domingo, 28 de fevereiro de 2016

Dar amor é um ato de se doar a vida de alguém

"Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também." Lucas 6:38

Deus estabeleceu o princípio de plantio e colheita em todos os sentidos da vida, na natureza é muito evidente, podemos ver o plantio de uma semente e o modo como ela nasce e se multiplica dando seu fruto. O mesmo princípio vale para os recursos que o Senhor nos deu para administrar e também para compartilhar.

A generosidade é um dom de Deus, quando abençoamos alguém estamos praticando o amor, Deus se alegra disso e derrama sobre nós uma boa medida, sacudida, recalcada e transbordante !!!
  • Se nós não julgarmos ao nosso próximo, ele [nosso próximo] também não nos julgará. 
  • Se nós não condenarmos ao nosso próximo, o próprio também não nos condenará.
  • Se nós ajudarmos ao nosso próximo, quando nós precisarmos de ajuda, nós seremos ajudados de tal forma que vá além do que nós imaginamos.
Dar amor é um ato de se doar a vida de alguém. Quanto mais amor dermos, mas nós esvaziamos de sentimentos que nós fazem mal. Dar amor é ter o fluir das águas vivas em nós, pois Deus é amor. Isto nos lava e nos renova de dentro para fora.

Quando o coração está apertado, ressentido e está difícil até para falar qualquer coisa...cantar um louvor que é a manifestação do nosso amor por Deus, nos lava, remove as pedras da garganta, uma sensação de paz nos envolve e a vida renasce. 

 Falo aqui do Amor Ágape e não do Eros, Philos e Storge. O amor ágape e a base de tudo. É o que sustenta a vida e os relacionamentos humanos. É o amor de Jesus!

Amor Ágape: Amor incondicional, baseado em comportamentos e pela escolha, sem esperar nada em troca. É o amor afetivo isento de conotações sexuais, isento de segundas intenções, isento de malícia e de interesses pessoais.

"Ágape" em grego significa "amor". Esse é o amor fraternal e espiritual entre camaradas, irmãos e irmãs, entre a família, entre casais e seus filhos (quando de fato existe o sentimento fraterno, e não uma mera convenção social de fachada).

O Apóstolo Paulo descreve o amor como segue: "O amor (ágape) é paciente, o amor é amável. Sem inveja, ele não tem ostentação, ele não é orgulhoso. Não é rude, ele não é interessado, ele não se irrita facilmente, ele não mantém nenhum registro dos erros. O amor não se deleita com o mal, mas rejubila com a verdade. Protege sempre, confia sempre, sempre tem esperança, sempre persevera. O amor nunca falha.? (I Coríntios, 13, 4:8).

Como é importante o ato de se doar na vida de qualquer pessoa. É a alegria de se sentir útil e de saber que está auxiliando o próximo a ser feliz. A própria natureza como sempre, tem muito que nos ensinar, basta que possamos observá-la. Ensinamentos simples, porém significantes, os quais necessitaríamos ter como exemplos em nossa vida. É a árvore que doa sua sombra e seus frutos. É a flor que doa seu aroma. É a abelha que doa o mel que é o fruto de seu trabalho. 

A vida com seus ensinamentos sempre trará a lição necessária, pois todos temos algo para doar, dons que podem servir como auxílio a quem precisa.

A melhor forma de nos doar é nos colocar no lugar do outro que necessita de ajuda ou apoio, deixando com que a instrução do Espírito Santo nos indique, como podemos auxiliar sem interferir. 

A alegria não só é de quem recebe, mas também do doador. Doe uma oração, um bom pensamento, um sorriso, um abraço são procedimentos tão simples, porém que tanto auxiliam e trazem vida e esperança a quem precisa viver um novo dia. Um novo tempo.

Dar amor é saber ouvir, se calar, apoiar, orientar, aconselhar, ensinar..é fazer algo para que alguém seja feliz e nos alegramos com a felicidade na vida desta pessoa.

O Senhor me levou a observar que tem pessoas que se constrangem em receber este amor ágape por terem os seus corações machucados por outras pessoas que usavam mascaras de ágape, mas na realidade tinham muita malicia ou segundas intenções no coração. Se você conhece alguém assim, ore, interceda por esta vida e peça a Deus que abra os olhos, o entendimento, a percepção  e que sare as feridas da alma.

