O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. Provérbios 16:1-3
Muitas vezes uma oportunidade nova parece boa aos nossos olhos e a impressão que temos é que tudo vai acabar bem, o problema é que as vezes nossa motivação está errada, e podemos acabar nos afastando da vontade de Deus. Por isso devemos sempre consultar ao Senhor e quando tivermos a resposta certa de Deus, então nossos planos passam a ser os mesmos planos de Deus, e assim podemos descansar, pois tudo o que Deus faz é perfeito e nunca falha.
Deus nos dá a capacidade de sonhar, de fazer planos. Projetos nobres são uma característica de quem traz em si a nobreza do Senhor - Isaías 32:8. Entretanto a Bíblia nos ensina que nossos sonhos e projetos precisam estar sujeitos ao Senhor como condição de sermos bem sucedidos. Confiar plenamente nas intuições do coração sem discernir suas intenções de acordo com os parâmetros da Palavra de Deus pode ser algo desastroso.
Vejamos algumas coisas que a Bíblia diz sobre o coração: Jeremias 17:9; Provérbios 16:25; Provérbios 28:26.
Vamos observar princípios para que os sonhos e projetos do seu coração sejam bem-sucedidos:
1 – Reconheça o seu coração como fonte duvidosa
Nem tudo o que se “sente” no coração é a vontade do Senhor. Procure discernir quais propósitos estão alinhados com os planos Dele - Provérbios 19:21.
2 – Não despreze o conhecimento
Não decida apenas por intuição. Procure conhecer o assunto sobre o qual tem que decidir - Provérbios 18:15
3 – Não confunda ousadia com imprudência
Não assuma “loucuras” em nome do coração. Faça sempre as contas de suas decisões. Planeje com critérios seu caminho - Provérbios 16:21.
4 – Passe suas decisões pelo filtro da sua cobertura
Busque conselhos de seus líderes antes de decidir qualquer coisa importante. Não siga conselhos de quem não teme ao Senhor - Provérbios 15:22 e Provérbios 12:5.
5 – Priorize seu relacionamento com Deus e não as oportunidades
Coloque o prazer do seu coração no seu relacionamento com Deus e não na concretização dos seus próprios sonhos e desejos. Então Ele cuidará de realizar seus sonhos - Salmos 3:4-5.
No relacionamento intimo com o Senhor, o coração se aquieta, pois se ele não estiver assim, o que você irá ouvir é a resposta do seu eu e não as orientações de Deus. Não seja impulsivo, analise e seja prudente.
Vejamos esta advertência que está em Tiago 4:
"Atendei agora voz que dizeis: hoje ou amanhã iremos para cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucro. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna" (Tiago 4:13-16).
O homem não pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida. Ele está inteiramente nas mãos do Todo-Poderoso, e deve reconhecer sua incapacidade para dirigir sua vida à parte de Deus; quanto mais o futuro!
Nós não temos nenhum controle sobre ele, e temos de depender inteiramente de Deus. Por isso, nossos lábios devem aprender a pronunciar com mais frequência esta pequena frase: Se o Senhor quiser. Mais importante ainda, nossas mentes, vontades, desejos, planos e projetos para o futuro devem estar impregnados desta atitude. Não como nota de rodapé, mas como conteúdo.
Devemos confiar ao Senhor os nossos planos, se desejarmos que tais planos sejam caminhos de vida. Podemos traçar os caminhos, mas conscientes da nossa falibilidade, devemos deixar que o Senhor nos dirija os passos.
"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento, reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas"(Provérbios 3:5-6).
Nossos planos devem ser traçados com humildade, na dependência de Deus. Não como se fôssemos senhores do nosso futuro, mas como alguém que reconhece que depende inteiramente da vontade de Deus.
Pai querido, ajuda-me a lembrar sempre que eu devo consultar ao Senhor para que os meus caminhos sejam sempre os Seus caminhos, pois não quero andar fora do centro da sua vontade.
Senhor, fortalece-me a fazer a tua vontade, pois ela é boa, perfeita e agradável. Orienta os meus passos e os meus pensamentos.
Muitas vezes a nossa capacidade de entender a vida está na incapacidade de olhar corretamente para algo. O nosso jeito de olhar modifica o nosso jeito de viver.
Talvez os nossos erros comecem na maneira como nós olhamos para as coisas e para as pessoas. As vezes uma atitude errada começa com um olhar errado sobre o outro ou sobre algo, levando assim a uma má interpretação ou a não valorização de algo que alguém fez com amor e carinho para você.
Um sofrimento se torna maior quando olhamos de forma errada para ele. Lembre-se tudo o que se focaliza cresce! Quando um problema se apresenta, se o olhar ficar hipnotizado por ele, você pode não ver quem está ao seu lado para lhe apoiar e ajudar, descarregando nesta pessoa todo o estresse da situação, ao invés de receber o apoio que está sendo oferecido.
Frente a desafios, lembre-se: "Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. Salmos 121:1-8
As vezes temos diante de nós um lugar lindo, mas não abrimos os olhos para tal e sim para apenas observar os pequenos defeitos e as imperfeições, as quais são frutos também de como você olha.
As vezes não percebemos as pessoas como elas são, porque não olhamos para elas e sim as imaginamos com base em situações vividas, o jeito que ela é, ou seja, o nosso olhar já imaginava antes dela ser. Isto pode bloquear a felicidade que bateu a sua porta. Pare, reflita, limpe as lentes do olhar, lave as janelas da alma através do renovo da mente, mude a visão e veja realmente o novo que chegou.
Como você tem olhado para quem lhe ama? Você já parou e olhou realmente nos olhos de quem lhe ama? O que você fez neste momento? Estava olhando para as situações da vida enquanto olhava ou olho verdadeiramente e demonstrou o quanto aquela pessoa é realmente importante na sua vida. Nunca perca a oportunidade de comunicar amor para quem é importante para a sua vida.
O inimigo tenta levar as pessoas a focar nas distorções da verdade, nas mentiras e nos problemas para que as pessoas tenham atitudes equivocadas e não comuniquem o amor, para que com isso não exista acordo e sintonia entre as pessoas , pois dois não podem caminhar juntos se não tiverem de acordo.
Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3.3)
Pode haver paz na casa quando os seus habitantes andam em desacordo?
E é importante lembrar que dependemos inteiramente da graça de Deus para ter harmonia em nossos lares, porque podemos ficar à mercê do ataque do maligno que podem causar terríveis ruídos em nossas comunicações e indisposições em nossos corações para com aqueles aos quais amamos.
Como você olha para o que passou? Com condenação ou aprendizado para não repetir o mesmo erro?
Quando chega ao final do dia, como você olha para o que viveu? Você foca nas dificuldades ou procura extrair dele o que ele teve de melhor e com isso obter as forças para o dia seguinte, procurando com base nisso estratégias em Deus para caminhar no novo dia e vencer as dificuldades?
Olhe para tudo o que viveu que não foi bom como uma fonte de aprendizado e virtude e não como uma fonte de castigo. O Senhor não nos quer condenados. Ele nos quer transformados por meio da sua palavra e para isso temos como base a obediência aos seus ensinamentos e princípios.
Problemas, erros e tribulações são muitas vezes fruto de uma visão equivocada ou míope de uma situação, e isto como uma função derivada de ansiedade, passionalidade e ignorância.
Em outros momentos, tais coisas podem ser fruto de disciplina de Deus por desobediência a um designo de Dele.
O Senhor disciplina a quem ama. O momento do castigo é apenas para que se entenda o valor da disciplina. Através da transformação da palavra, nossos pensamentos são mudados e em consequência a maneira com vemos a vida e as situações diárias.
"E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior [de glória em glória], a qual vem do Senhor, que é o Espírito." - II Coríntios 3.18
Ser transformado de glória em glória significa, na vivência humana, passar por experiências profundas na comunhão com Deus e ter o caráter transformado pelo Espírito Santo, tornando-se semelhante a Jesus. Este processo é diário e é conforme a sua busca pela intimidade com o Senhor.
Para uma compreensão mais ampla, "glória" vem do hebraico "tip'eret", significando para nós "beleza", "ornamento", "distinção". Semelhantemente, significa "peso", "esplendor", "copiosidade"
Esta transformação nos faz sermos uma verdadeiro adorador, que adora o Senhor em espírito e em verdade.
A adoração é a arma mais poderosa de batalha espiritual. Se o inimigo vier para nos atacar e estivermos adorando, isto é, olhando para o rosto do Senhor, então nada nos assustará ou poderá tirar a nossa paz.
A adoração nos leva a estar diante do Todo-Poderoso, do Criador dos céus e da Terra, do Senhor supremo, diante do qual todo joelho se dobrará e toda língua terá de confessar seu senhorio e domínio.
Aquiete o coração, coloque a sua visão no Senhor, busque-o de todo o coração e em primeiro lugar. Ele endireitará os caminhos tortuosos e lhe trará tudo o que você precisa,a força para as batalhas diárias e as estratégias para vencer. As coisas de Deus são para serem vividas ! Cabe a nós crer, obedecer e confessar a sua palavra.
"Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará." Habacuque 2:3
Deus tinha um plano sobre a vida do povo, e o profeta Habacuque se questionava querendo entender porque Deus aparentemente não estava agindo. Então quando o Senhor lhe trouxe uma resposta, Habacuque entendeu que Deus não falha, e Ele faz cumprir Sua palavra no tempo determinado. O tempo de Deus é diferente do nosso
Uma das coisas mais difíceis para nós é ter que esperar. No mundo agitado em que vivemos temos pressa para tudo, e queremos tudo para ontem. Por isso muitas vezes acabamos tomando decisões precipitadas. Devemos aprender a nos colocar na presença de Deus apresentando nossos pedidos a Ele, e aprender a esperar pela resposta com fé, pois certamente ela não tardará.
Construa o seu presente com a visão do futuro, colocando esta visão diante do Senhor através da sua oração e confissão. Fale o que você quer vê, profetiza!