tempestades !!! Podemos perder as folhas, galhos, e até o tronco, mas o segredo está na raiz. Onde estamos arraigados ??? Se nossas raízes estão no Senhor, então HÁ ESPERANÇA PARA NÓS.

Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como a planta (Jó 14.9)

A água significa a palavra do Senhor, o cheiro o poder da palavra, e através do poder da palavra a Esperança volta e restaura a vida.

O Poder da Palavra do Senhor, é eficaz, traz vida aos nossos corações...
Nunca devemos pensar que é o fim, o poder da palavra nos renova a cada dia, e nos faz produzir ramos como a planta, faz nós frutificar bençãos a onde estivermos, e aonde passarmos.

Com o seu coração firmado em Deus, diga com toda confiança e convicção:

Deus tudo pode, e nenhum dos Seus planos podem ser frustrados”!

Não permitirei que nenhuma aflição, crise, ou sofrimento abale a minha confiança em Deus -"Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado." (Salmos 62:2). Somente dEle vem o meu livramento, mas Ele mesmo é a minha salvação e a minha fortaleza - "Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio." (Salmos 62:6-7)

Nos tempos de preocupação ou ameaças, eu lhe entregarei os meus cuidados e, em fervente oração, lhe falarei tudo o que há no meu coração - "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças." (Filipenses 4:6)

Esperarei no Senhor para que Ele aja em meu favor, seguro de que Ele responderá com misericórdia e compaixão, tendo em vista os meus apertos - "Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a benignidade; pois retribuis a cada um segundo a sua obra." (Salmos 62:11-12)

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações." (1 Pedro 1:3-6)

Um detalhe: tem podas que são o agir de Deus lhe preparando para algo maior e para isso é necessaria a poda do que não faz bem ou não pode estar mais na vida e a Palavra do Senhor nos garante QUE, “se for cortada”, vai brotar de novo a vida, os seus renovos não cessarão.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Onde Deus guia, Ele sempre provê.


 O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” – Filipenses 04:19 

A insegurança é advinda das necessidades não satisfeitas. Quando isto ocorre parece que a terra sumiu de debaixo de nossos pés.

Palavras podem gerar insegurança, diante de tantas notícias que recebemos podemos nos sentir tão inseguros que limitamos nossas possibilidades.

Por insegurança, atitudes errôneas podem ocorrer. Vigiai e não descarregue nas pessoas ao seu redor e no ambiente em que vive o seu mal humor ou insatisfações.

No entanto não podemos nos deixar dominar por um sentimento que somente nos prejudicará. Temos que crer que o nosso Bom Pastor lê a dor oculta de cada coração, comove-se e vem em nosso socorro trazendo segurança de que cuidará de nós.

O Senhor fornece, porque este é o desejo do Seu coração. Pela Sua própria natureza, Ele é um provedor e Lhe dá grande prazer de prover.

A provisão de Deus pode vir de uma maneira que não estamos esperando. 

Poderia ser a oração de compaixão de um completo estranho. Pode ser uma disposição material que milagrosamente vem de alguém, porque foram guiado pelo Senhor para fornecer para a nossa necessidade. Quando isso acontece, eles são abençoados e nós somos abençoados.

“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’”. (Atos 20:35).

Lembre-se que Deus é quem recebe a glória quando agimos de acordo com a Sua vontade. 

Quando somos tentados a temer, podemos optar por confiar em nosso Pai, e Ele nos abençoará com perfeita paz. “Ele nos guardará em perfeita paz se mantivermos nossas mentes fixada Nele.” (Isaías 26:3)

Quando nos sentimos sós, Ele fornece companheirismo. Quando sofremos perda, Ele proporciona conforto. Quando nos tornamos orgulhosos, Ele nos disciplina e nos humilha. Quando nos falta as necessidades da vida, Ele provê as nossas necessidades.

Quando lutamos com a falta de confiança, Ele nos dá vitórias para ganhar de volta a confiança divina e, portanto, nossa confiança Nele cresce. 

Deus provê através de nossas orações fiéis, das dos nossos familiares, amigos e até mesmo estranhos. Precisamos pedir de acordo com a Sua vontade e, em seguida, começar a agradecer a Deus por Suas provisões. Ele já tem essas disposições esperando por nós e também para aqueles pelos quais nós oramos.

Às vezes, Deus responde rapidamente e outras vezes temos que esperar. Não comprometa suas convicções ou desista.  

Se você estiver vivenciando grandes necessidades, inúmeras provações, privações, dias de instabilidade e incertezas, é bom se lembrar que a maioria do tempo que você corre atrás de problemas se esquece que as soluções estão em Deus. Buscai Ele em primeiro lugar e a sua justiça e tudo lhe será acrescentado.

A sua mente, o seu tempo, a sua energia precisam estar totalmente centradas em um Deus que pode resolvê-los.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6

Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Filipenses 4:11

Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13

Uma mente ociosa acolherá todo tipo de pensamentos, desde os bons até os maus; mas uma mente ativa trabalhará para controlar-se, detendo-se no que é nobre e bom, deixando fora o que corrompe.

Deus lhe mostra em sua Palavra, no texto que você leu acima que você não deve ficar ansioso(a) por coisa alguma. Não vale a pena ficar preocupado(a) e a Palavra de Deus está lhe mostrando como agir: Filipenses 4:6 – “Pela oração e pela súplica, com ações de graças sejam vossas petições conhecidas diante do Senhor.” 