O inimigo tem plantado situações assim e tem lançado dardos inflamados contra a mente para tentar impedir que pessoas sejam saradas nas suas emoções. Quando a pessoa recebe uma demonstração de amor ágape, vem logo a lembrança de situações ruins ou estranhas que ocorreram.

Se isto estiver acontecendo com alguém que conheça, oriente esta pessoa a orar ao Senhor, pedindo discernimento e a sabedoria para agir. Não se pode viver uma nova situação com uma âncora presa no que passou. Não se coloca vinho novo em odres velhos. O vinho novo terá o seu sabor alterado e se estraga. Renove a mente com a palavra de Deus.

Como do coração procedem as raízes da vida, como esta pessoa irá avançar e conquistar se a terra do seu coração estiver como um solo rochoso. O amor ágape faz com que nasça um lindo jardim onde existiam sequidão e tristezas.


Dai, e dar-se-vos-á é tudo o que você fizer por alguém é isto que você vai receber. 

sábado, 27 de fevereiro de 2016

A importância de um abraço

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Eclesiastes 3:5

Salomão, neste capitulo nos ensina, que há tempo pra todas as coisas. Inclusive tempo de abraçar (de mostrar sentimentos), e tempo de se afastar, quando, claro, estamos longe, daqueles que, precisamos mostrar afeto.

Em Atos 20.34-b, O Apostolo Paulo, ensina, que mais bem aventurado (mais feliz), e aquele que dá, do que, aquele que recebe. Nesta passagem, Paulo, está, se preparando para partir (Atos.20.38), e reunindo os irmãos da Igreja, orou com eles, chorou, e os abraçou (versículo 37,38).

Um abraço, naquele momento, demonstrou a Paulo, o quanto ele era importante para aqueles irmãos.

Deus coloca pessoas diante de nós para representá-Lo. Como Deus é Espírito e não matéria, Ele coloca o próximo mais próximo para ajudar-nos. Os professores, os pais, os vizinhos e os amigos. 

Deus nos abraça através das pessoas que nos amam. Alguém que ora em nosso favor, ou nos oferece um conselho. Um filho que dá um beijo na mãe, é um abraço de Deus. Alguém que envia um cartão, é um abraço que Deus oferece. Uma pessoa que nos auxilia nos momentos de tristeza, é Deus que está a nos abraçar.

O abraço é o toque mais simples onde demonstramos a nossa confiança no outro. Sua vida merece muitos abraços. Simplesmente, abrace! Talvez você não esteja precisando, mas o outro sim. 

Abraço pequeno, grande, curto ou largo? Não importa! Aproveite a oportunidade de dar uma abraço em quem é importante para você ou em alguém que cuida de cuida de você. O cuidar poder ser através de gestos de carinho,  de apoio, de uma oração de intercessão constante,  etc...porque momentos virão em que ambos não poderão mais se abraçar. 

Toques sutis soltam os bloqueios da mente e do corpo. Já ficou comprovado, através de estudos e pesquisas, que todos necessitamos de contatos físico para nos sentirmos bem; mesmo que venha de um estranho; mas quando feito por uma pessoa querida, os resultados são muito evidentes que vão desde a redução do estresse ao efeito analgésico.

Estudos científicos apontam que um simples e sincero abraço nos rejuvenesce, prolonga o nosso bom humor, nos protege contra as doenças, cura depressão e alivia o estresse, além de promover uma reconciliação. Sim, o abraço é algo que fortalece relacionamentos. 

Este poderoso “remédio” está ao alcance de todos nós e não nos custa nada. Aliás, para alguns custa sim. Custa abrir mão do orgulho, da auto-suficiência; reconhecer que dependemos uns dos outros e que precisamos dar e receber perdão. 

Quando somos tocados e abraçados, levamos vida aos nossos sentidos e aproximamos a confiança dos nossos próprios sentimentos. Algumas vezes não encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos e o abraço é a melhor maneira!

Deus abraça-nos todas as manhãs, quando nos permite usufruir mais um dia de vida e quando nos acalenta na dor.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Salmos 23:2,3