O espírito firme sustem o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar? Provérbios 18.14
Esse versículo diz que, independentemente, do que aconteça na vida de uma pessoa, ela pode suportar, se tiver um espírito forte para sustentá-la nos momentos difíceis.
Se o espírito dela, entretanto, estiver fraco ou ferido, vai ter dificuldades para suportar qualquer coisa.
Sabe por que parece existem pessoas que não conseguem lidar com seus problemas? É porque estão fracas no espírito.
A Bíblia diz que devemos suportar as debilidades dos fracos. (Romanos 15.1.) Devemos exortá-los e ampará-los. (1 Ts 5.14.)
Vemos em Romanos 12.8 que um dos dons ministeriais para a Igreja é o de exortar.
Exortadores são fáceis de reconhecer porque, quando estamos perto deles, nos fazem sentir melhores, pelas
palavras que dizem e por suas atitudes. Parece que lhes é natural levantar, encorajar e fortalecer os outros com sua presença e personalidade.
Podemos não "estar na posição de exortadores", mas podemos incentivar. Podemos exortar.
Podemos construir, edificar, levantar e transmitir vida de outras pessaos. Podemos nos recusar a ser maldizentes.
Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus. 1 Samuel 30.6
As vezes você pode pensar em tudo que fazia pelos outros e o pouco que eles faziam por você.
Sabe o que esse tipo de pensamento faz? Enche a alma de amargura e ressentimento. Não é a reação que o Senhor quer que tenhamos. Deus quer que nos acheguemos a ele e encontremos força e encorajamento Nele.
Em vez de ficar com raiva, amarga e ressentida, busque a Deus com uma oração sincera e humilde, e as coisas melhoram. Diga: “Senhor, preciso ser reanimado,” no tempo Dele, Deus providenciava pessoas para que o reanimem.
Não permita ressentimento em seu coração por achar que o incentivo ainda não chegou, isto fará com que você comece a murmurar sobre a falta de incentivo, e ai as coisas pioram.
No momento você pode sentir que ninguém se importa com você, que ninguém o valoriza.
Talvez seja porque as pessoas são tão egocêntricas que não sabem valorizar ninguém; ou, talvez, não compreendam sua necessidade.
Se você se tornar amargo e ressentido, elas nunca aprenderão, e você nunca receberá delas o que mais deseja. Na verdade, sua amargura e ressentimento podem destruir você e seu relacionamento. Mas, se você levar seu fardo ao Senhor, ele o ouvirá e o ajudará.
Deus tem milhares de exortadores no Corpo de Cristo. Ele enviará pessoas para levantar, reanimar e edificar você.
Primeiro, ore; depois, plante.
Não fique sentado esperando alguém encorajar você. Não se recuse a encorajar os outros só porque você mesmo não está sendo encorajado.
Não espere que venham até você; vá até eles. Lembre-se: a regra espiritual é, você colhe aquilo que semeia. No momento, você pode estar colhendo o fruto de sementes que semeou no passado, por recusar-se a encorajar os outros, mas isto pode mudar. Mãos à obra e semeie nova safra! Comece a ser um exortador!
Nenhum comentário:
Postar um comentário