segunda-feira, 17 de abril de 2017

Perdoe: as pessoas às vezes machucam as outras pelo simples fato de estarem machucadas.


Não deixe as pessoas destruírem quem você é! Você é uma pessoa cheia do amor de Deus e não de espaço para coisas ruins habilitarem dentro de você e que só farão mal a você. Lembre-se: a falta de perdão atrofia a capacidade de amar!

Olha, em  1Pedro 2:9, como o Deus que é amor lhe vê, e sabendo que você é isso aos olhos do Pai, por que não se encher até transbordar, desse amor e liberar o perdão?

Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Vamos analisar alguns princípios e valores da Palavra e com base nisso compreender a importância do perdoar.

Um dos princípios do Reino é o do perdão. Jesus disse: “Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6.14,15).

Perceba que há uma relação de íntima dependência entre as nossas atitudes e a atitude de Deus. O perdão é uma das chaves que abrem a porta da comunhão com o Pai. Você deseja passar por essa porta e ter um relacionamento íntimo com o Senhor? Então libere perdão.

Deus é misericordioso para nos perdoar e amoroso para esquecer o que fizemos. “Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele, e não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas” (Daniel 9.9,10).

Mesmo quando fazemos tudo errado, mesmo quando contrariamos a vontade do Senhor, mesmo quando tomamos decisões que nos afastam de sua presença, nosso Pai não nos esquece. Pelo contrário, ele continua sempre disposto a nos perdoar e a nos aceitar de volta. Seu amparo está sempre presente mesmo quando estamos longe. Na verdade, nós podemos ficar distantes de Deus, mas ele nunca se distancia de nós. Ele sempre está por perto nos protegendo. “E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste” (Neemias 9.17).

O ato de perdoar pressupõe uma reciprocidade. Na oração ensinada por Jesus (Mateus 6.12) Deus nos perdoa na mesma proporção que perdoamos as pessoas que nos ofendem. Se o perdão liberado por nós for completo, seremos perdoados. Do contrário, se não perdoarmos de verdade, não seremos perdoados pelo Pai. Perceba que Cristo, na oração do Pai Nosso, não disse “quando perdoamos”, mas “assim como perdoamos”.
Por acaso há uma cota exata para se perdoar? Há um limite para perdoarmos aqueles que nos fazem mal? Jesus nos deu um número: “setenta vezes sete” (Mateus 18.21). 

Isso só se torna possível quando estamos com Cristo. Através da sua infinita graça, somos capacitados a praticar o perdão.

Jesus também nos ensina que o perdão deve ser sincero. “Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas” (Mateus 18.35). 

O Senhor abomina o engano e o fingimento. O cristão deve perdoar na certeza de que seus direitos contra o ofensor são transferidos para Deus. Devemos sempre entregar nas mãos do Pai tudo que nos aflige. 

Ore por quem lhe ofende ou ofendeu> Entregue isso nas mãos de Deus. Ele julga a sua causa!

Não guarde dentro de você coisas estragadas e sem vida. Remova todo o lixo emocional que tentou se instalar em você através de situações de vida ou por ações de pessoas que muitas vezes foram manipuladas por ações malignas para lhe ferirem com o objetivo de atacarem a origem das fontes da vida: o seu coração. Como está escrito em Provérbios:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23.

Se o coração é afetado todas as áreas da vida o são de igual modo afetadas.  

Algumas pessoas oram durante anos, sem, contudo, alcançarem êxito ou mesmo resposta dos céus. Por que isso acontece? A falta de perdão representa um impedimento para que as bênçãos do Senhor fluam. É uma lei do Reino de Deus. 

Contra essas leis não podemos fazer nada, tão somente obedecer. “Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas” (Marcos 11.25,26).

Perdoar facilmente é um sinal de que estamos em comunhão com o Pai (Colossenses 3.13). É preciso liberar perdão para usufruir da presença real e plena de Cristo em nossas vidas. Não guarde mágoas, rancores e ressentimentos em seu coração. Dê lugar para bons sentimentos. 

