O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. Provérbios 16:1-3
Muitas vezes uma oportunidade nova parece boa aos nossos olhos e a impressão que temos é que tudo vai acabar bem, o problema é que as vezes nossa motivação está errada, e podemos acabar nos afastando da vontade de Deus. Por isso devemos sempre consultar ao Senhor e quando tivermos a resposta certa de Deus, então nossos planos passam a ser os mesmos planos de Deus, e assim podemos descansar, pois tudo o que Deus faz é perfeito e nunca falha.
Deus nos dá a capacidade de sonhar, de fazer planos. Projetos nobres são uma característica de quem traz em si a nobreza do Senhor - Isaías 32:8. Entretanto a Bíblia nos ensina que nossos sonhos e projetos precisam estar sujeitos ao Senhor como condição de sermos bem sucedidos. Confiar plenamente nas intuições do coração sem discernir suas intenções de acordo com os parâmetros da Palavra de Deus pode ser algo desastroso.
Vejamos algumas coisas que a Bíblia diz sobre o coração: Jeremias 17:9; Provérbios 16:25; Provérbios 28:26.
Vamos observar princípios para que os sonhos e projetos do seu coração sejam bem-sucedidos:
1 – Reconheça o seu coração como fonte duvidosa
Nem tudo o que se “sente” no coração é a vontade do Senhor. Procure discernir quais propósitos estão alinhados com os planos Dele - Provérbios 19:21.
2 – Não despreze o conhecimento
Não decida apenas por intuição. Procure conhecer o assunto sobre o qual tem que decidir - Provérbios 18:15
3 – Não confunda ousadia com imprudência
Não assuma “loucuras” em nome do coração. Faça sempre as contas de suas decisões. Planeje com critérios seu caminho - Provérbios 16:21.
4 – Passe suas decisões pelo filtro da sua cobertura
Busque conselhos de seus líderes antes de decidir qualquer coisa importante. Não siga conselhos de quem não teme ao Senhor - Provérbios 15:22 e Provérbios 12:5.
5 – Priorize seu relacionamento com Deus e não as oportunidades
Coloque o prazer do seu coração no seu relacionamento com Deus e não na concretização dos seus próprios sonhos e desejos. Então Ele cuidará de realizar seus sonhos - Salmos 3:4-5.
No relacionamento intimo com o Senhor, o coração se aquieta, pois se ele não estiver assim, o que você irá ouvir é a resposta do seu eu e não as orientações de Deus. Não seja impulsivo, analise e seja prudente.
Vejamos esta advertência que está em Tiago 4:
"Atendei agora voz que dizeis: hoje ou amanhã iremos para cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucro. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna" (Tiago 4:13-16).
O homem não pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida. Ele está inteiramente nas mãos do Todo-Poderoso, e deve reconhecer sua incapacidade para dirigir sua vida à parte de Deus; quanto mais o futuro!
Nós não temos nenhum controle sobre ele, e temos de depender inteiramente de Deus. Por isso, nossos lábios devem aprender a pronunciar com mais frequência esta pequena frase: Se o Senhor quiser. Mais importante ainda, nossas mentes, vontades, desejos, planos e projetos para o futuro devem estar impregnados desta atitude. Não como nota de rodapé, mas como conteúdo.
Devemos confiar ao Senhor os nossos planos, se desejarmos que tais planos sejam caminhos de vida. Podemos traçar os caminhos, mas conscientes da nossa falibilidade, devemos deixar que o Senhor nos dirija os passos.
"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento, reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas"(Provérbios 3:5-6).
Nossos planos devem ser traçados com humildade, na dependência de Deus. Não como se fôssemos senhores do nosso futuro, mas como alguém que reconhece que depende inteiramente da vontade de Deus.
Pai querido, ajuda-me a lembrar sempre que eu devo consultar ao Senhor para que os meus caminhos sejam sempre os Seus caminhos, pois não quero andar fora do centro da sua vontade.
Senhor, fortalece-me a fazer a tua vontade, pois ela é boa, perfeita e agradável. Orienta os meus passos e os meus pensamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário