sábado, 13 de maio de 2017

Um exercício de puro amor

No exercício do amor: amar alguém é viver o exercício de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é acima de tudo a experiência do respeito.

Nada é pequeno no amor. Quem espera as grandes ocasiões para provar a sua ternura não sabe amar.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7 

O amor é o elo da perfeição: ele é o vínculo de maior força, na corrente de nossos relacionamentos. Porque o amor vem do Senhor, que “nos amou primeiro”, tudo aquilo que se fundamenta no amor adquire resistência e continuidade. 

Quando somos motivados pelo Senhor, continuamos amando mesmo recebendo ingratidão e falta de reconhecimento. O amor não depende de troco. O amor é. O amor permanece. Porque o amor é de Deus, ele é o elo da perfeição.

Porque amor é o elo da perfeição? 

Porque ele unifica e envolve todos os elementos da vida  e lhes aperfeiçoam as qualidades. O que vale dizer quer todas as expressões do caráter, que não sejam envolvidas num sentimento de amor, são incompletas e dispersivas.

Podemos afirmar que o conhecimento sem amor pode se torna altivo e petulante; a caridade sem amor é fria, sem ternura, sem simpatia humana; a fé sem amor pode se torna fanática e insolente; a coragem sem amor pode se tornar agressiva e temerária.

É o amor que dignifica o serviço que prestamos. É o amor que sublima as relações que mantemos. É o amor que infunde em nossos relacionamentos e em nossas vidas a ternura, a misericórdia, a compaixão, a sinceridade.

O amor é o elo da perfeição e sendo assim, uma vida sem amor, não importa quantas outras coisas tenhamos, é uma vida vazia e sem sentido.  

Quem encontra um verdadeiro amor, encontra um renovo constante a cada novo amanhecer e um desejo constante de dizer: eu te amo. 

O verdadeiro amor, lança fora todo o medo e traz vida aonde pensava-se que não mais existiria uma segunda chance. O verdadeiro amor é Jesus e um dos exercícios desse amor é ser mãe.  

Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. 

Ser mãe é um ato de amor: gera, cuida, nutri, acompanha e ama e ama outra vez num amor sem fim. Um amar com um amor incondicional que nada espera em troca.

Amor de mãe vence preconceitos, supera os limites, enfrenta todos os desafios e te ajuda a vencer. Amor de mãe, só Deus para entender. Simplesmente amor! Um exercício continuo de amor!


Parabéns a todas as mães

segunda-feira, 1 de maio de 2017

O saber esperar no Senhor

Hoje em dia as coisas acontecem numa velocidade tão grande que o ser humano não está sabendo esperar o tempo, os benefícios e as ações de Deus em seu favor. Querem as respostas para ontem e não esperam o agir do Senhor e muitas vezes agem por sua conta e risco. Isso pode trazer algum resultado benéfico, ou algum crescimento espiritual para o homem? Creio que não. 

Por mais que para cada um de nós demore uma resposta do Senhor, é porque Ele sabe e quer o melhor para nós, no tempo Dele.

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação”. Salmo 62:1

“Esperei confiadamente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu quando clamei por socorro”. Salmo 40:1

“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. Isaias 40:31

Na mente humana, muitas pessoas acham que Deus deveria fazer tudo a tempo e a hora em seu favor e quando ele não atende as expectativas reclamam ou murmuram, como se o Senhor não conhecesse a sua necessidade. Ele é o Deus Onisciente, porque sabe de todas as coisas.

Existe um ditado popular que diz: “O APRESSADO COME CRU”. Qualquer alimento que prepararmos, tem um tempo necessário para então degustarmos.  Se retirarmos antes de estar totalmente cozido ou assado, vamos comê-lo cru. E não é desta forma que acontece? O Senhor Deus não quer nos abençoar pela metade, mas quer nos dar uma benção completa. Ele não é o Deus do assim mesmo está bom, mas, é o Deus do Perfeito.

Esperar no Senhor é uma das virtudes que o crente em Cristo pode demonstrar ao mundo, dizendo com a sua forma de viver, que confia em Deus e que Ele é perfeitamente capaz de atender todas as nossas necessidades e desejos do coração, quando agimos em fidelidade.

Esperar com paciência no Senhor é o mesmo que dizer: faça tudo conforme o teu querer, dando-me o prazer e o privilégio de ser apenas servo paciente e dedicado.

Hoje é o tempo de esperar no Senhor para toda e qualquer decisão. A pressa em muitas ocasiões nos induz ao erro. Que não tenhamos pressa em receber algo de DEUS.

“Que saibamos esperar no Senhor e do Senhor, para não tomarmos decisões que desagradam a Ele e que nos envergonham diante do mundo, dando oportunidade para o inimigo ter de que nos acusar”.

Esperar no Senhor não é ficar parado, inerte é agir conforme a orientação do Senhor, é buscar mais e mais a intimidade com Ele, é renovar a mente com as coisas que Ele já fez, é ter certeza de que o controle da  vida está nas mãos de Deus e que Ele tem reservado para cada ser humano confiante, o melhor.

Davi, no Salmo 71 estava enfrentando uma espera de uma resposta do Senhor e aqui ele nos ensina a atitude de quem espera confiando no Senhor. Vejamos os versículos 14 a 17 deste Salmo

Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais. A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas. Sairei na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, e só dela. Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Salmos 71:14-17

Na espera, Davi louvava a Deus e falava das coisas que Deus faz e fez, falava da justiça de Deus, ou seja, como palavras são sementes, ele ficava todo o tempo plantando sementes boas na vida para poder colher coisas extraordinárias e não ficava murmurando e reclamando. Ele não ficava plantando sementes de maldição na vida, que certamente dariam como resultado aumento do problemas e destruição. 

A palavra de Deus nos diz que não devemos colocar a nossa confiança ou esperança naquilo que a traça e a ferrugem corroem e o fogo consome.

Precisamos colocar a nossa esperança nas promessas que nos são dadas pelo Senhor, que estão gravadas nas sagradas páginas da Bíblia. Como é bom esperar no Senhor para todas as situações.

Esperar no Senhor é tranquilizar os intranquilos, é saber que algo vai acontecer do nada, é ter certeza de que para Deus não existe impossibilidade e que se vivermos nele, somos mais que vencedores.

Esperar no Senhor é ter paciência, é exercitar a fé, aguardando o tempo de Deus para todas as circunstancias. Ele, o Senhor nunca desampara os seus filhos.

Não desista e continua apresentando ao Senhor as suas necessidades, queixas, afrontas que tem sofrido. Persista em buscar ao Senhor . Uma busca de todo o coração e não se distraia com situações e falas que querem gerar ansiedade, descrença, insegurança ou dúvida do agir de Deus em teu favor. O Salmo 126, aborda este tipo de situação e a importância de persistir até vir a resposta do Senhor.

Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126:5,6

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." Salmos 40:1

Deus corresponde à nossa entrega e confiança nele. Deus se agrada dos que esperam Nele com fé, paciência e certeza de que Ele agirá de acordo com o que é melhor para nós e no tempo certo. Deus está presente em cada área, esfera e momento de nossa existência.