Quando ficamos livres da mágoa e da tristeza, damos lugar para Deus agir em nossas vidas. Ao liberarmos perdão, somos contemplados com toda sorte de bênçãos dos céus, como cura espiritual, libertação e fervor.

Deus lançou fora toda lembrança de nossos erros e nos restaurou, nos deu uma nova vida. Pense nisso na hora de perdoar quem lhe ofendeu. Mesmo cometendo muitos erros, o Senhor perdoou você.

Romanos 5.8 − Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Perdoe e não guarde ira dentro de você, isto irá produzir cólera e trará amargura ao coração e a vida. Um coração amargurado não consegue enxergar a beleza de nada e tudo esta sempre ruim. 

Efésios4.26, 27, 31 −-Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,nem deis lugar ao diabo… Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.

 O Senhor nos adverte sobre a amargura, pois um coração amargurado envelhece a vida e corroe como ferrugem os relacionamentos.

Hebreus 12.15 − Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminado.

A solução para a amargura esta na liberação do perdão, pois agindo assim, fluirão rios de águas vivas em você e por você.

Se alguém lhe fez mal, não fique planejando ou pensando em vingança. Isto são portas abertas a ação do mal e de espíritos atormentadores, que o único intuito é matar, roubar e destruir, para tal o Senhor, nosso Deus nos adverte sobre a vingança:

Provérbios 25.21, 22 − Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá. 

Lembre-se que quem não perdoa atrofia a capacidade de amar e perde a visão da vida e Deus nos adverte sobre isso em 1João 2.9-11:

 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Não perca tempo com ressentimentos, perdoe pois Jesus te ama. Se aperfeiçoe neste amor, o buscando na intimidade e agindo assim, se encha desse amor e ganhe forças para perdoar.  

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Vá além dos limites que você próprio colocou: creia no poder de Deus

Mesmo nos momentos difíceis, mesmo diante dos gigantes, mesmo diante do Mar Vermelho, do fogo ardente, Deus está sempre com você.

Seja a vossa vida desprovida de avareza. Alegrai-vos com tudo o que possuís; porque Ele mesmo declarou: “Por motivo algum te abandonarei, nunca jamais te desampararei”. Por essa razão, podemos afirmar com toda a segurança: “O Senhor é o meu Ajudador, nada temerei. O que poderá fazer contra mim o ser humano?”   Hebreus 13:5-6

No caminho da vida é preciso manter sempre o equilíbrio, mesmo frente ás adversidades apresentadas.

Para que isso aconteça é preciso motivação e força de vontade, pois neste caso o equilíbrio significa prudência, moderação, comedimento, aceitação e domínio de si mesmo.

Nas batalhas do dia a dia, não tenha medo, aquiete o coração na palavra de Deus e sinta através da busca da intimidade com Ele, a paz que excede todo entendimento tomando conta do seu ser e assim receba do Senhor, a sabedoria para agir e o discernimento para a tomada de decisões.

 É vital sermos prudentes e não ter medo das novas ideias! Nelas podem estar a saída que você está buscando. Lembre-se que o Senhor coloca um caminho no deserto e rios no ermo (Isaias 43). Nestas novas ideias, num novo jeito de olhar para as situações adversas pode estar tudo o que você estava buscando e significar a diferença entre o triunfo e o fracasso. O esforço só é expresso em recompensa, quando uma pessoa se recusa a desistir. Busque ao Senhor intensamente! 

Jeremias 33.3 Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. 

Deus é o Deus soberano e não cai um cabelo de nossa cabeça sem que Ele permita, nem uma folha da arvore sem a Sua permissão.

Frente as batalhas da vida, independente do tipo e da área em que ela esteja ocorrendo, renove a sua mente com coisas que lhe trarão esperança e persevere além do limite que você acha que é o seu extremo. Para isso lembre-se que o Senhor é a força das nossas vidas e que tudo tem propósitos de Deus e desta forma aja de forma que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível. O Senhor é o Deus dos impossíveis.

Deus conhece o que está no nosso coração, Deus está atento a nossa vida e Ele não quer que nós desistamos, desencorajemos, esmorecemos.

Deus está dizendo que as dificuldades serão vencidas.As situações serão revertidas.A dupla honra se estabelecerá.A mudança de sorte acontecerá.Porque Deus está dizendo que Ele está restaurando tudo.

Deus é  o Deus da Bíblia e devemos nos espelhar em Seus feitos de Gênesis à Apocalipse em favor do Seu povo eleito, escolhido. 

À despeito de circunstâncias contrárias,à despeito das lutas, das pressões à despeito de tudo ao contrário, Deus está dizendo que haverá restauração. Deus disse, Deus prometeu, então, sucederá!Veja que coisa surpreendente :Jesus Cristo  é a nossa Justiça.

Jeremias 33:16  Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; ela será chamada SENHOR, Justiça Nossa.

Diante do poder de Deus quando você O conhece e O experimenta, sabe que dissolvem as aparentes dificuldades, diante do poder de Deus se resolvem todas as situações, diante do poder de Deus, você sabe que há restauração.

Não murmure e pare de reclamar de tudo. Busque ter uma relação de intimidade com Deus e confiança em Sua Palavra. 

Põe a sua fé para trabalhar para você. Deus já deu esse dom maravilhoso da fé para você. Invoque o Senhor, porque a palavra Dele se cumpre.

Isaias 55:11  assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Temos que ter uma relação de intimidade com Deus e confiança em Sua Palavra porque A palavra de Deus nos faz ter vida nova.

Salmos 92:12, 13  O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Deus compara você com a palmeira e o cedro.Você vai crescer muito e ter a vida restaurada, vivendo aquilo que Deus promete em Sua palavra.Ele é o Soberano Deus, Verdadeiro, agora, coloque a sua fé para trabalhar para você.

Temos que ter uma relação de intimidade com Deus e confiança em Sua Palavra, porque a resposta de Deus virá com coisas grandes, um novo patamar de vida.

Jr 33.3   Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.

Prepara –te para viver e ver essas coisas acontecerem em sua vida.Ative a sua fé, porque ela não vai ficar sem recompensa.Quem anuncia essa nova vida é o próprio  Espírito

Alegrai o vosso coração no Senhor: Essa é a melhor maneira de resolver os problemas da vida.

Henry Ford, disse certa vez: os obstáculos são essas coisas aterradoras que um vê quando aparta os olhos da sua meta. A sua principal meta é buscar ao Reino de Deus em primeiro lugar e através Dele ter as forças e os caminhos para atingir as metas da sua vida.

Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)

sábado, 1 de abril de 2017

Nada e ninguém podem frustrar os planos que Deus tem para a sua vida


Os planos de Deus são maiores e melhores que os seus.  Ele vê infinitamente.
Nós somente vemos o que está diante dos nossos olhos. Creia, os sonhos de Deus são maiores que os seus  e jamais serão frustrados.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Jeremias 29:11

Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás? Isaías 14:27

Às vezes não entendemos por que as coisas ocorrem de determinadas maneiras, imaginamos que seria tão bom de fossem diferentes, seria tudo tão mais fácil. Mas o que não entendemos é que os planos de Deus para nós são maiores do que os nossos.

Deus tem planos e propósitos para a sua vida. Ele  te escolheu para fazer a diferença em meio a multidão. Ser escolhido por Deus não é um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, relacionamentos sem decepções. Ser Dele é encontrar força no perdão, esperança em meio a luta, segurança em meio ao medo. O Senhor transforma maldição em benção, tristeza em alegria....situações que podem ter vido para tentar lhe destruir, através Dele, lhe fortalecem e de forma a todos verem na tua vida a Gloria Dele.

Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. Isaías 41:9-13

Em meio as batalhas não murmure, mas fale e diga com fé o que Deus pode fazer. Troque  palavras de derrota ou reclamação por palavras de fé com base na palavra do Senhor

Lembre-se, os  olhos humanos são míopes. Veem as fraquezas, os erros, os fracassos, as incapacidades. Mas o Senhor não lhe vê assim. Sua vida tem propósitos de Deus e ninguém e nada poderá frustrar! Ele é Deus!

Onde nós vemos quedas, Deus vê oportunidades! Mares sem ondas nunca fizeram bons marinheiros. O diamante deve ser lapidado para brilhar. O ouro deve ser refinado no fogo para ser mais belo. 

Onde situações da vida tentaram ou lhe envergonharam Deus lhe dá dupla honra, ou seja, uma restauração e restituição não do modo ou da forma que o homem consegue enxergar, mais infinitamente maior e melhor.

Nós  não enxergamos como Ele, nossa mente é finita. Não conseguimos nem imaginar as maravilhas que Ele prepara para nossa vida.

É por isso que temos que confiar, deixar as coisas na mão Dele e não nos preocuparmos com o que há de ser, porque os planos de Deus são maiores que os nossos e muitas vezes não vamos compreender!

Ser escolhido de Deus é usar as pedras para erguer um altar de testemunhos e ainda dizer “conheço o Senhor! Ele é fiel e jamais me deixará”. Ser escolhido por Deus é ter certeza de que já somos mais que vencedores!

Não importa o que você faça, ou seja, Ele é Deus e ninguém frustra o que Ele determina. 

O fato de você ser  médico, advogado, professor, encanador, motorista  ou qualquer outra profissão, não inviabiliza os planos de Deus para sua vida, se Ele tiver algo específico para você, tenha certeza, Ele mesmo vai lhe apresentar as oportunidades e lhe abrir as portas.

Os projetos do inimigo são menores e sem ação perante  os desígnios e determinações do Senhor para a sua vida.

Lembre-se de alguns exemplos citados na bíblia. Um escravo que se tornou primeiro ministro do Egito; um jovem pastor de ovelhas que se tornou o Rei de Israel; um copeiro que se tornou o líder da nação na árdua tarefa de reedificar as muralhas de Jerusalém; e um jovem agricultor que se tornou herói, juiz e libertador da nação de Israel das mãos dos midianitas.

Estou falando respectivamente de José, Davi, Neemias e Gideão; grandes nomes e grandes exemplos, todos nós conhecemos suas histórias, mas note que suas profissões não foram fator de impedimento na missão que Deus tinha preparado para eles; José foi escravo durante muito tempo de sua vida e como escravo nem podia decidir por si mesmo; Davi era pastor de ovelhas e amava aquilo, ele poderia passar facilmente toda a vida desempenhando aquele ofício se não fosse o chamado de Deus; Neemias era copeiro, servia ao rei da pérsia, Artaxerxes e Gideão era apenas um jovem agricultor que colhia e malhava o trigo para a casa de seu pai. Todos tinham em comum o fato de que suas profissões não eram as mais desejadas e provavelmente não os levasse a posições de destaque no mundo em que viviam, e, no entanto, seus feitos são lembrados até os dias atuais porque Deus os chamou para obras especiais; o SENHOR os capacitou, os fortaleceu, concedeu as ferramentas de que precisavam e os honrou com muitas vitórias. Se for o seu caso, se Deus tiver uma obra específica para a sua vida, Ele fará o mesmo com você.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Romanos 8:28)

O Salmo 139 nos ensina que: Deus planejou os mínimos detalhes no dia em que criou o firmamento. E planejou com o mesmo cuidado cada detalhe de seu nascimento. Sabia a cor dos seus olhos, a textura dos seus cabelos, os acontecimentos dos seus dias. Cada como, quando e onde.

E Deus tem um plano perfeito – desde a eternidade – para tocar outras vidas através da sua vida.
Porque Deus te abençoa com Suas dádivas sem medida, com o bem mais duradouro, pois considera sua vida o mais precioso tesouro.

Você é parte do plano de Deus!