''Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber.'' Fl 3:13-14
Porque ficar sentindo uma saudade desmedida? Já parou para pensar sobre isso? Já analisou sobre o que tem ocupado a sua mente?
É natural sentir saudades de pessoas, lugares, épocas, note porém que esta saudade é de como as coisas erram naquele tempo.
A saudade desmedida, ou seja, quando a sua mente fica focada, por exemplo em 80 %, do tempo no passado, pode agir como uma ancora a fixar você no passado e com isso oferecer resistência ao seu avanço para o futuro e a trazer problemas no seu presente.
Os bons resultados do ontem são estímulos, aprendizado e sabedoria para resultados ainda maiores no presente e no futuro.
No caminhar da vida você vai enfrentar correntezas tentando puxa-lo para um lado ou para outro. A sabedoria está em saber sair delas, porque senão podemos para em lugar que não desejamos. O importante não é a força da correnteza, mas sim ter força e disciplina para nada rumo aos nossos objetivos. Para isso você precisa ter uma visão clara de futuro. Neste contexto lhe pergunto: como ter uma visão clara de futuro se a pessoa esta focada em grande parte do seu tempo no que passou seja de bom ou ruim. Que tempo sobra para você analisar e agir no presente e se estruturar para o futuro?
Você precisa investir o seu tempo e focar mais de 60 % do seu tempo no momento presente e agir.
Pare de se culpar porque não fez determinada coisa, porque não ouviu aquele conselho..etc . Você tem responsabilidade com estas coisas, mas aprenda com elas, mude, e não permita que determinados erros voltem a acontecer. Se a pessoa só ficar se culpando e não aprender com o que passou, tais coisas poderão voltar a acontecer na vida. Lembre-se que só se muda quando se aprende com o erro. Se perdoe e avance com sabedoria e discernimento.
Quem gasta muito do seu tempo remoendo o passado costuma focar os problemas e as lembranças ruins. E como sabemos, esse padrão de lembranças suscita na pessoa desesperança sobre o futuro e dúvidas sobre o presente.
Se com base no que foi ruim ontem, a pessoa focar no que pode dar errado no futuro produz insegurança. O problema disso é que a pessoa já desperdiçou muita energia e tempo lembrando do passado e outro tanto de energia pensando nas possibilidades de insucesso no futuro, restando desta forma pouca energia e pouco tempo para fazer acontecer ações produtivas bem-sucedidas no presente.
Não use as lembranças ruins do passado para se vitimizar. Pelo contrário, como falei acima, reconheça os erros e as falhas que ocorreram, e use cada um desses momentos apenas para o aprendizado e a mudança, para que no futuro não venha a repetir o mesmo erro.
Use as boas lembranças do passado para celebrar a vida, para trazer a consciência que vitórias que ocorreram no passado e novas acontecerão no futuro.
Este modo de pensar faz com que a pessoa vá para o presente levando não apenas aprendizados e mudanças, mas também levando suas vitórias e a certeza de que é possível fazer ainda mais.
A decisão de como você vai encarar a vida e os seus desafios é sua.
Não permite que o mundo e as noticias vinculadas determine seu padrão mental. Renove a sua mente com o que pode lhe trazer esperança! (Romanos 12:2)
Não é o que nos acontece que mais importa e sim o que nós fazemos com que nos acontece
Tenha coragem de dizer como Paulo e "uma coisa fazer" - prosseguir para o alvo. Existe um prêmio para você , lá na frente. Deixe pra lá as coisas que passaram. Deus é fiel em restaurar aquilo que é necessário, aquilo que ficou mal concertado. Não se preocupe, nada ficará frustrado.
Nada ficará meio resolvido. Se sua vida está diante do Altar, então Ele vai te fazer avançar para a PAZ, para o amor, para a vida em Cristo e te dará a resolução de todas as situações.
Busque a intimidade do Senhor diariamente, desenvolva uma atitude de gratidão e avance conforme a orientação do Senhor e lembre-se que : "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7
Depois de ler e meditar neste texto, você pode se perguntar: quanto tempo eu preciso para mudar o meu modo de pensar e a minha vida? A vida começa a mudar quando você decide mudar!