Nos momentos de crise, nos momentos de indecisões, necessidades de conhecimentos...em  vez de ficar desesperado(a), de vez de ficar revoltado(a), desiludido(a), magoado(a), ou até mesmo irado(a) contra Deus ou pessoas que estão à sua volta, é preciso parar, é hora de acalmar o coração e entender que no momento você não deve ficar ansioso(a). Este sim é o momento de orar, é o momento de clamar e fazer conhecido de Deus os seus reais problemas, as suas necessidades.

Descarregue suas tensões em Jesus Cristo, pois ele já te fez o convite para fazer isto: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28, diga para Ele tudo o que você está sentindo e necessitando principalmente da sua insegurança e falta de confiança e fé.

Aquietai o teu coração e não terceirize a oração e as atitudes que são da sua responsabilidade fazer e agir. Deus é Deus e trata com cada um de forma individual. Ele nunca desampara os seus filhos.

Ele é o bom pastor e nos garante que nada nós faltará. Lembre-se que se Ele é o bom pastor da sua vida, você tem que estar obediente a sua direção e isto também significa buscar Ele na sua intimidade. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A última palavra é do Senhor: não desanime, clame a Ele!


Deus é a nossa força, a nossa justiça. Ele batalha as nossas causas!

Quem dá a última palavra é o Senhor. Mesmo que as circunstâncias à nossa volta mostrem o contrário, quem dá a última palavra é o Senhor! Não é homem quem escreve ou determina o nosso futuro.

Ninguém tem o direito de estabelecer o que nos acontecerá, pois somos regidos pela Palavra de Deus.

Jeremias 1:18- *Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.

Sofonias 3:17- O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo

Diz Mateus 24:35;Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." Tudo passa tudo, mas a Palavra não passa.

O Salmos 119:89; revela: "Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu." Por isso é que eu me agarro à Palavra.

A nossa vida está firmada em Deus. Isaías 40:8; diz: "seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente."

1 Reis 8:56;Bendito seja o SENHOR, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo." A Palavra não falha!

Em 2 reis 20:1 está parte da história do rei Ezequias, onde narra que ele ficou muito doente e num determinado dia o profeta Isaias foi visitá-lo e lhe disse para colocar a sua vida em ordem, pois tinha chegado o momento de ele morrer.

Ao ouvir isso Ezequias chorou desesperadamente e orou a Deus por misericórdia e, quando o profeta Isaias já estava saindo do palácio, recebeu a ordem do Senhor de voltar e dizer-lhe que tinha ouvido a sua oração, que tinha visto as suas lágrimas e, por conta disso, o curaria e lhe acrescentaria mais quinze anos de vida.

E é sobre a atitude de Ezequias, ao ouvir a sua sentença de morte que gostaríamos de refletir nesse texto.

Aquele homem não ouviu que seus dias tinham chegado ao fim de qualquer um, ele tinha escutado aquelas palavras do mesmo profeta que lhe tinha dado as boas novas, no que diz respeito ao rei da Assíria. 

Ele sabia que aquela mensagem era real, verdadeira e aquilo que ele tinha dito aconteceria, mas ele não se conformou, não aceitou e, apesar de ter ficado desesperado com a notícia, orou ao Senhor pedindo que aquilo não acontecesse e foi atendido.

Às vezes recebemos um diagnóstico, uma notícia, uma previsão e achamos que é o fim e nos entregamos por completo, já que aos nossos olhos não existe a menor possibilidade de mudança de quadro.

E se Ezequias tivesse aceitado a sentença e não tivesse orado a Deus? O que teria acontecido? Qual teria sido o final desse episódio? A resposta a estas perguntas é uma só , ele teria morrido. 

O que mudou o quadro por completo foi a sua atitude de, apesar de ter escutado a notícia de um profeta de Deus,  não ter se conformado, não ter aceitado, não ter se entregado  e ter  lutado com a única arma que tinha naquele momento, a oração para chegar até ao Senhor.

Ezequias nos ensina é que não podemos desanimar, não podemos nos conformar, não devemos nos entregar, devemos sim lutar com as armas que temos ao nosso alcance e buscarmos a Deus, pedir a Ele que nos dê uma chance, que tenha misericórdia e mude a nossa situação. O final de qualquer história está nas mãos de Deus e não nas mãos dos homens e o fato real é que quando nos entregamos, aí sim estamos decretando o final de tudo . Não desanime!

No  Salmo 50:15, diz que nós temos que invocar a Deus no dia da angustia. 

No invocar a Deus tem um propósito: é reconhecermos que Deus vem ao nosso auxilio, e nos livra destes dias maus, de pessoas más. Quando invocamos a Deus, nos tornamos pessoas seguras, porque sabemos que a promessa vem de Deus através de sua Palavra, que não falha. 

Podemos chamar a Deus a qualquer hora, Ele sempre esta disposto a nos ajudar: Pela madrugada, ao meio dia, de manhã cedo, ao anoitecer e qualquer dia Deus esta a nos atender. Nunca ficamos sozinhos, ao dormir, Deus cuida de nós, nos observa e nos protege.

Deus nos exorta a busca-lo!